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Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Fausto Lessa Fernandes Pizzol é mestre em Música na área de Performance, título obtido na Universidade de Aveiro (Portugal). É licenciado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil), e pela East Carolina University (USA) através do convênio Capes-Fipse (graduação “sanduíche”). Possui Pós-graduações em Educação Musical (Fabra); Gestão Educacional (Fabra) e Artes e Educação (Cesap). Atualmente cursa o Doutoramento em Performance musical pela Universidade de Aveiro (Portugal). As suas áreas de interesse incluem Investigação Artística, Performance, Jazz Studies e Educação Musical.

 

Ciência Vitae | ORCID

 

Projeto de Doutoramento
 
Título

Lydian Tonic: Harmonizações no baixo elétrico inspiradas no Lydian Chromatic Concept of Tonal Organization

 
Orientação
 
Co-orientação

 

 

Resumo
O baixo elétrico, instrumento musical concebido como um substituto alternativo ao contrabaixo, e portanto, de caráter melódico, possui características ergonômicas e timbrísticas que potencializam a sua utilização para além desta designação. É possível abordar o baixo elétrico harmonicamente, executando acordes juntamente com a melodia da música (chord melody), assim como acompanhar uma melodia utilizando acordes (chord comping). Estas potencialidades de utilização do baixo elétrico, apesar do movimento por parte dos baixistas atuais nesta direção, ainda são pouco exploradas. Indo além, a exploração do chord melody e do chord comping no baixo elétrico, ainda que seminal, está associada ao contexto tonal e modal, não há uma resposta à utilização destes recursos associados a outros sistemas de organização dos sons. Diante deste quadro, esta investigação em andamento tem como objetivo geral elaborar composições e performances de obras musicais explorando tais potencialidades técnicas do baixo elétrico em aticulação com sistema de organização dos sons proposto pelo teórico George Russell denominado Lydian Chromatic Concept of Tonal Organization (Russell, 2001). Metodologicamente, cada composição é abordada como um estudo de caso, onde determinados aspectos do modelo teórico de Russell (2001) e da abordagem harmônica do baixo elétrico são explorados. Os resultados esperados com esta investigação envolvem a descoberta de novas perspectivas quanto ao emprego do baixo elétrico como meio de expressão musical, a demanda por novos parâmetros para os estudos técnicos e podem implicar, no limite, na redefinição da prática dominante do instrumento.