Loading
Seminário

O desconhecido Levante Espanhol (Recital-Seminário)

Data
23 Oct, 2025
5:30
23 Oct, 2025
7:00
Local
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto
Grupos de Investigação

Seminário Permanente Grupo Educação, Música e Teatro na Comunidade

23 de outubro de 2025, 17.30-19.00,

ESMAE | Politécnico do Porto, Sala 2

Entrada livre, presencial e online

Sala Zoom https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91358871116

Luis Gimenez Amoros, University of Cologne, Germany

Resumo: O objetivo principal deste seminário-recital é demonstrar como a revitalização dos livros de canções históricos podem iluminar a já longa história da interculturalidade e coexistência musical que atravessa regiões e transcende os limites das fronteiras contemporâneas dos estados. Baseada na observação participante – enquanto académico local das tradições musicais em estudo e compositor envolvido ativamente no processo de revitalização – o recital revela como as estruturas musicais preservadas nos livros de canções podem ser revitalizadas em contextos culturais contemporâneos, em que diferentes tradições musicais coexistem e interagem. Deste modo, o recital reconsidera a territorialização da música popular em muitos livros de canções europeus, frequentemente marcados pela exaltação dos valores nacionais e tradicionais desde o século XIX.

Luis Gimenez Amoros | Bolseiro de pós-doutoramento Humboldt no Centro de Estudos do Sul Global da Universidade de Colónia, e investigador visitante do INET-md até fim de 2025. Anteriormente, foi docente de Etnomusicologia na Universidade de Colónia (Alemanha), Universidade Federal da Bahia (Brasil), Universidade de Rhodes (África do Sul), Universidade Sultan Idris (Malásia) e bolseiro de pós doutoramento Mellon no Centro de Investigação em Humanidades. A sua investigação académica (mais de 30 publicações) centra-se na música e nos refugiados no Deserto do Saara (tese de doutoramento), no repatriamento sonoro e na revitalização de gravações históricas de arquivos sonoros africanos e cancioneiros do sudeste espanhol, e na circulação histórica da música ibérica no contexto afro-asiático e na América Latina. As suas publicações incluem a monografia Tracing the Mbira Sound Archive in Zimbabwe (Routledge, 2018), The blues of Western Sahara (Routledge, no prelo) e a premiada série de álbuns “The Unknown Spanish Levant” (gravada no Egipto, Brasil, México, Malásia, África do Sul, Alemanha, Turquia e Espanha).