• KovaM
Menu

Categoria ou actividade/Rank or Activity

Professora Auxiliar com nomeação definitiva FMH-UL /Assistant Professor with tenure FMH-UL

 

Formação académica/Education

Ano: 1995

Grau: DOUTORAMENTO/phD

Faculdade: Faculdade de Motricidade Humana

Título da tese: As Qualidades Expressivo-Formais na Técnica de Dança - Construção, Validação e Aplicação de um Instrumento de Avaliação

Domínio científico: Motricidade Humana na especialidade de Dança/PhD Dance

Designação do curso: Motricidade Humana - Dança/Dance

 

Ano: 1988

Grau: MESTRADO/Mster Degree

Classificação: Muito Bom por Unanimidade

Faculdade: Faculdade de Motricidade Humana

Título da tese: Análise Multidimensional dos Perfis de Comportamentos e das situações Pedagógicas nas aulas de Dança - Técnica de Dança Clássica e Técnica de Dança Moderna

Domínio científico: Motricidade Humana na especialidade de Dança

 

Ano: 1984

Grau: LICENCIATURA/1rst cycle degree

Faculdade: Faculdade de Motricidade Humana

Título da tese: Estudo Comparativo da Análise das Estruturas Linguísticas e das Estruturas de Dança - Unidades Mínimas Significativas

Domínio científico: Educação Física - Dança

Anos curriculares: 5

 

Área de actividade científica/Research

- Membro Integrado da Equipa de Investigação do Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança (INET-MD Pólo da FMH). Grupo de Investigação Etnocoreologia e Estudos Culturais.

- Investigador na FMH do CEAP (Centro de Estudos de Artes Performativas)

 

ÁREA CIENTÍFICA: Estudos Artísticos - Dança

- 2013 (Julho). Membro da Comissão Científica no 'Encontro Nacional Artes Performativas e Deficiência'. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto

- 2012 (Setembro). Membro da Comissão Científica e Editorial do Seminário 'Corpos (Im)perfeitos'. Organização INET-MD e CEAP. Almada. Portugal

- 2011 (Novembro) Coordenadora, Membro da Comissão Científica e Editorial do Seminário Internacional Descobrir a Dança/Descobrindo através da Dança, (10 a 13 de Novembro). FMH-UTL. Cruz Quebrada. Presentes cerca de 200 participantes, 10 países representados, 110 diversificadas formas de apresentação/intervenção.

2011 (Julho) co-cordenação da Conferência “Arte, Cultura e Sociedade” no âmbito dos Seminários de Doutoramento, com atribuição de 2,5 unidades de crédito. FMH-UTL. Cruz Quebrada

- Member of the Integrated Research Team of the Institute of Ethnomusicology - Music and Dance (INET-MD Polo FMH). Research Group Etnocoreologia and Cultural Studies.

- Researcher in the FMH CEAP (Centre for Performing Arts)

 

SCIENTIFIC AREA: Art Studies - Dance

- 2013 (July). Member of the Scientific and Editorial Committee of the 'Encontro Nacional Artes Performativas e Deficiência'. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto

- 2012 (September). Member of the Scientific and Editorial Committee of the International Seminar Bodies (In)perfects'. Organizations: INET-MD and CEAP. Almada. Portugal

- 2011 (November) Coordinator, Member of the Scientific and Editorial Committee of the International Seminar Discover Dance / Discovery through Dance, (10-13 November). FMH-UTL. Cruz Quebrada. Attended by about 200 participants represented 10 countries, 110 diverse forms of presentation / intervention.

- 2011 (July) co-cordenação the conference "Art, Culture and Society" as part of doctoral seminars, with allocation of 2.5 units of credit. FMH-UTL. Cruz Quebrada

 

Domínio de especialização/Specialization Domains

Domínio de especialização/Research Domains

Didáticas da Dança [Educativa e teatral (moderno/contemporãneo)], do ponto de vista essencialmente da aprendizagem/ desempenho e interpretação, assim como da articulação e progressão dos conteúdos específicos. O Domínio Pedagógico do Conteúdo (PCK) no âmbito da dança.

Dança e Expressividade

Avaliação em Dança nos três papéis que desempenha: a nível do desempenho/interpretação, da construção/criação, da apreciação/crítica

Dance teaching (educational and theatrical (modern / contemporary), mainly from the standpoint of learning / performance and interpretation, as well as the articulation and progression of specific content. The Pedagogical Content Knowledge (PCK) in dance

Dance and Expression

Assessment in Dance plays three roles: the level of performance / interpretation, construction / creation, appreciation / criticism

 

Actuais interesses de investigação/Actual research interests

Dança-Educação e impacto na formação. Literacia em Dança. Criatividade. Expressividade e experiências criativas do movimento.

Dança como Performance Artística e Inclusão Social.

Dance-Education and training impact. Literacy in Dance. Creativity. Expressiveness and creative experiences of the movement.

Dance and Performance Arts and Social Inclusion.

Among them are several indicators of achievement to date at the above areas

 

Outras competências e actividades/Other skills and activities

Pesquisa, Composição e Criação Coreográfica - perspectivas do criador, do intérprete e do público

Research, Composition and Choreography Creation - perspectives of the creator, the performer and the audience

Participação em projectos/Project Managment and Participation

Participação em projectos de investigação (coordenador/membro de equipas)

- Sumissão em Fevereiro de 2015 ao Concurso da FCT no âmbito do Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico – 2014, na qualidade de Investigadora responsável, Projeto com a referência de Candidatura PTDC/CPC-PER/2887/2014 (em fase de análise).

- Submissão em 2013 de um Projeto ao Concurso da FCT na área dos Estudos Exploratórios, relativo à Dança e Deficiência e seus contextos de Profissionalização e de Formação, na qualidade de Investigadora colaboradora (Avaliação ‘Excelent’, mas sem verba atribuída):

- Submissão em 2012 de um Projeto ao Concurso da FCT na área dos Estudos Exploratórios, relativo à Dança e Deficiência e seus contextos de Profissionalização e de Formação, na qualidade de Investigadora responsável. (Avaliação 'Excelent' e 'Outstanding mas sem verba atribuída).

- Submissão em 2012 de um Projeto para a Fundação Calouste Gulbenkian, na área da "Inovação no Domínio do Ensino Artístico" na qualidade de Investigadora responsável. (Avaliação 'Excelent', mas sem verba atribuída).

- Conclui em 2011 a participação no Projeto, (aprovado pela FCT): “European dance studies in progress: methodologies and interdisciplinarities / Etudes en danse européennes in progress: méthodologies et interdisciplinarités”na qualidade de Investigadora colaboradora do Projecto de intercâmbio bi-lateral no âmbito do programa Pessoa Proj.nº 227433. Além de uma reunião de trabalho no âmbito do Projeto (3 de Junho) participou ainda com uma comunicação “Dance (E)motion – imagery and metaphors”. No Colloque International La transmission du geste en question: processus, expérience, figure… (31 de Maio a 2 de Junho).

- Em 2010 inicia o Projecto, tendo como Entidade parceira: Centre de Recherche sur l’Analyse et l’Interprétation des Textes en Musique et dans les Arts du Spectacle et Section Danse (Master Théories et Pratiques des Arts – Parcours Etudes en Danse) UFR LASH -- Université de Nice Sophia Antipolis. Investigador responsável Prof. Daniel Tércio. - Início da colaboração (reunião de trabalho em Lisboa) com UFR LASH - Université de Nice Sophia Antipolis. Âmbito da Investigação e do Ensino (23 a 25 de Junho 2010). Em Nice (1 a 4 de Dezembrode 2010.

- Em 2008 Submissão do Projecto Redanz no Programa ALFA II, um programa de cooperação entre instituições do Ensino Superior da União Europeia e a América Latina. Estatuto aquando da submissão: Professora colaboradora. Em 2000, na qualidade de Investigador Responsável submete à Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projecto intitulado: “A Dança como actividade de expressão no 1º Ciclo do Ensino Básico – Análise e Prescrição” (FCT/Nº 33590), inserido na área disciplinar de Estudos Artísticos.

