A Linha Temática Performatividades Digitais e Tecnológicas do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) organiza, nos dias 5 e 6 de novembro, o seu primeiro Colóquio Internacional. O evento, gratuito, decorrerá no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e convida à presença de investigadores, artistas e estudantes de todas as áreas da Música e Dança.
O Colóquio apresenta-se como um fórum de discussão sobre a crescente presença das ferramentas digitais e tecnológicas nestas duas áreas artísticas, explorando, numa perspetiva crítica e a um nível prático e teórico, as implicações, transformações e possibilidades que estas ferramentas estão a suscitar na investigação em Música e Dança na contemporaneidade. O programa contará com comunicações orais, apresentações em formato performance/instalação e workshops, bem como com a presença dos keynote speakers, Cláudia Martinho e Marcel Cobussen.
Keynotes Speakers

Cláudia Martinho | Cláudia Martinho (Porto, 1977) é artista, arquiteta e investigadora. A sua prática presta especial atenção às relações entre lugares, comunidades e diversidade de ecossistemas, o que resulta numa série de projetos colaborativos e atos criativos, incluindo instalações, performances, workshops, composições e escritos. Doutorada em Música – Artes Sonoras (Goldsmiths, Universidade de Londres), com um mestrado em Ciência e Tecnologia em Acústica (Sorbonne Université/UPMC/IRCAM) e uma licenciatura em Arquitetura (Universidade do Porto), foi investigadora integrada do projeto AUDIRE – Audio Repository: saving sonic-based memories na Universidade do Minho. É coeditora da antologia Site of Sound: of Architecture and the Ear – Vol. 2 (Errant Bodies Press 2011, coeditor Brandon LaBelle). Recebeu várias encomendas e apresentou o seu trabalho em diversos locais, tais como: Porto Digital Gallery, Sónar+D (Lisboa), maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Lisboa), Lisboa Soa (Lisboa), Invisible Places (Açores), Conferência Internacional Archaeoacoustics III (Tomar), Architectones (Arc-Et-Sénans), Tuned City (Berlim). Como membro de coletivos, tem promovido atividades artísticas, educativas e ecológicas na Reserva da Biosfera da UNESCO do Gerês, onde reside.

Marcel Cobussen | professor titular de Cultura Auditiva e Filosofia da Música na Universidade de Leiden (Países Baixos). Estudou piano jazz no Conservatório de Roterdão e Arte e Estudos Culturais na Universidade Erasmus, em Roterdão (Países Baixos). Cobussen é autor de vários livros, entre eles Engaging With Everyday Sounds (OBP 2022), The Field of Musical Improvisation (LUP 2017), Music and Ethics (Ashgate 2012/Routledge 2017, coautor Nanette Nielsen) e Thresholds. Rethinking Spirituality Through Music (Ashgate 2008). É editor de The Bloomsbury Handbook of Sonic Methodologies (Bloomsbury 2020, coeditor Michael Bull), The Routledge Companion to Sounding Art (Routledge 2016, coeditores Barry Truax e Vincent Meelberg) e Resonanties. Verkenningen tussen kunsten en wetenschappen (LUP 2011). É editor-chefe da revista online de acesso aberto Journal of Sonic Studies A sua tese de doutoramento Deconstruction in Music (Universidade Erasmus de Roterdão 2002) está disponível online aqui.
Comissão organizadora
- Alfonso Benetti – Universidade de Aveiro, INET-md
- Ana Luísa Veloso – Universidade de Aveiro, INET-md
- Andreia Parente – Universidade de Aveiro, INET-md
- Beatriz Oliveira – Universidade de Aveiro, INET-md
- Diana Gaspar – Universidade de Aveiro, INET-md
- Fernanda Miki – Universidade de Aveiro, INET-md
- Filipe Lopes -Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto, INET-md
- Jorge Sousa – Universidade de Aveiro, INET-md
- Nery Borges – Universidade de Aveiro, INET-md
Comissão Científica
- Adolf Murillo Ribes – Universidade de Valência, Espanha
- Ana Flávia Miguel – Universidade de Aveiro, INET-md
- Ângela da Ponte – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Politécnico do Porto, CESEM
- António Ângelo Vasconcelos – Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, INET-md
- Cecília de Lima – Faculdade de Motricidade Humana, INET-md
- Clarissa Foletto – Universidade de Aveiro
- Filippo Bonini Baraldi – Nova FCSH, INET-md
- Gilberto Bernardes – Universidade do Porto, INESC TEC
- Helena Marinho – Universidade de Aveiro, INET-md
- Henrique Portovedo – Universidade de Aveiro, INET-md
- John Dack – Guildhall School of Music and Drama/Middlesex University, Reino Unido
- Jorge Salgado Correia – Universidade de Aveiro, INET-md
- Magda Mayas – Lucerne University of Applied Sciences and Arts (Hochschule Luzern – Musik), Suíça
- Maria João Alves – Faculdade de Motricidade Humana, INET-md
- Nuno Peixoto Pinho – Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, INET-md
- Rui Penha – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, CESEM
- Susana Sardo – Universidade de Aveiro, INET-md
- Vincent Debut – Nova FCSH, INET-md
Para mais informações, entre em contacto com INET-performatividades@ua.pt.
