• Piano
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Pedro Lopes Baptista iniciou os seus estudos de guitarra com a Professora Régine Campagnac no Conservatório de Música de Sintra, onde concluiu o 5º grau. Foi admitido na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, estudando com o Professor Júlio Guerreiro e completando o 8º grau de guitarra em regime integrado. Estudou com o Professor Dejan Ivanovic na Universidade de Évora, concluindo a Licenciatura em Guitarra. Também nesta universidade finalizou a Licenciatura em Composição com os Professores Christopher Bochmann e Pedro Amaral. Concluiu o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, estudando com os Professores Pedro Rodrigues e Paulo Vaz de Carvalho. Atualmente, leciona a disciplina de Guitarra no Conservatório Regional de Artes do Montijo e na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes de Abrantes. Frequenta o Doutoramento em Música (Performance - Guitarra) na Universidade de Aveiro, sob a orientação dos Professores Pedro Rodrigues e Evgueni Zoudilkine.
 
 
Projeto de doutoramento
 
Título
A guitarra na música de Jorge Peixinho
 
Orientação
 
Co-orientação
 
Resumo
Jorge Peixinho (1940-1995) foi um compositor português que assumiu um papel central no movimento vanguardista em Portugal da segunda metade do século XX. Tendo estudado com compositores como Luigi Nono, Karlheinz Stockhausen e Pierre Boulez, Jorge Peixinho introduziu em Portugal algumas das técnicas e estéticas mais avant-garde do seu tempo.
Jorge Peixinho compôs 21 obras com guitarra ao longo de 24 anos (1971-1994). L’Oiseau-Lyre é a sua única obra para guitarra solo, as restantes foram compostas para formações instrumentais diversas que incluem a guitarra clássica (música de câmara e música orquestral). As obras com guitarra representam aproximadamente 15% da sua produção conhecida.
Este projeto de Investigação Artística consiste no enquadramento das obras com guitarra de Jorge Peixinho, identificação das especificidades da escrita para guitarra do compositor e exploração das suas implicações técnicas e musicais. Visa informar a performance e inscrever a obra de Jorge Peixinho com guitarra no âmbito do reportório central do instrumento, no que diz respeito à música erudita europeia do século XX.