• Dança 1
Menu

Conference Proceedings

Author Published Date: Title
Belquior Marques, Pedro Rodrigues 2017 Perceive to Perform: Temporal Indeterminacy in Music for instrument and Live Electronic
Belquior Marques 2017 Performance em mutação: considerações sobre a preparação da performance de música para instrumento e eletrônica em tempo real
Helena Marinho, Nuno Areia Soares 2017 New music for old instruments: the expanded fortepiano
Ana Rita Oliveira Lopes 2017 O mapeamento das actividades do INATEL no âmbito da música popular
David Sánchez Blázquez 2017 Sax-Klangfarbenmelodien: Tras la expresividad tímbrica en el repertorio para saxofón de finales del S. XX
Erickinson Bezerra de Lima 2017 A Regência e seu Ensino Técnico Basilar para um Discente Cego
Alejandro Laguna 2017 Prosodia y métrica: paradojas de la comunicación en danza
João Rodrigues Cunha 2017 Eu Musical na Formação Docente (inicial e contínua) em Educação Estética e Artística (2)
Gilvano Dalagna, Sara Carvalho 2017 Investigating desired artistic outcomes in music performance: An ethnographic study in higher music education
Alejandro Laguna 2017 Fundamento biomecánico para el compás musical y el caminar en el tango
João Rodrigues Cunha 2017 Flow in Music Education: Orff-Schulwerk approach and Optimal Experiences
Sara Carvalho, Clarissa Foletto 2017 How do instrumental teachers communicate musical ideas in performance teaching?
Alfonso Benetti Junior 2017 Expressivity in Western-art and Jazz piano performance: Practice contemporary tendencies
Pedro Barreiros 2017 Collective Metacognition in Improvised Music Ensemble
Frederico Tavares Herrmann 2017 'Homenaje a Debussy': uma obra com várias versões
Jorge Graça 2017 Etnomusicologia​ ​visual: ​​desafios​ ​na​ ​elaboração​ ​de vídeo-documentário​ ​sobre​ ​o​ ​Cantar ​os​ ​Reis​ ​em ​Ovar
Clarissa Foletto, Sara Carvalho 2017 Violin performance teaching: The role of teaching cues
Joana Margarida Pereira Ferreira 2017 O acervo de Música da Banda Amizade de Aveiro: tratamento e estudo
Joana de Sá Catarino Tavares 2017 Beyond dualities and subjectivity – The performing body and the virtual
Sílvia Teles Mendonça 2017 Horizonte: Uma possíbilidade de unísson
Sílvia Teles Mendonça 2017 Des pas sur l'invisible. The octave space and the self-multiplication process
Sara Braga Simões 2017 Celebrações do duplo casamento real em 1785: novos dados sobre a data de estreia de L’imenèi di Delfo de António Leal Moreira
Helena Santana, Rosário Santana 2017 A poesia visitada, e revisitada, por Clotilde Rosa: diálogos (semi)improváveis
Helena Santana, Rosário Santana 2017 Contributos das Expressões Artísticas na criação e dinamização de projetos artísticos para crianças e jovens em idade escolar
Helena Santana, Rosário Santana 2017 A Máscara um meio de identificação e caracterização de territórios e de novos espaços de exteriorização de um imaginário e do real
Hélder Batista Sá 2017 As sonatas de L. Beethoven para piano e violino por Alexandre Rey Colaço e Júlio Cardona: uma revisitação dos concertos de 1915 através da imprensa da época
Pedro Aragão 2017 Apontamentos sobre acervos de 78 rpm no Brasil: um breve relatório sobre a mesa 'Roda de 78 rpm'
Clarissa Foletto, Jorge Salgado Correia 2017 Livro de resumos do Research ‘Hands on’ FLUTE
Alfonso Benetti, Clarissa Foletto, Gilvano Dalagna, Jorge Salgado Correia 2017 PERFORMA’17 Conferência Internacional de investigação em Performance e V Congresso da ABRAPEM
Shao Ling 2017 A música erudita portuguesa como instrumento de diálogo entre um brasileiro uma chinesa: relato de experiência do intercâmbio sociocultural e musical na preparação de uma performance musical
Pedro Félix 2017 O espaço da “letra da canção” na popular music. Espaço de controvérsias
Alfonso Benetti, Jorge Salgado Correia, Maria do Rosário Pestana e Sara Carvalho 2017 PERFORMA’15: Proceedings of the International Conference on Music Performance
Rosário Santana, Helena Santana 2017 A metamorfose pela música de Georg Auric e Philip Glass dos conteúdos imagéticos do filme La Belle et la Bête de Jean Cocteau
Rosário Santana, Helena Santana 2017 A transfiguração dos conteúdos fílmicos de "O Apostolo" de Fernando Cortizo pela música de Phillip Glass
Márcia Ramos de Oliveira 2017 Reflexões sobre a identidade lusófona nas trajetórias das cantoras Carmen Miranda e Amália Rodrigues
Margarida Moura 2017 Traditional dances choreographic composition: sharing and creating together
