• Disco2
Menu

Filiação institucional/ Institutional Affiliation

Universidade de Aveiro – Departamento de Comunicação e Arte

INET-md, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança

Categoria ou actividade/ Activity

Doutorando (bolseiro de investigação)

Formação Académica/ Education

Desde 2010 – Frequência do Programa Doutoral em Música, em Etnomusicologia, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro

2011 – Curso Complementar de Piano, Conservatório de Música de Coimbra

2010 – Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

2008 – Licenciatura em Educação Musical, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

Actividade docente e profissional/ Academic Positions and Professional Activities

2012/2013 – Docente da unidade curricular 'Temas Avançados em Sociologia da Música' do Mestrado em Ensino de Música, Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu.

2009/2010 – Docente (assistente convidado) das unidades curriculares 'Etnomusicologia' e 'História da Música I' da Licenciatura em Música, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra.

2008 a 2013 – Professor de Formação Musical e Classe de Conjunto (Curso de Iniciação Musical), Conservatório Regional de Coimbra.

INVESTIGAÇÃO/ RESEARCH

Domínio de especialização/ Research domains

Etnomusicologia

Áreas de Interesse/ Interest Areas

Música em Portugal; Música Popular; Musicologia Histórica; Música e Educação; Cultura Local; Associativismo Musical

Grupo de Investigação no INET/ INET Research Groups

Etnomusicologia e Estudos em Música Popular

Projectos em que participou no INET/ Project Participation

Investigador no projecto "A música no meio": o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012) (PTDC/EAT-MMU/117788/2010), financiado pela FCT e coordenado pela Professora Doutora Maria do Rosário Pestana (em curso na Universidade de Aveiro).

Colaborador no projecto "MIMAR – Memória e Imaginários do Mar". Investigação do Património Expressivo de Ílhavo: INET-md em parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo, coordenação da Professora Doutora Susana Sardo (em curso na Universidade de Aveiro).

Publicações/ Publications

Marques, Rui (2014) "O associativismo musical enquanto cultura de participação - um estudo de caso da Tuna Souselense" in Actas do II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos [link]

Marques, Rui (2012) "Republicanismo e a actividade musical amadora em Portugal na segunda década do século XX - O caso da Tuna Souselense" in Santos, Maria do Rosário G. E Lessa, Elisa (coord.) Música, Discurso, Poder. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus [link]

Marques, Rui (2011) "Tocávamos tudo!..." - Modernidade e cosmopolitismo nas práticas musicais das Tunas do séc. XX – o papel das casas de música na disseminação e massificação de repertórios. in Actas do PERFORMA'11 - Encontros de Investigação em Performance. Aveiro: DECA [link]

Marques, Rui (no prelo) "Manuel Eliseu - the role of the popular music composer and conductor in repertoire's dissemination during the twentiethcentury in Portugal" in Actas de las V Jornadas de Estudiantes de Musicología y Jóvenes Musicólogos. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid, facultad de Filosofia y Letras.

Marques, Rui (no prelo) "O papel das editoras e casas de venda de partituras na produção, difusão e massificação de repertórios durante o século XX em Portugal – um estudo de caso da Casa Olímpio&Medina" in Actas do XII Congresso SIBE – Sociedad de Etnomusicología "Sonidos del presente, propuestas de futuro". Cáceres, Universidad de Extremadura.

Marques, Rui (no prelo) "A magia da arte – música, cidadania e filantropia. O caso do Orfeon Académico de Coimbra (1908-1912)" in Actas de las VI Jornadas de Estudiantes de Musicología y Jóvenes Musicólogos – Comunidades Sonoras: Puntos de Diálogo: Barcelona, Escola Superior de Música de Catalunya.

Dissertações

Marques, Rui (2009) "Música Tradicional no 1º Ciclo do Ensino Básico – contributos da Educação Musical para o desenvolvimento da identidade cultural e para a valorização do património musical". Mestrado em Ensino de Educação Musical, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, sob a orientação do Professor Avelino Rodrigues Correia.

Comunicações / Papers in Conferences

(2014) "O associativismo musical enquanto cultura de participação – um estudo de caso da Tuna Souselense". Comunicação apresentada no "2º Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos". Porto, Casa da Música: 26 e 27 de Fevereiro de 2014.

(2013) "Para o engrandecimento e prestígio da Sociedade – o papel da prática musical nas tunas na construção de identidades e na conquista de novos papéis sociais. Um estudo de caso da Tuna Souselense". Comunicação apresentada no "Post-ip - Post in Progress, 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança". Aveiro, Universidade de Aveiro: 5 a 7 de Dezembro de 2013.

(2013) "Fazem-se arranjos para qualquer grupo – o papel de editoras e casas de venda de partituras na seleção, produção e difusão de repertórios durante a primeira metade do séc. XX em Portugal". Comunicação apresentada no ENIM 2013 – III Encontro Nacional de Investigação em Música. Cascais, Palácio da Cidadela de Cascais: 1 a 3 de Novembro de 2013.