 

PROJECTOS DE ÃMBITO DIDÁCTICO-CIENTÍFICO - Do ponto de vista artístico de sublinhar:

- 2014 Janeiro a Junho - Projeto aprovado no Concurso de Apoio a Atividades dos Docentes, Investigadores e pessoal não docente UTL 2013. Projeto a implementar nas faculdades da Universidade de Lisboa;

- 2013 Julho a Dezembro - Projeto aprovado no Concurso de Apoio a Atividades dos Docentes, Investigadores e pessoal não docente UTL 2013. Projeto a implementar nas faculdades da Universidade de Lisboa;

- Em 2012 Co-criação do Grupo de Artes Performativas ‘Experiment(A)rts. FMH;

- Em 2007, a criação coreográfica intitulada "Tempus Incertus", para o Grupo Dançando com a Diferença – Madeira, após 3 semanas de pesquisa e desenvolvimento com os bailarinos (sem e com deficiência).

- Responsável no 2º Curso de Profissionalização em Exercício pela temática 'Didáctica da Dança'. Dirigido a Professores do Conservatório Nacional de Dança. Lisboa: FMH e CND (2009 Abril, Maio);

- Responsável no 1º Curso de Profissionalização em Exercício por 'Didáctica da Dança'.

- Em 2002 destaca-se a realização de um Projecto de Intercâmbio artístico-cultural em Moçambique: Um workshop realizado com os bailarinos da Companhia Nacional de Canto e Dança de Maputo, leccionando Técnicas de Postura e de Stretching, numa iniciativa da CIC, relativamente ao Projecto FICA – Formação e Intercâmbio Cultural e Artístico (Maputo/Moçambique, de 21 de Outubro a 2 de Novembro).

- Desde 2009 é a representante nacional da organização DaCi (“Dance and The Child International”) para o desenvolvimento e pesquisa da dança para crianças e jovens adultos. FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMPLEMENTAR 2010 Participação no “3RD SEMINAR ON HUMAN KINETICS/PERFORMING ARTS/DANCE", Faculdade de Motricidade Humana / UTL. Cruz Quebrada, Portugal. (23 Junho);

- Realização do 1º Seminário “ANÁLISE DE IDEIAS DE INVESTIGAÇÃO” numa parceria entre a Reitoria de Lisboa e a Ideia Puzzle na Reitoria UTL, Auditório Sala EDP (16 de Junho);

- Realização do 2º Seminário de Investigação Interdisciplinar – “O CORPO COMO PROCESSO. PROCESSO DE TRABALHO.” Organização INET-MD – Universidade Católica do Porto (UCP) e Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) - Faculdade de Motricidade Humana (FMH). Porto: UCP (30 de Janeiro)

- 2009 Realização do 1º SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO INTERDISCIPLINAR – MÉTODOS E INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO EM ARTES PERFORMATIVAS” . Organização INET-MD e FMH. Coordenação e direcção científica, Professor Doutor Daniel Tércio. Cruz Quebrada: FMH (26 de Setembro).

- Formadora acreditada pelo Conselho Científico - Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios: A21 - Educação Física, C05 - Didácticas Específicas (DANÇA) e C07 - Inovação Educacional (nº de registo de formador: CCPFC/RFO – 08424/99. Conferido pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. /

Submission in 2015 as the responsible researcher, at FCT - Scientific Research and Technological Development Projects - 2014,. Project reference PTDC / CPC-PER / 2887/2014 (under consideration).

Submission of a Project in 2013 to the FCT - Exploratory Studies - in the area Dance and Disability in Professional and formations contexts, as researcher collaborator. Submission of a Project in 2012 to the FCT - Exploratory Studies - in the area Dance and Disability in Professional and formations contexts, as the researcher responsible. (Evaluation: 'Excelent' and 'Outstanding but without funding).

-Submission of a Project in 2012 to the Calouste Gulbenkian, in the area of "Innovation in the Field of Arts Education" (Feb. 9), as the researcher responsible.

-Concluded in 2011 participation in the Project, (approved by FCT): "European dance studies in progress: Methodologies and interdisciplinarities / Etudes en danse européennes in progress: Methodologies et interdisciplinarités" as a contributor to the Project Researcher bi-lateral exchanges in program Proj.n Person No. 227,433. In addition to a meeting under the Project (June 3) also participated in a communication "Dance (E) motion - imagery and metaphors." In Colloque International La transmission du geste en question: processus, expérience, figure ... (May 31 to June 2). In 2010 starts the project, having as partner Entity: Centre de Recherche sur l'Analyse et de l'Interpretation Textes en Musique dans les Arts et du Spectacle et Danse Section (Master Theories pratiques et des Arts - Parcours Etudes en Danse) UFR LASH - Université de Nice Sophia Antipolis. Investigator Prof. Daniel Tertius. - Top of collaboration (working meeting in Lisbon) with UFR LASH - Université de Nice Sophia Antipolis. Scope of the Research and Education (23-25 June 2010). In Nice (1 to 4 Dezembrode 2010.

-In 2008 Submission Redanz Project ALFA II Program, a program of cooperation between higher education institutions of the European Union and Latin America. Status upon submission: Professor collaborator. In 2000, acting the Coordinator shall submit to the Foundation for Science and Technology, the project entitled: "Dance as an activity of speech in the 1st cycle of basic education - Analysis and Prescription" (FCT / No. 33590), inserted in the subject area of 'Art Studies'.

 

PROJECTS SCOPE OF TEACHING-SCIENCE - From the artistic point of view to emphasize:

-2014 January to Juin Project approved in the 'Concurso de Apoio a Atividades dos Docentes, Investigadores e pessoal não docente. UTL 2014'. To implement in the faculties of Universidade de Lisboa;

-2013 July to December - Project approved in the 'Concurso de Apoio a Atividades dos Docentes, Investigadores e pessoal não docente. UTL 2013'. To implement in the faculties of Universidade de Lisboa;

- In 2012 Creation of the 'Grupo de Artes Performativas ‘Experiment(A)rts. FMH;

- In 2007, the choreography entitled "Tempus incertus" for the Group Dancing with a Difference - Wood, after 3 weeks of research and development with the dancers (with and without disabilities).

- Responsible in the 2nd Course Professional Acting for the theme 'Teaching of Dance'. Aimed at Teachers National Conservatory of Dance. Lisbon: FMH and CND (2009 April, May)

- Responsible in 1st Course Professional Acting for ' Teaching of Dance '.

- In 2002 there is the realization of a project for artistic and cultural exchange in Mozambique: A workshop with the dancers of the National Company of Song and Dance in Maputo, teaching techniques and Stretching Pose, an initiative of CIC, for the Project IS - Training and Artistic and Cultural Exchange (Maputo / Mozambique, from 21 October to 2 November).

- Since 2009 is the national representative organization of Daci ("The Dance and Child International") for the development and study of dance for children and young adults. TRAINING SUPPLEMENTARY 2010 Participation in "3RD SEMINAR ON Human Kinetics / PERFORMING ARTS / DANCE", Faculty of Human Movement / UTL. Cruz Quebrada, Portugal. (June 23) Realization of a Seminar " ANALYSIS OF IDEAS FOR RESEARCH "a partnership between the Dean of Lisbon and the Idea Puzzle on Rectory UTL, Auditorium Room EDP (June 16) Realization of the 2nd Seminar for Interdisciplinary Research -" THE BODY AS A PROCESS. WORK PROCESS. "Organization INET -MD - Catholic University of Porto (UCP) and Centre for Research in Science and Technology of the Arts (AQ) - Faculty of Human Kinetics (FMH). Port: UCP (January 30) 2009 Completion of 1st Seminar for Interdisciplinary Research - METHODS INSTRUMENTS AND RESEARCH Performing Arts. "Organization and INET-MD FMH. Coordination and scientific direction, Professor Daniel Tertius. Cruz Quebrada, FMH (September 26). Trainer accredited by the Scientific Council - Teaching in the Lifelong Learning areas and areas : A21 - Physical Education C05 - Specific Didactics (DANCE) and C07 - Educational Innovation (No registration trainer: CCPFC / RFO - 08 424/99. Awarded by the Council of Scientific and Pedagogical Training Unit.