Maria João Alves 2017 The use of video as self-evaluation in dance classes
Daniel Tércio, Maria João Alves 2017 Bahia, Santiago e Lisboa: relatando um projeto telemático
Luísa Roubaud 2017 Between Dance Floors and the Stage: Social and Theatre Dance in Post-Colonial Portugal
Sérgio Bordalo e Sá 2017 “What Are You Looking At?” The Representation of ‘African Dances’ in Portuguese Documentaries of the Colonial Period
Filipe Lopes 2017 QUALIA: A Software for Guided Meta-Improvisation Performance
Filipe Lopes 2017 Wallace: Composing Music for Variable Reverberation
Filipa Seabra 2017 Abordagem por competências no ensino técnico e na formação profissional em Cabo Verde: apresentação de um projeto de pesquisa
Filipa Seabra 2017 Cursos EFA: Alternativas curriculares no distrito de Lisboa. Percursos de Investigação
Filipa Seabra 2017 Leadership by the curricular department coordinator: teachers’ perceptions
Filipa Seabra 2017 Perspectivas sobre Equidade e Inclusão: Atores e contextos
Filipa Seabra 2017 Formação para Docentes do Ensino Regular do 2.º CEB sobre Necessidades Educativas Especiais
Graça Boal-Palheiros 2017 Musicar Wuytack: avaliação de um projeto de educação musical para crianças
José António de Matos Esteves Neves 2017 Escolas Artísticas Especializadas e sua Didática como Fatores determinantes da educação
João Teixeira Lopes; Ana Luísa Veloso 2017 ETHNOARTS - Etnographic Explorations of the Arts and the Education / Book of Abstracts
Filipe Lopes; Clarissa Foletto 2017 Musichildren'17 - Abstracts of the 1st International Conference Music for and by Children: Perspectives from Children, Composers, Performers and Educators
Sara Carvalho 2016 Introducing sight-reading practice to a piano student with dyslexia: a case study
Sara Carvalho 2016 Teaching and learning music analysis through questioning strategies (2)
Sara Carvalho 2016 Enhancing young listeners’ music meaning constructions
Helena Santana, Rosário Santana 2016 Como o processo colaborativo se mostra fundamental na delineação e concretização dos conteúdos imagéticos e fruídos em No Green No Blue (2012) de Marta Alvim e Filipe Lopes
Alfonso Benetti Junior 2016 La Autoetnografía como Herramienta de Investigación em la Performance Musical
Xue Jing, Shao Ling, Helena Santana 2016 Crossing between Music and Image: Double-form of Tan Dun’s “Banquet Concert”
Sara Carvalho 2016 Meaning construction during performer preparation of a New Music piece
Maria do Rosário Pestana 2016 Memórias e património imaterial no Algarve: entre arquivos e performances
Carvalho, M., Debut, Vincent e Antunes, Vieira, José 2016 Maîtrise de l’accord et du timbre d’instruments de percussion à lames par modifications structurales optimales
João Teixeira Lopes 2016 Participação sócio-cultural e mundos digitais: novas oportunidades, novos constrangimentos
M. H. D. C. M. R. Milheiro 2016 The Philarmonique Portugaise de Paris: Towards Representations of National Identity
Alcina Cortez 2016 The Digital Museum: on Studying New Trajectories for the Music Museum
Gianira Ferrara 2016 Sounds and Memories Among Migrants from Angolan Decolonization
José Dias 2016 Somewhere Between displacement and belonging: jazz, mobility, and identity in Europe
Bart Vanspauwen 2016 Music Decolonializes Lusophonia?: Entrepreneurial Efforts Towards Interculturalism
José Carlos Godinho 2016 Assessment criteria in classical musicians’ discourse
Leonor Azedo 2016 Musical Practices, Cultural Politics and Human Mobility in the Macau Chinese Orchestra
Andrea Musio 2016 Mobility, Nationalism & Cosmopolitism: Light Music in Portugal and European Broadcasting
Pedro Mendes 2016 Learning Itineraries & Transnational Relations Initiating the Hot Clube de Portugal’s Jazz School
João Ricardo Pinto 2016 Iberovision, Cultural and Ideological Changes: Music Festivals in the 1960s
Pedro Moreira 2016 Folklore, Fado and Radio: Mediating Portuguese Identities in Paris
Mariana Portas 2016 Escolásticos e iluministas na teoria musical luso-brasileira na década de 1760: as mundivisões de Caetano de Melo de Jesus e Luiz Álvares Pinto. O problema de um método analítico-comparativo comum a tratados especulativos e métodos práticos de solfejo
Maria Dulce Simões 2016 Cooperativismo operário e resistência política: um estudo de caso
Pedro Santos Boia; Graça Boal-Palheiros 2016 Making Music in Orquestra Geração: From discipline to empowerment?
