• Disco2
Menu

Filiação institucional

Universidade de Aveiro

Actividade: Bolseiro

Formação Académica/ Education

Licenciatura em História, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique (2005)

Pós Graduação em Cultural Projects for development, Faculdade de Economia, Universidade de Turim (2004)/ Degree in History, Eduardo Mondlane University, Maputo, Mozambique (2005)

CARREIRA PROFISSIONAL/ Professional career

Docência/ Lecturer(2006)

CARREIRA DOCENTE/ Teaching career

Assistente Universitário-Escola de Comunicação e Arte-Universidade Eduardo Mondlane-Maputo, Moçambique/ University Assistant Lecturer- School of Art and Communication, Eduardo Mondlane University, Maputo, Mozambique (2009-Present)

INVESTIGAÇÃO/ Research

Etnomusicologia e estudos em música popular/ Studies in Popular Music and Ethnomusicology (2011-2012)

Domínio de especialização/Research domains

Fontes históricas sobre práticas performativas moçambicanas (Timbila), Musica popular urbana na cidade de Maputo, Moçambique/ Historical sources on Mozambican Performance practices; Urban and Popular Music in the city of Maputo, Mozambique

Projectos que orientou ou em que participou no INET/ Project Management and Participation

Protocolo de apoio ao programa de licenciatura em Música na Escola de Comunicação e Arte-Universidade Eduardo Mondlane (Maputo) com a Universidade de Aveiro, Portugal/ Protocol enforcement of music programm at School of Communication and Art of Eduardo Mondlane University with Aveiro University (2009)

Coordenação do Programa de intercâmbio de professores e estudantes da Escola de Comunicação e Arte da Universidade Eduardo Mondlane e Academia Sibelius (Finlândia) / Coordination of Exchange programme between School of Communication and Art of Eduardo Mondlane University and Sibelius Academy ( Finland) (2009)

Coordenação do Programa de intercâmbio entre a Escola de Comunicação e Arte da Universidade Eduardo Mondlane e Real Academia de Música de Arhus (Dinamarca) / Coordination of Exchange programme between School of Communication and Art of Eduardo Mondlane University and Arhus Royal, Academy of Musix ( Denmarc) ( 2009)

ACTIVIDADE LIGADA A ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS/ Activities carried out within the framework of professional and academic organizations

Coordenação do programa de cooperação de Instituições de Ensino Superior North-South-South, Escola de Comunicação e Arte e Academia Sibelius (Finlândia)/ Coordination of the North-South-South Programme between Sibelius Academy ( Finland) and School fo Communication and Art, Eduardo Mondlane University (2008)

Coordenação do Global Music Academy na Ilha de Moçambique/ Coordination of Global Music Academy camp in Mozambique in the North-South-South Higer Education Institution ( Sibelius Academy, Arhus Royal Academy of Music) (2008)

Em Preparação/In preparation

Tese de doutoramento/ PhD Thesis: Paradoxos desconcertantes, História, Memória, Música e Colonialidade: Análise e releitura crítica das fontes históricas e orais sobre a Timbila em Moçambique. (2014)

Paradoxos desconcertantes, História, Memória, Música e Colonialidade: Análise e releitura crítica das fontes históricas e orais sobre a Timbila em Moçambique.

Abstract

No primeiro volume do livro História Geral da África, o diretor geral da UNESCO entre 1974-1987, Amahdou M´bow, contextualiza a importância da realização dum trabalho de releitura e reescrita das fontes históricas sobre a África. O presente estudo inscreve-se neste pressuposto, pois, o conhecimento sobre Moçambique e a sua música foi construído com base na análise de documentação diversa quase sempre construída com base numa leitura não africana sobre os mesmos. Os seus autores eram, na sua maioria, missionários cristãos ao serviço das diversas ordens religiosas e, ainda, etnógrafos, antropólogos, militarem, administradores coloniais, comerciantes e outros indivíduos que a registaram e descreveram de acordo com um olhar exógeno. Estes registos estavam organizados e foram analisados a partir de um pensamento europeu, condicionando desse modo a forma como Moçambique e a sua música ficaram representados. Este trabalho é parte do meu projeto de pesquisa de doutoramento em Etnomusicologia a decorrer na Universidade de Aveiro e tem como objetivo analisar os vários tipos de discursos produzidos sobre a música de Moçambique, com enfoque especial para o Ngodo chope de Zavala. A estratégia metodológica está centrada na análise intertextual entre as fontes históricas documentais guardadas nos arquivos portugueses e moçambicanos e os registos orais contemporâneos coligidos no campo. Procuro perceber até que ponto é possível fazer uma releitura sobre os discursos coloniais produzidos sobre a música de Moçambique - em particular sobre o Ngodo chope - e de que forma eles condicionaram o modo como hoje o conceito de "música moçambicana" foi apropriado pelas instituições nacionais. Procuro finalmente perceber como se revêm os músicos moçambicanos enquanto protagonistas de uma música descrita por outros.