 

Publicações/Publications

Livros (editor)

MONTEIRO, E.& alves, MJ (2011). Livro de Atas do SIDD2011 Seminário Internacional Descobrir a

Dança / Descobrindo através da Dança. E. Monteiro, MJ Alves (Eds). (10-13 Novembro 2011). FMH. ISBN 978-972-735-181-7

Moura, M.& MONTEIRO, E. (editores, Abril de 2009). DVD Dança em Contextos Educativos. 2º Curso de Pós Graduação. FMH.

Moura, M. & MONTEIRO, E. (editores, 2007). Dança em Contextos Educativos. FMH edições. Cruz Quebrada.

Artigos em Revistas

Lebre, P., MONTEIRO, E., Amoedo, H., & Martins, R. (2014) – A Inteligência Emocional, Competências Sociais e Traços Psicológicos de estudantes universitários de Dança e Reabilitação Psicomotora. ? In

Revista Portuguesa de Educação Artística, 4, 53-64

Leandro, C., MONTEIRO, E. & Melo, F. (2014) – A Dança Criativa na Escola: dançar com a Matemática? In

Revista Portuguesa de Educação Artística, 4, 43-51

MONTEIRO, E. (2007) – Avaliação em dança – Um determinado olhar. In Dança em Contextos Educativos. Margarida Moura e Elisabete Monteiro Ed. FMH edições. Cruz Quebrada, 71-80. MONTEIRO, E. (2007) – Experiências Criativas do Movimento: Infinita curiosidade. In Dança em Contextos Educativos. Margarida Moura e Elisabete Monteiro Ed. FMH edições. Cruz Quebrada, 179-191.

Publicações em actas de encontros científicos

- MONTEIRO, E. (2015). Pedagogia da Dança – paradoxos de um paradigma? In Actas do Congresso Internacional 2015 As Artes e as Ciências em Diálogo. I. Leão, M. Mendes &S.Lira (Eds.). Porto: Portugal, e.book, pp. 219-227-e-ISBN 978-989-8734-04-4

- MONTEIRO, E. (2014). Não basta ter Dança nas Escolas. In Congresso Internacional As Artes na Educação. J. Pereira, M. Vieites & M.Lopes (Eds.). Amarante: Portugal, pp. 129-140.

- MONTEIRO, E. (2013). They say I have to be creative but I’m stuck on my choreographic Process (Lecture-Demonstration). In NOFOD/SDHS/NTNU 2013 Joint Conference Dance ACTions – Traditions and Transformations. (8-11 June). Trondheim: Norway. In Proceedings, p. 61.

- Xavier, M. & MONTEIRO, E (2013). Criação Coreográfica Contemporânea – Percursos no singular. Revista Convergências – Revista de Investigação e Ensino das Artes.URL.: http://convergencias.esart.ipcb.pt/artigo/158

- Leandro, C., MONTEIRO, E. & Melo, F. (2012) “A Dança na Educação: dançar para aprender?”. II Encontro Internacional sobre Educação Artística (ei2_ea). Comissão Organizadora do 2EI_EA (org). i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (Editor). e.book., pp.146-151.

URL: http://eiea.identidades.eu/pt-pt/node/7

- Leandro, C., MONTEIRO, E. & Melo, F. (2012). Dança como expressão artística na escola. Sessões de âmbito interdisciplinar no 1.º CEB . In E. Monteiro, & M. J. Alves (Eds.), Livro de Atas do SIDD 2011, Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança, FMH, 10-13 NOV 2011 (pp. 257-273). [CD-ROM]. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições. ISBN 978-972-735-181-7.

- MONTEIRO, E. (2012). Ensino Aprendizagem da Dança – que desafios? In A. Macara, A. P. Batalha & K. Mortari (Eds.), livro de atas da Conferência internacional 2012, Corpos (Im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 86-93). [CD-ROM]. Cruz-Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições. ISBN 978- 972-735-185-5

- Xavier, M & MONTEIRO, E. (2012). (Re)pensar o ensino da Composição Coreográfica. In A. Macara, A. P. Batalha & K. Mortari (Eds.), livro de atas da Conferência internacional 2012, Corpos (Im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 203-210). [CD-ROM]. Cruz-Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições. ISBN 978- 972-735-185-5

- Leandro, C., MONTEIRO, E. & F. (2012). Saber x (Dança + Matemática) = Aprender². In A. Macara, A. P. Batalha & K. Mortari (Eds.), livro de atas da Conferência internacional 2012, Corpos (Im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 203-210). [CD-ROM]. Cruz-Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições. ISBN 978- 972-735-185-5,

- Amoedo, H., Lebre, A. P. & MONTEIRO, E. (2012). (In)capacidades e (in)sucessos na dança: que direito à diferença. In A. Macara, A. P. Batalha & K. Mortari (Eds.), livro de atas da Conferência internacional 2012, Corpos (Im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 143-147). [CD-ROM]. Cruz-Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições. [CD-ROM]: p.582-592. Braga. Edição: Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. ISBN 978- 972-735-185-5

- MONTEIRO, E. (2012). ‘Brincar’ à Dança. In E. Monteiro, & M. J. Alves (Eds.), Livro de Atas do SIDD 2011, Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança, FMH, 10-13 NOV 2011 (pp. 197-209). [CD-ROM]. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições. ISBN 978-972-735-181-7

- Leandro, C., MONTEIRO, E. & Melo, F. (2012). Dança como expressão artística na escola. Sessões de âmbito interdisciplinar no 1.º CEB . In E. Monteiro, & M. J. Alves (Eds.), Livro de Atas do SIDD 2011, Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança, FMH, 10-13 NOV 2011 (pp. 257-273). [CD-ROM]. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições. ISBN 978-972-735-181-7.

- MONTEIRO, E. (2012). Assessment in Dance: unlikely complicity? In S. M. Fernández, P. Roxo, & I. Iglésias (Eds.), Proceedings of the XI SIBE (Iberian Society for Ethnomusicology) Conference, Musics and Knowledge in Transit, Lisbon 2010 (pp. 1-5). Lisboa: SIBE. ISBN 978- 972-735-185-5

- MONTEIRO, E., Alves, M. J., Moura, M., & Leandro, C. (2012). Dançar para aprender a descobrir - Quatro lados de um círculo?. In S. M. Fernández, P. Roxo, & I. Iglésias (Eds.), Proceedings of the XI SIBE (Iberian Society for Ethnomusicology) Conference, Musics and Knowledge in Transit, Lisbon 2010 (pp. 1-2). Lisboa: SIBE. ISBN 978- 972-735-185-5

- Gehres, A., MONTEIRO, E. & Alves, M. (2011) “A dança no ensino nos programas nacionais do Brasil e de Portugal: um estudo comparativo.” In B. Pereira & G. Carvalho (Coord.) Atas do VII Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde - A actividade física promotora de saúde e de desenvolvimento pessoal e social. Instituto de Educação - Universidade do Minho, 19-22 Julho 2011. [CD-ROM]: p.560-569. Braga. Edição: Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC.

- Leandro, C., MONTEIRO, E. & Melo, F. (2011) “Dança e Educação: uma proposta de aprendizagem interdisciplinar no 1.º ciclo do ensino básico”. In B. Pereira & G. Carvalho (Coord.) Atas do VII Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde - A actividade física promotora de saúde e de desenvolvimento pessoal e social. Instituto de Educação - Universidade do Minho, 19-22 Julho 2011.

- MONTEIRO, E. (2011). Cultural Appropriation in ERASMUS Dance students – which chalenges? In Proceedings of Sharing Cultures 2011 - the 2nd International Conference on Intangible Heritage. Sérgi Lira, Rogério Amoêda & Cristina Pereira Eds. Barcelos: Green Lines Institute for Sustainable Development, 227-233.