Tiago Hora 2016 Sonitu Organi: para uma discografia de música antiga de órgão em Portugal
Debut, V., Antunes, J. M. V., Baklouti, A., Fakhfakh, T. & Haddar 2016 An effective method for the identification of support features in multi-supported systems
Debut, V. & Antunes, J. M. V. 2016 A dynamical multibody approach for guitar modelling incorporating string geometric nonlinear effects
Debut, V. & Antunes, J. M. V. 2016 Dynamical modelling of constrained flexible systems using a modal Udwadia-Kalaba formulation: application to guitar modelling
Debut, V. & Antunes, J. M. V. 2016 On using the Hilbert transform for blind identification of systems with complex modes
Debut, V. & Antunes, J. M. V. 2016 When singing bowls don't sing: a numerical and experimental investigation on the subtle dynamics of Tibetan bowls
Debut, V., Antunes, J. M. V., Paulo Vaz de Carvalho 2016 A physics-based modeling approach for vibrato on fretted and non-fretted string instruments
António Ângelo Vasconcelos 2016 As Artes Performativas e a motivação dos estudantes para os desempenhos académicos: perspectivas teóricas e práticas
António Ângelo Vasconcelos 2016 A escola como laboratório de cidadania: a participação dos estudantes na construção de um bem comum
Filipa Seabra 2016 Permanência de População Adulta no Ensino Superior em Modalidade de Elearning – Contribuições da Teoria dos Estilos de Aprendizagem e do Sentimento de Auto-eficácia
Rosário Santana, Helena Santana 2015 O animador Sociocultural agente impulsionador de novas dinâmicas sociais, artísticas e culturais: A tradição e o popular, olhares renovados para uma nova realidade e um futuro rememorado na criação cultural de raiz popular – Os Velha Gaiteira
Álvaro Barbosa de Sousa 2015 Comunicação visual: imagens que disseminam ciência
Álvaro Barbosa de Sousa 2015 Projeto de Branding para uma Unidade de Investigação: o caso INET-MD
Helena Santana, Rosário Santana 2015 Tema e Variações - Mundo invisível de Leon Cakoff e Renata Almeida
Helena Santana, Rosário Santana 2015 Autómatos da Areia (1978/84), Lendas de Neptuno (1987) e Oceanos (1978/79) de Cândido Lima: como o som concreto se torna outro nos primeiros trabalhos electroacústicos do compositor
Helena Santana 2015 Polytopes de Iannis Xenakis: determinações de som, luz e cor
Alfonso Benetti Junior 2015 A autoetnografia como ferramenta de pesquisa sobre a expressividade na performance pianística
Alejandro Laguna 2015 Movimento espontâneo do pé na inferência da pulsação sonora
Alejandro Laguna 2015 Estudio de la performance del ritmo musical en movimientos de danza
Alejandro Laguna 2015 Ritmo, timing e perceção motora do ciclo do nado em alta competição
Sara Carvalho, Márlou Peruzzolo Vieira 2015 The Composer Perfomer and the problem of notation in indeterminate music
José Luís Postiga 2015 Quando os dialetos da língua portuguesa europeia falada se transformam em elementos composicionais
José Salgado e Silva 2015 Ação musical, utopia e micropolítica em performance – um diálogo sobre a organização de um grupo de forró no Rio de Janeiro
Helena Santana, Shao Ling 2015 O caráter multifuncional do Fado no filme chinês Isabella (2006) de Pang Ho-Cheung
Cristina Fernandes 2015 Cartas de jogar, tocar e dançar: o baralho musical de José do Espírito Santo Oliveira (1755-1819) no contexto das assembleias lisboetas nos finais do Antigo Regime
V. Debut, J. Antunes 2015 Modelling string sympathetic vibration, string/body coupling and nonlinear string phenomena in guitars
Pedro Russo Moreira 2015 Radio Alfa and the construction of portuguese identities in Paris
Fernandez, S. M. 2015 The Rabel in Cantabria, Spain – Singing Transgression, Staging Regional Culture
Alves, M. J. & Moura, M. 2015 The “Spontaneous 40” of Lisbon: A Dance Experience for Mature Participants
Susana Moreno Fernández 2015 La investigación etnomusicológica: una propuesta de herramienta de aprendizaje
Mariana Portas de Freitas 2015 Receção teórica e polémicas transatlânticas: os contactos/contágios entre Caetano de Melo de Jesus e João Vaz Barradas Muito Pão e Morato (Salvador da Baía - Lisboa, 1734-1760)