(2013) "Tuning by the same pitch – the role of Portuguese Tunas in the process of identity construction and social links reinforcement". Comunicação apresentada à "17th Biennial Conference of the International Association for the Study of Popular Music: Bridge Over Troubled Waters: Challenging Orthodoxies". Gijón, Universidad de Oviedo: 24 a 28 de Junho de 2013.

(2013) "A magia da arte - música e filantropia enquanto instrumentos de intervenção social na performance do Orfeon Académico de Coimbra". Comunicação apresentada nas 'VI Jornades d'Estudiants de Musicologia i Joves Musicòlegs'. Barcelona, Escola Superior de Música de Catalunya: 18 a 20 de Abril de 2013.

(2012) "Nacionalismo vs. Cosmopolitismo: o caso do Orfeão Académico de Coimbra (1880-1912)". Comunicação integrada no painel "Arte e Progresso: o Canto em Coro no contexto do Orfeonismo em Portugal", apresentado no ENIM 2012 – II Encontro Nacional de Investigação em Música. Castelo Branco, Escola Superior de Artes Aplicadas: 16 a 18 de Novembro de 2012.

(2012) "O papel das editoras e casas de venda de partituras na produção, difusão e massificação de repertórios durante o século XX em Portugal – um estudo de caso da Casa Olímpio&Medina". Comunicação apresentada ao XII Congreso SIBE – Sociedad de Etnomusicología "Sonidos del presente, propuestas de futuro". Cáceres, Universidad de Extremadura: 8 a 10 de Novembro de 2012.

(2012) "O 'Músico Amador' e o Gosto pela Música – uma proposta de análise de práticas musicais colectivas centrada no estudo da experiência individual". Comunicação apresentada no Colóquio Internacional 'O Gosto pela Música – homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento'. Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas: 19 e 20 de Outubro de 2012.

(2012) "Processos de Composição, Performance e Disseminação de Repertórios de Música Popular durante o século XX em Portugal – um estudo de caso da actividade musical do maestro Manuel Eliseu (1907-1981)". Comunicação apresentada no GuimaraMUS 2012 – Congresso Musical de Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012. Guimarães, Centro Cultural de Vila Flor: 23 a 25 de Março de 2012.

(2012) "Manuel Eliseu - the role of the popular music composer and conductor in repertoire's dissemination during the twentiethcentury in Portugal". Comunicação apresentada no âmbito das "V Jornadas de Estudiantes de Musicología y Jóvenes Musicólogos". Faculdade de Filosofia y Letras da Universidad Autónoma de Madrid: 13 a 16 de Março de 2012.

(2011) "Republicanism and amateur musical activity in Portugal in the second decade of the twentieth century – a case study of Tuna Souselense". Comunicação apresentada no âmbito das "IV Jornadas de Estudiantes de Musicología y Jóvenes Musicólogos". Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Oviedo: 12 a 15 de Abril de 2011.

(2011) "Republicanismo e Actividade Musical Amadora em Portugal na segunda década do séc. XX". Comunicação apresentada no Colóquio Internacional "Música, Discurso, Poder". Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas: 17 a 19 de Março de 2011.

Posters

(2012) "Music's in-between: spreading 'new' music through an 'old fashion' way". Poster apresentado no âmbito do "Research Day 2012". Universidade de Aveiro: 13 de Junho de 2012.

(2011) "Tocávamos tudo!... - Modernidade e cosmopolitismo nas práticas musicais das Tunas do séc. XX – o papel das casas de música na disseminação e massificação de repertórios". Poster apresentado no âmbito do "PERFORMA'11 - Encontros de Investigação em Performance". Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro: 19 a 21 de Maio de 2011.

CD áudio ou DVD /audio CDs or DVD

Contrastes (2012) Tuna Recreativa Penalvense, Mastermix (arranjos e direcção musical).

Outros Elementos que considere importantes/ Other Activities

2013 - Frequência da formação "Recuperação e tratamento documental de discos de 78 rpm" no âmbito do projecto de recuperação e tratamento documental de uma colecção de discos de 78 rpm de música portuguesa doados à Universidade de Aveiro". Projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do programa Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais.

2012 - Bolsa de Doutoramento, atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2009 - Fundador da OHphicina das Artes – Academia de Música de Oliveira do Hospital.

2008 - Bolsa por mérito, atribuída pelo Instituto Politécnico de Coimbra.

2005 – Maestro da Tuna Recreativa Penalvense (Penalva de Alva, Oliveira do Hospital).

FILIAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS/AFFILIATION IN ACADEMIC ORGANIZATIONS

SEM – The Society for Ethnomusicology (E.U.A.)

JAM - Joven Asociación de Musicología (Espanha)

SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Música

SIBE – Sociedad de Etnomusicología (Espanha)

APEM – Associação Portuguesa de Educação Musical