- MONTEIRO, E. (2011). “How dance students feel space? – A case study”. In Proceedings 10th International Conference Spacing Dance(s) – Dancing Space(s), NOFOD. S. Ravn (Ed). Odense: NOFOD and University of Southern Denmark.- Dinamarca (27 a 30 de Janeiro), 146-154.

- MONTEIRO, E. (2009). Dance Literacy Skills. DaCi Conference Proceedings – Cultures Flex: Unearthing Expressions of the Dancing Child. 11Th Ed. Kingston-Jamaica, (2-8 August), 73-84. Vide http://www.daci.org/uploads/document/files/monteiro-en.pdf

- Alves, M., MONTEIRO, E. & Moura, M. (2009). Culture as Performance – Dance as a hibryd experience . In DaCi Conference Programme Guide – Cultures Flex: Unearthing Expressions of the Dancing Child. Kingston-Jamaica, 84. MONTEIRO, E. (2006). Contemporary Dance Teaching – relevant learning objectives and learning outcomes perception. In DaCi Conference Programme Guide – Colouring Senses. 10th Ed. Hague-Netherlands (2-8 July), 11.

- MONTEIRO, E. (2006) – (A)Casos. In Actas do Seminário Internacional Dança e Movimento Expressivo. Ana Macara e Ana Paula Batalha Ed. FMH edições. Cruz Quebrada, 66. ISBN 978-84-15429-34-4

- MONTEIRO, E. (2002). Is it possible to Evaluate Technical Proficiency and Expressive Skills in Dance

Context? Dance Research Society Journal. School of Community Health & Sport Studies, Health

Studies Faculty – Auckland University of the Technology, 58–75.

- MONTEIRO, E. (2001). Technical Proficiency and Aesthetic Ability – What describers? Proceedings Australia New Zealand Dance Research Society Forum. School of Community Health & Sport Studies, Health Studies Faculty – Auckland University of the Technology, 81–92.

Outras publicações

MONTEIRO, E. (2004). As Qualidades Expressivo-Formais na Técnica de Dança. In: Estudos de Dança. Ana Paula Batalha Ed. FMH edições. Cruz Quebrada, 31-42.

Claro, E. & MONTEIRO, E. (2004). A Emoção no espectáculo de Dança: Uma Construção Metodológica. In: Estudos de Dança. Ana Paula Batalha Ed. FMH edições. Cruz Quebrada, 63-74.

MONTEIRO, E (2002). Is it possible to Evaluate Technical Proficiency and Expressive Skills in Dance

Context? Dance Research Society Journal. School of Community Health & Sport Studies, Health

Studies Faculty – Auckland University of the Technology. pp. 58–75.

MONTEIRO, E. (2001). Technical Proficiency and Aesthetic Ability – What describers? Proceedings Australia New Zealand Dance Research Society Forum. School of Community Health & Sport Studies, Health Studies Faculty – Auckland University of the Technology. pp. 81–92.

Em preparação/In preparation

Leandro, C., MONTEIRO, E. & Melo, F. (2014). Creative dance and Mathematics in Portuguese primary education: Can children learn math through dance?  Journal Of Physical Education Recreation & Dance (JOPERD) (submetido em Setembro de 2014)

Varregoso, I; MONTEIRO, E.; Rodrigues, J. ; Franco, S. & Alves, S. (2014). DançarVivências Contemporâneas na Comunidade. Em Revista Crítica de Ciências Sociais (submetido em Julho de 2014)

 

Comunicações

Comunicações orais por convite/Invited Talks

MONTEIRO, E. (2014). Dança Contemporânea Inclusiva: o singular, o plural e o transitório. Conferência DEART - UFRN. (1 Dezembro). Natal: Brasil

MONTEIRO, E. (2014). Não basta ter dança nas Escolas. In I Congresso Internacional – AS Artes na Educação. (16 de Novembro). Amarante: Portugal

MONTEIRO, E. (2014). DaCi Portugal – Challenges and Constraints. In 2nd International Dance Pedagogy Conference. (10-12 October). Velenje, Eslovénia

MONTEIRO, E. (2011). Moderação da Conferência “Arte, Cultura e Sociedade” no âmbito dos Seminários de Doutoramento, (2,5 créditos). Julho. FMH-UTL. Cruz Quebrada

MONTEIRO, E. (2006) – Apenas dançar. Comunicação Poster no painel Actividade Física e Recreação no XI Congressso Ciências do Desporto e Educação Física dos países de língua portuguesa. São Paulo. Brasil. (6 a 9 de Agosto). MONTEIRO ROBALO, E. (1998) - Assessment in Technical Dance Context. Encontro Internacional "Continentes em Movimento - Novas Tendências para o Ensino da Dança", inserido no tópico de debate Avaliação e Apreciação no Ensino da Dança.

MONTEIRO, E. (1992) - Evaluation - What? How? We must look deeply. Conferência Internacional "Dança: Cursos e Discursos" (Lisboa: ACARTE - Sala Polivalente (Fevereiro). MONTEIRO, E. (1992) - As variáveis técnico-expressivas na avaliação em Dança. Conferência Nacional do Ensino Artístico, organizada pelo Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, intitulada "(Porto: Fórum da Maia, Outubro).

MONTEIRO, E (2010). “Dança – um campo emergente de conhecimentos?” Prelectora Convidada no 1º Encontro Regional do Ensino Artístico – Funchal (14 e 15 de Setembro).

MONTEIRO, E. (2006). “Pedagogia – Dança Formal”. Programa ERASMUS. Universidad de Léon, Facultad de Ciências de la Actividad Física y del Deporte. (17 a 20 de Outubro).

MONTEIRO, E. (2006)– “Dança Contemporânea”. Jornadas de Puertas Abiertas en Expressión e Danza. Programa ERASMUS. Universidad de Léon, Facultad de Ciências de la Actividad Física y del Deporte. (17 a 20 de Outubro).

MONTEIRO, E. (2002), integrando o painel como Prelectora Convidada “Haverá especificidades na Avaliação em Artes? No Encontro das Áreas Artísticas na Educação ” na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (25 a 28 de Setembro)

MONTEIRO, E. (2002), na qualidade de Prelectora Convidada No II Forum de Dança – "Dança. Valorização do diálogo possível entre Praxis e Teoria?” integrando o painél como Convidada “Panorama da dança Contemporânea. Visão Pedagógica, Científica e Artística”, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil (15 a 18 de Agosto).

Comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais, Conferências e Palestras

- Varregoso, I, MONTEIRO, E., Rodrigues, J., Alves, S. & Franco, S. (2014). Contextos Informais de Ensino da Dança. In Congresso “Investigação, Inovação e Tecnologia: novos desafios”, 6 de fevereiro 2014. ESS/CIIP Santarém.

- Rodrigues, J., Franco, S., Alves, S., MONTEIRO, E. & Varregoso, I. (2013). Comunicação Não-Verbal dos Professores de Dança em contexto informal. In III Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto – Contextos e Constrangimentos. Forúm de Arte e Cultura de Espinho, 18 e 19 de outubro de 2013.

- MONTEIRO, E. (2013). "They say I have to be creative but I'm stuck on my choroegraphic process" in The 22nd SRA-E Conference 'Dance ACTions - Traditions and Transformations' (8-11 June), 2013 Trondheim Norway;

- MONTEIRO, E. (2012). “Imagery – a tool for learning dance” in Dance and the Child International (daCi) and the World Dance Alliance (WDA). ‘Dance, young people and change’ (14 – 20 July), 2012. Taipei National University of the Arts;

- Leandro, C., MONTEIRO, E. & Melo, F. (2012) “A Dança na Educação: dançar para aprender?”. II Encontro Internacional sobre Educação Artística (ei2_ea) – Acerca da implicação da acção na construção de narrativas contemporâneas. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Porto. 2-4 Abril 2012

- Manzoni, A. & MONTEIRO, E. (2011). Descobrindo o Ensino da Dança Vocacional em Portugal. In Seminário Internacional Descobrir a Dança/Descobrindo através da Dança. (10 a 13 de Novembro). Portugal: UTL-FMH;

- MONTEIRO, E. (2011). “Brincar à Dança”. Lecture-demonstration ‘Seminário Internacional Descobrir a Dança/Descobrindo através da Dança’ (SIDD). Faculdade de Motricidade Humana, Cruz Quebrada (10 a 13 de Novembro);

- MONTEIRO, E. (2011). “Dance (E)motion – imagery and metaphors”. No Colloque International La transmission du geste en question: processus, expérience, figure… (31 de Maio a 2 de Junho)

- MONTEIRO, E. (2011). “How dance students feel space? – A case study”. Na 10th International Conference Spacing Dance(s) – Dancing Space(s), NOFOD. Odense, Dinamarca ( 27 a 30 de Janeiro).