V. Debut, O. Inácio 2015 Structural analysis and control of vibrating hoppers for harvested grapes in a wine cellar: a case study
M. Carvalho, V. Debut and J. Antunes, 2015 Tuning of transient-excited musical instruments through optimized structural modification and modal techniques
Graça Boal-Palheiros 2015 NEOJIBA: Reflexões sobre o ensino das práticas musicais em projeto social
Maria João Durães Albuquerque 2015 A edição musical em Portugal no século XIX
Maria José Araújo 2015 Correr por prazer: Práticas de lazer no tempo livre das crianças e jovens
Maria José Araújo 2015 Estudar no ensino superior. A questão da igualdade de oportunidades de sucesso no ensino superior público
Graça Boal-Palheiros 2015 Children and adolescents’ singing in everyday life and at school
Cristina Cortês 2014 Gestão, organização e representação da informação nas instituições de memória: Identificar para integrar
Helena Marinho 2014 Nationalism in Frederico de Freitas’ orchestral production
André Deus Pereira 2014 A Sociedade Coral de Lisboa: um projeto artístico particular no panorama musical português
André Deus Pereira 2014 Tradição e modernismo: estética e agentes disseminadores do repertório camerístico para piano, violino e violoncelo de inspiração tradicional de Frederico de Freitas
Edite Rocha 2014 O Lundu como tema de variações: uma perspectiva de análise melódica sobre as Variações Landum da Monroi
Rui Filipe Marques 2014 O associativismo musical enquanto cultura de participação - um estudo de caso da Tuna Souselense
Cristina Cortês 2014 O Museu da Universidade de Aveiro: coleções, investigação e herança patrimonial
Cristina Cortês 2014 As ferramentas e/ ou serviços web 2.0 nas instituições de memória: do uso ao processo comunicacional, no apoio à construção da memória coletiva
Paulo Maria Rodrigues 2014 POLISphone: Creating and performing with a flexible Soundmap
Helena Santana, Rosário Santana 2014 Como o místico se torna musical na música para filme de Philip Glass - obras dos últimos 10 anos
Helena Santana, Rosário Santana 2014 Práticas de ensino partilhado – o papel do especialista e do educador no caso do ensino da música ao nível do ensino pré-escolar
Helena Santana, Rosário Santana 2014 Flash Mob as a moment of creation and human intervention on urban spaces
André Deus Pereira 2014 Tradition and modernism: The works for piano solo and piano with string instruments of Frederico de Freitas
Maria do Rosário Pestana & Maria de São José Côrte-Real 2014 Transnational music polyphony and world harmony: challenges and obstacles
Maria Dulce Simões 2014 Práticas musicais e performativas na fronteira luso-espanhola: conexões transnacionais e re-significações locais
São José Côrte-Real 2014 Polyphonic details and evolution in fado historical recordings from Portugal
João Soeiro de Carvalho 2014 Políticas da herança musical na era global: música, povo e nação em Portugal
Sofia Vieira Lopes 2014 O concurso enquanto espectáculo musical reflexões acerca dos antecedentes do Festival RTP da Canção (2)
Ricardo Pinheiro 2014 Jazz Music as a Political Message
São José Côrte-Real, Rosário Pestana 2014 Instant and lasting ornaments in traditional female polyphony in Portugal
Susana Moreno Fernandez 2014 Estrategias de innovación docente y virtualización: TICs y calidad en Historia y Ciencias de la Música (UVa)
Susana Moreno Fernandez 2014 Diseño de materiales interactivos de apoyo a la enseñanza de la asignatura Etnomusicología de España y Portugal
Bart Vanspauwen 2014 Democratizar o patrimônio musical da língua portuguesa: as novas mídias dos empreendedores culturais on-line
João Ricardo Pinto 2014 Da Rádio para a Televisão: Modelos e Processos de Produção Musical nos Primórdios da Televisão em Portugal
Thaís Gonçalves da Silva 2014 Danceidades de uma história em videodança
Bart Vanspauwen 2014 Cultural ambassadors with a cause: migrant musicians from lusophone Africa in Lisbon
Debora Baldelli 2014 A prática musical dos devotos Hare Krishnas em Portugal: uma identidade religiosa transnacional em movimento
Bart Vanspauwen 2014 A crescente popularidade da lusofonia em festivais de música: para uma etnicização positiva?