Palavras-chave: Música, Moçambique, Timbila, Chope, Zavala.

In the first volume of the General History of Africa the UNESCO General Director (1974-1987) Ahmadou Mbow, contextualize the importance of analyzing and re-writing the historical sources of African history. That is the aim of this study, taking the fact that, the knowledge about Mozambique and its music has been built based on several documental analysis, mainly made by non-African scholars. This documentation were produced by Christians and religious organizations, including ethnographers, anthropologists, colonial rulers, traders and other individual that for many reasons decided to register and describe the African way of life according to their conceptual and theoretical references. This information was registered and analyzed from an European point of view, conditioning the picture from which Mozambique and its music were represented. This study is part of my Ethnomusicology PhD research project in progress at INET-md of Aveiro University. The main objective of this study is to analyze several discourses produced about the music of Mozambique, with special focus on the Chope Ngodo of Zavala. In terms of methodological approach, the study is more oriented for an intertextuality with historic documentation from the Portuguese and Mozambican archives including oral sources crisscrossed with field work. My main concern here is to question in which extension is possible to analyze and re-writing of the colonial discourses produced about the music of Mozambique - em particularly the chopi ngodo- and how they conditioned the way the concept of music was appropriated by the Mozambican national institutions. Finally, I try to understand how the Mozambican musicians see themselves as a part f a history that has been written by others.

Key word: Music, Mozambique, Timbila, Chope, Zavala, Ngodo.

Comunicação a apresentar no XIII Congresso do SIbE (Sociedade de Etnomusicologia) Cuenca na Espanha (23-25 de Outubro,2014) / Paper to be presented at the XIII SIbE ( Ethnomusicology Society) in Cuenca, Spain ( 23-25th of October, 2014).

Comunicação a apresentar no III Conferencia Internacional (19-20 de Novembro, 2014) Universidade Eduardo Mondlane / Paper to be presented at the 3rd International conference (19-20th, November, 2014), Eduardo Mondlane University, Maputo, Mozambique.

CONFERÊNCIAS POR CONVITE/INVITED TALKS

Tema

Práticas etnomusicológicas contemporâneas e metodologias de investigação em Etnomusicologia, Escola de Comunicação e Arte-Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique, 2014/Current practices in Ethnomusicology and Reseach methodology in Ethnomusicology, School of Art and Communication, 2014.

Música e Etnomusicologia nas relações entre Moçambique e Portugal, 2014, Centro Cultural Português, Maputo, Moçambique/ Music and Ethnomusicology between Mozambique and Portugal, Portuguese cultural Centre, Maputo, 2014.

Livraria BERTRAND, Aveiro, 2013

Tema/ Subject: Objetificação cultural das práticas performativas moçambicanas/ Cultural objetification of Mozambican performance practices, 2013.

COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, CONFERÊNCIAS E PALESTRAS/ PAPERS IN NATIONAL AND INTERNATINOAL CONGRESSES, CONFERENCES AND LECTURER

Música e Etnomusicologia nas relações entre Moçambique e Portugal, Centro Cultural Português, Maputo, Moçambique, 2014/ Music and Ethnomusicology in the relationship between Mozambique and Portugal, Portuguese cultural Centre, 2014.

Comunicação a apresentar no XIII Congresso do SIbE (Sociedade de Etnomusicologia) Cuenca na Espanha (23-25 de Outubro,2014)/ Paper to be presented at XIII SIbE ( Ethnomusicology Society), Cuenca, Spain ( 23-25th, October, 2014)

Comunicação a apresentar na III Conferência Internacional do Centro de Estudos Africanos (19-21 de Novembro, 2014) Universidade Eduardo Mondlane./ Paper to be presented and III International Conference of the Centre for African Studies (19-20th, November, 2014), Maputo, Mozambique.

Doutoramento/PhD Studies

Tese em Curso/Thesis in Progress

Paradoxos desconcertantes, História, Memória, Música e Colonialidade: Análise e releitura crítica das fontes históricas e orais sobre a Timbila em Moçambique, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. (2014)

JÚRIS/EVALUATION COMMITTEES FOR PROMOTION AND EQUIVALENCIES

Acções de formação de curta duração

Metodologias sobre práticas pedagógicas, Faculdade de Educação, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique/ Methodological practices on pedagoy, Faculty of education, Eduardo Mondlane, Maputo, Mozambique. ( 2010-2011)

ENSINO/ Teaching

Licenciatura: História, Departamento de História, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique (2005)

INVESTIGAÇÃO DE CAMPO/FIELD RESEARCH

Práticas Performativas Chope, Timbila, (Zavala, Inhambane, Moçambique) / Chope performance practices, Timbila (Zavala, Inhambane, Mozambique) (2012-2014)

Música popular e Urbana na cidade de Maputo, Moçambique/ Urban and popular music in the city of Maputo, Mozambique ( 2005)

FILIAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS/AFFILIATION IN ACADEMIC ORGANIZATIONS

INET-md Aveiro (2011-2014)