- MONTEIRO, E. (2011). “Cultural Appropriation in ERASMUS dance students – which challenges?” In the 2nd International Conference on Intangible Heritage.Tomar, Portugal (3 a 6 de Julho).

- MONTEIRO, E. (2011). “How dance students feel space? – a case study”. Na 10th International Conference Spacing Dance(s) – Dancing Space(s), NOFOD. Odense, Dinamarca ( 27 a 30 de Janeiro).

- MONTEIRO, E. (2010). “Avaliação em Dança: improvável cumplicidade?”. Comunicação no Congresso Músicas e Saberes em trânsito SIBE INET-MD. Integrando o painel ‘Dançar para aprender a descobrir - Quatro lados de um círculo?’ Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, Portugal (27 a 31 de Outubro).

- MONTEIRO, E. (2010). Dance – Ways of Knowing? In Book of Abstracts. 25Th ICCP World Play Conference Children’s Play: New Goals for the Future. (C. Neto, A. Pessanha , J. Gills Eds). Cruz Quebrada: FMH Edições.143.

- MONTEIRO, E. (2006). Contemporary Dance Teaching – relevant learning objectives and learning outcomes perception. In DaCi Conference Programme Guide – Colouring Senses. 10th Ed. Hague-Netherlands (2-8 July), 115;

- MONTEIRO, E. (2006) – Tratar por ‘Tu’ a Dança. 1º Seminário de Actividades Rítmicas e Expressivas da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Campus Universitário de Almada.(24 e 25 de Maio);

- MONTEIRO, E. (2006) – (A)Casos. Seminário Internacional Dança e Movimento Expressivo. FMH. Cruz Quebrada.(26 a 29 de Abril);

- MONTEIRO, E. (2005) - Percepção dos Objectivos e dos Ganhos de Aprendizagem no Ensino da Dança Contemporânea no âmbito Amador. 20º Congresso Internacional de Educação Física da FIEP. Foz de Iguaçu, Brasil. (15 a 19 de Janeiro);

- MONTEIRO, E. (2004) integrado no Intensive Project “Dance Extensions for Universities– Fusions” apresenta a lecture intitulada “Evaluation in Dance... why? Is it worth?”, na FMH, Universidade Técnica de Lisboa (11 de Junho).

- MONTEIRO, E. (2002) - Que Dança na Escola?”, integrado no Forum Territórios da Dança, no âmbito das X Jornadas de Cultura Popular, e fazendo parte do painel “Os Mapas da Memória Colectiva – a Educação pela Dança”. (Coimbra 5 de Abril).

- MONTEIRO, E. (2001) - Is it possible to Acess Technical Proficiency and Aesthetic Ability in Dance Context? AIESEP (Funchal, Madeira 22 a 24 de Novembro).

- MONTEIRO, E. (2001) - Technical Proficiency and Aesthetic Ability- What Describers. Australia-New Zealand Forum 2001- Dance Society Research. (Auckland, Nova Zelânida 8 a 21 de Outubro).

- MONTEIRO Robalo, E. & Silva, P. (1999) - A Dança na Escola – 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. 7º Congresso de Educação Física e Ciências do Esporte dos Países de Língua Portuguesa. (Florianópolis/Brasil: Best Western Castelmar Hotel, Agosto).

- MONTEIRO Robalo, E. (1999), ‘Lecture-Demonstration Let Curiosity Lead the Way' Sessão de “Play and the Arts” no XIV IPA World Conference of The International Association for the Child’s Right to Play– The Community of Play. (Lisboa: FMH, Junho).

- MONTEIRO Robalo, E. (1999) - Dança: Que Futuro Profissional? Comunicação integrada no VIII Mês Cultural da Faculdade de Motricidade Humana, por convite da Associação de Estudantes (Lisboa: FMH, Março).

- MONTEIRO Robalo, E. (1997). This is What Learning Dance is about - Reflection Clues" . 7 th International Dance and the Child Conference: The Call of Florests and Lakes” (Kuopio: Julho/Agosto).

- MONTEIRO Robalo, E. (1997) Que Aprendizagem?. Seminário Internacional "Coreografia no Ensino da Dança". (Lisboa: FMH, Abril).

- MONTEIRO Robalo, E. (1996) - Avaliação em Dança. "III Seminário Internacional Análise(s) da Dança” (Lisboa: FMH, Unidade Científico-Pedagógica de Dança, Maio/Junho).

- MONTEIRO Robalo, E. (1996) Expressiveness Formal Qualities on Dance Technique. Construction, Validation and Application of an Assessement Instrument. “AIESEP 96’ International Seminar “ (Lisboa: Culturgest, Novembro).

- MONTEIRO Robalo, E. (1996). As Qualidades Expressivas-Formais na Técnica de DançA. "VI Congreso Galego de Educatión Física e Deporte” (La Coruña, INEF, Junho).

- MONTEIRO Robalo, E. (1993) - Dança - que avaliação. Seminário "Pedagogia da Dança: Problemas e Perspectivas". Seminário organizado ao abrigo do PIC-ERASMUS (Lisboa: FMH, Unidade Científico-Pedagógica de Dança, Setembro).

- MONTEIRO Robalo, E. (1993) - Evaluation in Dance - Reflexion Clues. Dirigido aos estudantes do curso ´Formation Enseignants Danse´ (Louvain-la-Nueve, Institut d'Éducation Physique et de Réadaptation de l´Université Catholique de Louvain, Setembro).

- MONTEIRO Robalo, E. (1992). "As variáveis técnico-expressivas na avaliação em Dança". Comunicação-Poster na "Conferência Nacional do Ensino Artístico", organizada pelo Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, intitulada (Porto: Fórum da Maia, Outubro).

- MONTEIRO Robalo, E. (1992). "Evaluation - What? How? We must look deeply". Conferência Internacional "Dança: Cursos e Discursos" (Lisboa: ACARTE - Sala Polivalente, UTL-FMH, Unidade Científico-Pedagógica de Dança, Fevereiro).?

Comunicações em painel ("poster")

- MONTEIRO, E. (2013). Pensar uma flor. No XII Congresso Brasileiro de Psicomotricidade (12 a 15 de setembro) - Campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Brasil

- Lebre, P., MONTEIRO, E., Martins, R. Amoedo, H. (2013). Transformações na capacidade de agir, sentir expressar e refletir do estudante universitário de Psicomotricidade e de Dança. No XII Congresso Brasileiro de Psicomotricidade (12 a 15 de setembro) - Campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Brasil

- Amoedo, H. MONTEIRO, E., Lebre, P. (2013). Da Roda Viva Cia. de Dança ao Grupo Dançando com a Diferença: Brasil e Portugal na rota da inclusão através da Dança. No XII Congresso Brasileiro de Psicomotricidade (12 a 15 de setembro) - Campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Brasil

- MONTEIRO, E. (2010). “Avaliação em Dança: improvável cumplicidade?”. Congresso Músicas e Saberes em trânsito SIBE INET-MD. Integrando o painel ‘Dançar para aprender a descobrir - Quatro lados de um círculo?’. Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, Portugal (27 a 31 de Outubro).