Jorge Salgado Correia 2013 Blending scientific research, art-based research and artistic research
Clarissa Foletto, Sara Carvalho 2013 Retrieval cues as a teaching tool in one-to-one instrumental lessons: A pilot study
Filipa Lã 2013 Beating together: A case study of heart rate in partner change in violin & piano duo
Silvano Dalagna, Filipa Lã 2013 Mental representation of music performance: A theoretical model.
Sara Carvalho 2013 Orff-Schulwerk approach and Optimal Experiences/Flow States: A case study in a Music Education context
Sara Carvalho 2013 Does music have fictional words? Constructing musical meaning through narratives
Filipa Lã 2013 Hormones and the artistic singing voice
Sara Carvalho 2013 Gesture as a compositional metaphor
Macara, A. M., Batalha, A. P. & Mortari, K. 2013 Técnicas Somáticas - alternativas de saúde e bem-estar
Alexsander Duarte 2013 De Sinal sonoro hum marco sonoro: a recontextualização Opaco berrante no Brasil é Sua Presença na Música Raiz do Brasileiro Centro-Sul
Macara, A. M., Batalha, A. P. & Mortari, K. 2013 Proposta Ecológica de Saúde e Bem Estar
Maria de São José Côrte-Real 2013 Performance & Interpretation: Music and Conceptual Change in Teacher Education
Maria de São José Côrte-Real 2013 Music, Social Cohesion and Citizenship: Omnis Civitas Contra se Divisa non Stabit
Margarida Moura 2013 Madeira folk dance Bailinho(s): stories in movement
Maria João Alves 2013 Fundamentals of traditional dance: similarities and differences from international folk dances
Macara, A. M., Batalha, A. P. & Mortari, K. 2013 Corpo, Técnica e Movimento: Possibilidade para Sentir, Expressar e Estar Bem
P. P. Lima 2013 A música como ferramenta de apreensão dentro e fora do ritual udevista
Alves, M. J., Alegre, L. D. R. C. & Moura, M. 2013 A Dança na escola em contexto de Educação Artística: conceções e práticas de professores portugueses
K. Mortari 2012 A Pesquisa Científica e o Conhecimento em Ginástica
Maria do Rosário Pestana 2012 A música ou as duas faces de Jano: Conhecimento, inquietação e crise em processos de controlo e subjugação do “Outro”
Lã, Filipa 2012 Alterações funcionais e dor na cabeça e ombros em instrumentistas de flauta transversal
Fernando Chaib e João Catalão 2012 A influência do gesto na performance percussiva – apresentação de uma metodologia
Graça Mota 2012 A music workshop in a women’s prison: crossing memories, attributing meanings
Hiromichi Mito & Graça Boal Palheiros 2012 How do young people sing in everyday life and at school?
FMH & INET-MD 2011 Atas do SIDD 2011 - Seminário internacional descobrir a dança / descobrindo através da dança
Jorge Alexandre Costa 2011 De um primeiro Nocturno para um Nocturno a três
Veloso, A., Carvalho, S. & Mota, G. 2010 Creating meaning through music composition: A contribution for understanding of children’s musical thinking
Ana Luísa Veloso & Sara Carvalho 2010 Analyzing the Development of Children’s Musical thinking
Graça Boal Palheiros & R. Resende 2010 The practice of Portuguese traditional music in primary schools
Graça Boal Palheiros & M. Encarnação 2008 Music education as extracurricular activity in Portuguese primary schools
Ana Luísa Veloso, Sara Carvalho & Graça Mota 2008 Project ‘Ulice’: Exploration of the creative process employed by school aged children faced with a musical composition task
Graça Mota 2008 The involvement of young Portuguese people with Philharmonic Bands - a cultural and social perspective