Loading
Grupo de investigação

Educação, Música e Teatro na Comunidade

Dados do Grupo

Sobre este Grupo

O Grupo EMTC investiga o papel da educação musical nas sociedades contemporâneas, focando contextos formais, não formais e informais. No âmbito do Projeto Estratégico do INET-md, o Grupo tem explorado práticas musicais comunitárias e conceitos inovadores de ensino e aprendizagem musical. Os seus membros, dos Polos do P. Porto e da U. Aveiro, têm trabalhado juntos e colaborado com outros GI. A diversidade de temas e de metodologias, a par de projetos que entrelaçam a investigação com dimensões educativas e artísticas, tem enriquecido o grupo e desenvolvido as suas orientações. A internacionalização tem sido alcançada através da participação em projetos internacionais (ex. Erasmus) e na direção de organizações internacionais (ex. ISME Research Commission).

Contribuições principais:

  • Desenvolver Projetos de investigação sobre dois temas fundamentais: a) práticas musicais para a inclusão social e o desenvolvimento em contextos marginalizados, tais como pessoas sem-abrigo, hospitais psiquiátricos, mães e as suas crianças em estabelecimentos prisionais, e crianças em idade escolar, de comunidades desfavorecidas; b) práticas inovadoras em diferentes contextos de ensino e aprendizagem musical, tais como a educação musical na escola; formação de docentes de música; escolas profissionais de música; abordagens pedagógicas para o ensino e a aprendizagem instrumental; poemas e canções para crianças, de autores portugueses; transformação digital e abordagens à educação musical centradas no som; criação musical através da interação com a natureza e da exploração de novas ferramentas tecnológicas.
  • Organizar eventos académicos para disseminar investigação e partilhar a experiência de investigadores de renome com as comunidades educacional e académica: no P. Porto, o Seminário do CIPEM 20 Anos de Investigação e Prática e a organização do Simpósio e Seminário SIMM (2018), as Conferências Internacionais IC CIPEM 2019 “Desafios em Educação Musical” e 2021 “Perspetivas em Psicologia da Música e Educação Musical” e a Escola de Outono (2023); na U. Aveiro, a Conferência Internacional MusiChildren (2022). Três livros editados por membros do Grupo exploram tópicos atuais em ensino e aprendizagem musical, incluindo desafios em educação musical, investigação e prática no ensino de cordas e democratização da educação artística.
  • Os eventos educativos e artísticos têm incluído aulas abertas e palestras sobre vários tópicos (desenvolvimento musical, criatividade e cultura digital no ensino e aprendizagem de música) para investigadores, estudantes e professores, alguns dos quais em formato virtual para alcançarem um público mais vasto; workshops e demonstrações pedagógicas em direção coral, musicoterapia e pedagogia musical, estes últimos envolvendo crianças de comunidades locais. O Labeamus na U. Aveiro, proporciona um espaço de experimentação e partilha. A produção artística abrangeu composições, concertos e performances, algumas das quais em comunidades locais e contextos educativos. A transferência de conhecimento e os projetos colaborativos em intervenções musicais e sociais foram realizados com instituições parceiras.

Em 2023, a designação do Grupo mudou para “Educação, Música e Teatro na Comunidade” (EMTC) para incluir o Teatro e o Drama como novas áreas de investigação a explorar. Foram integrados novos investigadores nesta e em outras áreas (por exemplo, o projeto “Ansiedade na Performance musical em adolescentes”), alargando assim o âmbito dos temas de investigação.

Os principais objetivos para os próximos anos são aprofundar o estudo dos temas em curso, tais como criação musical e práticas inovadoras em contextos educativos e sociais; explorar novos tópicos e questões emergentes; continuar a colaborar com outros Grupos de Investigação do INET-md e com investigadores nacionais e internacionais; incluir mais estudantes de pós-graduação em equipas de projetos e encorajar licenciandos a envolverem-se na investigação; e disseminar resultados através de apresentações em conferências e publicações.

Os projetos de investigação futuros abrangem temas nas duas áreas mencionadas, incluindo práticas no ensino e aprendizagem musical, tais como transformação digital no ensino especializado de música; escolas de música profissionais; criatividade e expressão musical; educação dramática e teatro no ensino básico e em contextos comunitários; práticas teatrais e flexibilidade curricular; música, drama e dança no desenvolvimento das crianças; música e intervenção social, por exemplo, em programas de extensão das orquestras portuguesas inspiradas no El Sistema e o caso da comunidade musical Afegã em Portugal.

As novas Linhas Temáticas (LT) propostas contribuem para a abordagem interdisciplinar da investigação no INET-md. A Linha “Performatividades Digitais e Tecnológicas”, coordenada por membros do EMTC irá explorar como as ferramentas digitais e tecnológicas participam no desenvolvimento de práticas artísticas em diversos contextos sociais e culturais e como as metodologias baseadas na prática podem orientar os contextos educativos.

Em Portugal, em que a investigação em educação musical e artística é ainda escassa, fortalecer a investigação e a prática no nosso grupo será essencial, quer nos contextos académicos quer nas comunidades locais.