 

Experiência na orientação

Orientação de Pós-Doutoramentos/Advisor of Pos-doctoral Projects

Dissertação de Pós doutoramento (pos-doc) do Professor Doutor Edson Claro “A EXPRESSIVIDADE HUMANA NA ARTE DE DANÇAR: O ESPECTÁCULO DE DANÇA E A APRECIAÇÃO NOS BASTIDORES, NO PALCO E NA PLATEIA”. (Março de 2002).

Teses defendidas/Defended Theses

Doutoramento/Ph.D.

- Doutoramento no ramo de Motricidade Humana na especialidade de Dança (PhD Study) da Mestre Maria João Fernandes do Nascimento Alves, com a dissertação intitulada, “ENSINO E APRENDIZAGEM DE DANÇA MODERNA: ESTRATÉGIAS DE ESTRUTURAÇÃO DA PRÁTICA E DESEMPENHO MOTOR EM HABILIDADES SEQUENCIADAS DE DANÇA". Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada. (10 de Outubro de 2007)

Mestrado/Master

- Dissertação de Mestrado (Master Study) “PROCURANDO OS PRIMEIROS PASSOS DA DANÇA NFANTIL – CENTRO DE DANÇA PRIMEIRO ATO, MINAS GERAIS”. Daniela Amorim. Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada (24 de Julho de 2014);

- Dissertação de Mestrado (Master Study) “O ENSINO ARTÍSTICO VOCACIONAL DA DANÇA EM PORTUGAL – DIFERENÇAS E SIMILITUDES NO ESPAÇO EUROPEU”. Ana Mazonni. Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada. (12 de Janeiro de 2012)

- Dissertação de Mestrado (Master Study) “A EXPRESSIVIDADE DO CORPO-SUJEITO NA COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA: UM ESTUDO DE CASO”. Aline Veiga Loureiro. Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada. (21 de Dezembro de 2010);

- Dissertação de Mestrado (Master Study)”DANÇA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CEILÂNDIA-DF/Brasil”. António Marcos Santos. Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada (9 de Novembro de 2007). Este estudo foi apoiado por bolsa da Fundação Carlos Chagas;

- Dissertação de Mestrado (Master Study) “O ENSINO ARTÍSTICO DA DANÇA EM PORTUGAL – AO ENCONTRO DAS ESCOLAS VOCACIONAIS". Ana Isabel Pereira e Silva Marques Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada (30 Março de 2007);

- Dissertação de Mestrado (Master Study), "ESTUDO COMPARATIVO DE DUAS METODOLOGIAS DE ENSINO DA DANÇA VOCACIONAL NO CONTEXTO DA TÉCNICA DE DANÇA CLÁSSICA-NÍVEL ELEMENTAR". Vera Amorim. Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada (14 de Março de 2006);

- Dissertação de Mestrado (Master Sudy) “PERCEPÇÃO DOS OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA, NO ÂMBITO AMADOR”. Patrícia Alexandra Santos Apolinário Varela. Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada (12 Fevereiro de 2004);

- Dissertação de Mestrado (Master Study), com a dissertação intitulada ""DANÇA INCLUSIVA EM CONTEXTO ARTÍSTICO – ANÁLISE DE DUAS COMPANHIAS" José Henrique Amoedo Barral. Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada (12 de JULHO de 2002);

- Dissertação de Mestrado (Master Study) "AVALIAÇÃO DA DANÇA NO ENSINO SECUNDÁRIO - CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO". Albina Odete da Fonseca. Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada (18 de Janeiro de 1999);

- Dissertação de Mestrado (Master Study) “O PERFIL DE COMPORTAMENTOS DE INTERACÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA MODERNA NA VIA VOCACIONAL". Maria João do Nascimento Alves. Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada. (27 de Novembro de 1998);

- Dissertação de Mestrado (Master Study) "AS DANÇAS SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR - DETECÇÃO DE ERROS NA FASE DE APRENDIZAGEM". Maria da Conceição da Silva Rosado. Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada. (27 de Novembro de 1998);

- Dissertação de Mestrado (Master Study)."DANÇA INCLUSIVA EM CONTEXTO ARTÍSTICO - ANÁLISE DE DUAS COMPANHIAS". Hrenrique Amoedo. Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada. (12 de Julho de 2002);

- Mestrado em Performance Artística/Dança (Master Sudy) de Ana Isabel Cruz Ferreira, com a dissertação intitulada "PRODUÇÃO ARTÍSTICA EM DANÇA - AVALIAÇÃO DOS ELEMENTOS TÉCNICO-ARTÍSTICOS" (15 de Abril de 1999);

- Mestrado em Performance Artística/Dança (Master Study) de Carla Maria Teixeira com a dissertação intitulada "CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO DA DANÇA NO 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO DO DISTRITO DE LISBOA" (18 de JANEIRO de 1999);

- Mestrado de Albina Odete da Fonseca em Performance Artística/Dança (Master Study), com a dissertação intitulada "AVALIAÇÃO DA DANÇA NO ENSINO SECUNDÁRIO - CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO"(18 de Janeiro de 1999);

- Mestardo em Performance Artística/Dança (Master Study) de Maria João do Nascimento Alves, com a dissertação intitulada "“O PERFIL DE COMPORTAMENTOS DE INTERACÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA MODERNA NA VIA VOCACIONAL". Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada. (27 de Novembro de 1998);

- Mestrado em Performance artística / Dança (Master Study) de Maria da Conceição da Silva Rosado, com a dissertação intitulada "AS DANÇAS SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR - DETECÇÃO DE ERROS NA FASE DE APRENDIZAGEM". Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada. (27 de Novembro de 1998);

- Actualmente orienta 1 tese de doutoramento, (PhD Study in Progress) com o título provisório “A DANÇA COMO EXPRESSÃO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO - CONTRIBUTOS PARA A APRENDIZAGEM INTEGRADA ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE CRIATIVA". (Bolsa FCT-Protec). Co-Orientação Prof. Filipe Melo. Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada (entrega prevista em Dezembro de 2013).

- Atualmente inicia a orientação de uma tese de Doutoramento (PhD in Progress) de Madalena Xavier, na área da Composição Coreográfica (Projeto aprovado)

Orientação de Teses de Doutoramento a decorrer/Advisor of Ph.D. Theses (in progress)

- Actualmente orienta a doutoranda Cristina Rebelo Lenadro, (PhD Study in Progress) com o título provisório “A DANÇA COMO EXPRESSÃO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO - CONTRIBUTOS PARA A APRENDIZAGEM INTEGRADA ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE CRIATIVA" (co-Orientação Prof. Filipe Melo). Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada (Entregue em Dezembro de 2014, aguarda defesa pública).

- Atualmente orienta a doutoranda Madalena Xavier (PhD in Progress), com o Projeto aprovado em Junho de 2012, com o título provisório “MÉTODOS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO COREOGRÁFICA – O CORPO DO INTÉRPRETE DE DANÇA CONTEMPORÂNEA” (conclusão prevista para 2015).

- Atualmente orienta o doutorando Henrique Amoedo (PhD in Progress) com o Projeto aprovado em Junho de 2014, com o título provisório de “DANÇANDO COM A DIFERENÇA – CONCEITOS, NARRATIVAS E IMPACTO NUMA VISÃO CALEIDOSCÓPICA”. (conclusão prevista para 2016).

- Inicia a orientação de uma tese de doutoramento de Deborah Kramer. Submissão do Projeto para aprovação em Dezembro de 2014.

- Inicia a orientação de doutoramento de João Fernandes. (Dezembro de 2014)

- É ainda co-orientadora das doutorandas Isabel Maria Neves (Universidade de Lisboa- Intituto de Educação) e de Ana Isabel Silva Marques (Universidade Nova de Lisboa)

 

Arguições/Main Discussant in Masters and Doctoral Defense Committees

Doutoramento/Ph.D

- 2014, na qualidade de arguente integra o júri de Evanize Romarco, com a dissertação intitulada “Dança e educação somática: a aplicação do método GDS para o aprimoramento do movimento expressivo e performático em Dança”. (16 de dezembro). Universidade de Lisboa- Faculdade de Motricidade Humana.

- 2013, na qualidade de arguente principal integra o júri de Maria Auxiliadora Monteiro, com a dissertação intitulada “níveis de flexibilidade, hidropoxilina e força muscular abdominal em bailarinas submetidas à técnica de dança moderna de martha graham”. (31 de Maio). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real.

Mestrado/Master

- 2014, integra o júri como arguente principal, de Ana Filipa Manaia do Vale, com a dissertação intitulada “A INTERDISCIPLINARIDADE NO 2º CICLO DO ENSINO REGULAR E ENSINO VOCACIONAL DE DANÇA NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE EXPRESSÃO CRIATIVA NA ESCOLA DE DANÇA DO ORFEÃO DE LEIRIA”. (11 de Dezembro). Escola Superior de Dança. Lisboa

- 2014 Presidente de Júri, de Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas, com a dissertação intitulada “COORDENAÇÃO INTERPESSOAL EM PARES DE DANÇA DESPORTIVA EM SITUAÇÃO DE COMPETIÇÂO”. (24 de Julho). Universidade de Lisboa- Faculdade de Motricidade Humana.

- 2014 Integra o júri como arguente principal, de Sara Carina Fernandes Teixeira, com a dissertação intitulada “INTERVENÇÃO PESICOMOTORA NAS PERTURBAÇÕES DO ESPETRO DO AUTISMO NA APPDA-LISBOA”. (23 de Maio). Universidade de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana. Lisboa.

- 2013, integra o júri como arguente principal, de Patrícia Rosa Gonçalves Silva, com a dissertação intitulada “A METÁFORA E A IMAGEM: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA AULA DE TÉCNICA DE DANÇA MODERNA COM OS ALUNOS DOS 2º 3º ANOS DO ENSINO VOCACIONAL NA ACADEMIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE SETÚBAL”. (18 de Dezembro). Escola Superior de Dança. Lisboa

- 2013, integra o júri como arguente principal, de Mariana Filipa Cunha Aguiar, com a dissertação intitulada “AS EMOÇÕES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DOS ALUNOS DE 3º CICLO, NO ÂMBITO DA COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA, NA ESCOLA VOCACIONAL DE DANÇA DAS CALDAS DA RAINHA”. (20 de Novembro). Escola Superior de Dança. Lisboa

- 2013, integra o júri como arguente principal, de Mariana Morgado de Oliveira Leite, com a dissertação intitulada “EXPRESSIVIDADE E EXPRESSÃO NAS AULAS DE TÉCNICA DE DANÇA CLÁSSICA”. (23 de Outubro). Escola Superior de Dança. Lisboa

- 2013, integra o júri como arguente principal de Ana Isabel da Silva Falcão Sales, com a dissertação intitulada “REABILITAÇÃO PSICOMOTORA E MOVIMENTO EXPRESSIVO – EFEITOS DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PSICOMOTORA”. (26 de Junho). Universidade de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana. Lisboa.

- 2013, integra o júri como arguente principal, de Sandra Isabel Vieira Sanches Alves, com a dissertação intitulada “A DANÇA NO CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO”. (22 de Março). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Faculdade de Educação Física e Desporto. Lisboa.

Comissão de Acompanhamento das teses de doutoramento (CAT)/Monitoring Committee of the PhD thesis

- CAT de duas doutorandas: Sofia Carvalheiro (orientação do Prof. Doutor Luis Xarez) e de Maria Aparecida Cravo (orientação da Profª Doutora Ana Macara. Daculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada.

Júris/Evaluation Committees for promotion and equivalences

- 2014. Integra a equipa de avaliação e é responsável pela elaboração do Relatório de avaliação do Mestrado em Coreografia, da responsabilidade do Departamento de Dança da Klaipéda University, Vilnius, Lituânia (3 a 7 de Fevereiro)

- 2006. Júri para a apreciação e avaliação dos Projectos Pontuais para a Dança e Transdisciplinares, a nível nacional, organizado pelo Instituto das Artes.

- 2004 Júri para a apreciação e avaliação dos Projectos Pontuais para a Dança e Transdisciplinares, para a região do Algarve, organizado pelo Instituto das Artes.

 

Ações de formação de curta duração/ short courses

Intervenção Profissional Complementar/ Other Professional Actions

- 2015 (6 e 7 de Fevereiro). 4 Workshops  de DANÇA CONTEMPORÂNEA ministrados aos Cursos Básico e Secundário do Ensino Artístico de Dança. Organização numa parceria entre a Escola de Dança do Funchal e a ASSOCIAÇÃO DOS Amigos de Arte Inclusiva Dançando com a Diferença. Funchal: Madeira

- 2014 (1 a 5 de Dezembro). Workshop ‘DANÇA CRIATIVA INCLUSIVA: QUE SIGNIFICADO? Organização UFRN – Natal, Brasil

- 2014 (11 de Julho). Intervenção/Comunicação no ‘ENCONTRO NORMAL COM A DIFERENÇA’. Organização de Clara Andermatt, Lisboa

- 2014 (26 a 29 de Junho). Intervenção/docência no âmbito da dança criativa no ‘SUMMER WORKSHOP OF DANCE EDUCATION FOR CHILDREN’. Tainan, Taywan

- 2011 (29 e 30 de Abril) - Responsável pelo atelier de Dança integrado na Comemoração do DIA MUNDIAL DA DANÇA terminando com a apresentação pública no Teatro Angrense do trabalho realizado, sob a organização da Câmara Municipal da Terceira, Açores

- 2010 (14 e 15 Setembro) – Formar e transformar o movimento e o gesto. Convite para ser responsável pelo Ateliê integrado no 1º ENCONTRO REGIONAL DO ENSINO ARTÍSTICO, Funchal

- 2010 (30 de Janeiro) – 2º SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO INTERDISCIPLINAR – O Corpo como processo. Processo de Trabalho. Organização INET-MD – Universidade Católica do Porto (UCP) e Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) - Faculdade de Motricidade Humana (FMH). Cruz Quebrada

- 2009 (26 de Setembro) - 1º Seminário de Investigação Interdisciplinar – Métodos e Instrumentos de Investigação em Artes Performativas. Organização INET-MD e FMH. Coordenação e direcção científica, Professor Doutor Daniel Tércio

- 2009 (6 de Maio) - Participação conjunta com Daniel Tércio no debate da temática “MOVIMENTO CORPO DANÇA”, na comemoração do Dia Mundial da dança, por convite da Câmara Municipal de Santarém. (Santarém: Teatro Municipal)

- 2009 (Abril, Maio) - Didáctica da Dança. 2º CURSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO EM EXERCÍCIO dirigido a Professores da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e Conservatório Nacional de Dança (CND).

- 2006 (24 e 25 de Maio) – Ateliê “Experiências criativas do Movimento”. 1º SEMINÁRIO DE ACTIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO JEAN PIAGET 
DE ALMADA. (Almada: Campus Universitário de Almada).

- 2006 (Março) - Didáctica da Dança. 1º CURSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO EM EXERCÍCIO dirigido a Professores da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Lisboa: FMH e CND.

- 2005 até ao presente - Coprodutora da Mostra de Dança da FMH, inserida no âmbito das disciplinas de Técnicas de Dança e de Expressão e de Comunicação, Faculdade de Motricidade Humana – UTL

- 2004 (11 e 12 Dezembro) - Coreografar… ou juntar movimentos? WORKSHOP (Lisboa: Ginásio Clube Português).

- 2004 (19 de Novembro) - Dança como opção na Escola. ACÇÃO DE FORMAÇÃO dirigida a docentes (Almada: Escola Anselmo de Andrade).

- 2004 (15 e 17 de Outubro) - O Ensino da Opção de Dança na Escola, ACÇÃO DE FORMAÇÃO dirigida aos docentes do 3º Ciclo no âmbito da Educação Artística – opção de Dança (Ilha do Pico, Açores: Escola Cardeal Costa Nunes).

- 2004 (29 de Abril a 2 de Maio) - Dança na Escola, ACÇÃO DE FORMAÇÃO no âmbito das Actividades Ritmico/Expressivas (S.Miguel, Açores: Escola C+S, S. Miguel).

- 2003 (Novembro) - Modera a sessão intitulada “A Dança como componente da Formação” sessão integrada no ENCONTRO NACIONAL A DANÇA NO SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS (Lisboa: FMH).

- 2003 a 2007 – Dança Contemporânea. Ateliê integrado no 2º ao 6º WORKSHOP DANÇA EM CASCAIS, organizado pelo Departamento de Dança da Faculdade de Motricidade Humana e pela Câmara Municipal de Cascais.

- 2003 e 2004 (Maio) - Responsável por duas acções de formação, a nível da Dança na Escola, integrando o ENCONTRO DO DESPORTO ESCOLAR, no âmbito das Actividades Ritmico/Expressivas (S.Miguel, Açores: Escola C+S, S. Miguel, Maio).

- 2002 (Junho) - Responsável pela acção de formação, a nível da Dança na Escola, integrando o ENCONTRO DO DESPORTO ESCOLAR, no âmbito das Actividades Ritmico/Expressivas (Sta Maria, Açores: Escola Básica Integrada de Sta Maria).

- 2002 (21 de Outubro a 2 de Novembro). Participação em um Projecto de Intercâmbio artístico-cultural em Moçambique: Workshop realizado com os bailarinos da Companhia Nacional de Canto e Dança de Maputo, leccionando Técnicas de Postura e de Stretching, numa iniciativa da CIC, relativamente ao Projecto FICA – Formação e Intercâmbio Cultural e Artístico (Maputo/Moçambique),

- 2002 (Fevereiro) - Responsável pela acção de formação, a nível da Dança na Escola, integrando a II SEMANA DA ESE DE TORRES NOVAS, no âmbito da Comemoração do 40º Aniversário de Funcionamento da Instituição (Torres Novas: Escola Superior de Educação).

- 2001 (30 de Março) - Workshop intitulado “Brincar à Dança”, destinado ao 1º ciclo do Ensino Básico e integrado no SEMINÁRIO DE DANÇA PARA CRIANÇAS (Lisboa: FMH).

- 2001 (Março) - Orienta a ACÇÃO DE FORMAÇÃO, com o título “Dançar na Escola é…” destinado aos docentes da Escola (Póvoa do Varzim: Escola EB 2/3 de Penalves).

- 2000 (19 de Novembro) - Workshop de Dança no ENCONTRO DO NÚCLEO DE ESTÁGIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA ANSELMO DE ANDRADE (Almada: ESAA).

- 2000 (Outubro-Novembro) - Responsável pela ACÇÃO DE FORMAÇÃO, intitulada, “A Dança no 1º Ciclo do Ensino Básico”, numa organização da Câmara local dirigida a docentes do 1º Ciclo (Seixal: Câmara Municipal do Seixal)

- 2000 (1 a 3 de Junho) - Workshop no ENCONTRO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO MUSICAL no âmbito das “Metodologias Activo-Criativas”.. (Beja: ESEB)

- 1999 e 1998 (Outubro/Novembro), e no âmbito do Programa de Formação Contínua de Professores (FOCO) é responsável respectivamente pelas DUAS ACÇÕES DE FORMAÇÃO, intituladas “Dança na Escola – Pedagogia e Didáctica” (Lisboa: FMH)

- 1999 (Junho). Modera e preside à Sessão denominada “Play and Art” no XIV WORLD CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR THE CHILD.S RIGHT TO PLAY – THE COMMUNITY OF PLAY, (Cruz Quebrada: FMH)

- 1998 (Outubro) - Modera duas sessões: uma sob o tema "Métodos de Ensino" e, a outra, intitulada "A Dança em Cena" no ENCONTRO INTERNACIONAL CONTINENTES EM MOVIMENTO - NOVAS TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DA DANÇA (Cruz Quebrada: FMH)

- 1997 (Abril) - Orienta três sessões a convite da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim: UMA MOSTRA VÍDEO de divulgação de diferentes formas de dança; UM WORKSHOP DE COREOGRAFIA; UMA AULA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA, dirigidas às Escolas Secundárias do Distrito do Porto, no âmbito da Comemoração das "Jornadas de Dança - Dia Mundial da Dança". Com o trabalho desenvolvido nas sessões práticas, faz uma apresentação pública em forma de espectáculo, que conta com a colaboração de outras escolas de dança do distrito do Porto. (Póvoa de Varzim: Academia de Música)

- 1997 (Abril) - Modera e preside à sessão subordinada ao tema do “Ensino da Coreografia” no 
SEMINÁRIO INTERNACIONAL COREOGRAFIA NO ENSINO DA DANÇA (Cruz Quebrada: FMH)

- 1996 (Maio/Junho) - Modera e preside à sessão subordinada ao tema “Sistemas de Análise” no III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ANÁLISE(S) DA DANÇA, Unidade Científico-Pedagógica de Dança. (Cruz Quebrada: FMH)

- 1995 (Março) - Modera a sessão subordinada ao tema "Ensino e Investigação" no II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DANÇA NA EUROPA - TRADIÇÃO E INOVAÇÃO, Unidade Científico-Pedagógica de Dança. (Cruz Quebrada: FMH)

 

Formação Profissional Complementar/Complementary Formation

- 2013 Participação no Seminário ‘Lesões da Anca no Desporto e na Dança’, Faculdade de Motricidade Humana (19 de Junho)

- 2012 Participaçãona Masterclass ‘Héros//Ero’ do Repertório à Criação – Cia de Dança Compagnie Gambit, no âmbito da 20ª Quinzena de Dança de Almada – Contemporary Dance Festival (6 de Outubro)

- 2012 Realiza o Curso Breve “Dança na Comunidade”. Forum Dança (Abril)

- 2012 Realiza o Curso Breve de “Criatividade no Comportamento Motor”. Faculdade de Motricidade Humana (Março)

- 2010 Participação no Seminário “The Dynamics of Skill Acquisition in Sports”. Prelecção do Professor Keith Davids. UTL-FMH (13 de Julho).

- 2010. Participação no Seminário “A Saúde e o Treino do Bailarino”. Faculdade de Motricidade Humana. (20 e 21 Novembro)

- 2010 Participação no 1º Seminário “Análise de Ideias de Investigação” numa parceria entre a Reitoria de Lisboa e a Ideia Puzzle na Reitoria UTL (16 de Junho).

- 2009 Curso online “Dança Criativa”. UniDança – Universidade Livre da Dança (ABED- Associação 
Brasileira de Ensino a Distância) (de 3 de Julho a 11 de Setembro).

- 2008 Participação no Seminário “A Saúde do bailarino”. Numa acção da FMH- CIPER (21 e 22 de Novembro). 
- 2006 Participação no “4º Simpósio da Pedagogia na Universidade”. UTL-FMV (21 de Fevereiro)

- 2000 – Língua Portuguesa – nível iniciado e actividades de expressão, Fundação das Universidades Portuguesas/ C.N.R.T./ Comissariado de Apoio à Transição de Timor Leste, Dili – Timor Lorosae. (Junho a Setembro)

- 2000. Realiza o Curso "Formação Didáctica Universitária”, organizado pelo Centro de Recursos / Reitoria UTL (Lisboa: FMH, Fevereiro/Abril).

- 1999 – Técnicas teatrais aplicadas ao professor, Instituto Superior Técnico/ELF – Autentique Adventure, Angelicum School, Tacloban, Filipinas (Abril)

- 1999. Realiza o curso “Ser Professor de Estudantes com Deficiência: A exclusão/inclusão na Universidade de pessoas com necessidades especiais” e "Técnicas Teatrais Aplicadas ao Professor II", organizado pelo Centro de Recursos / Reitoria UTL (Lisboa: FMH, Fevereiro/Março).

- 1998. Realiza o curso "Técnicas Teatrais Aplicadas ao Professor I", organizado pelo Centro de Recursos / Reitoria UTL (Lisboa: Clube das Olaias, Janeiro/ Fevereiro).

- 1997. Realiza o curso "Didáctica Universitária: Planification, Metodología y Evaluation" - Universidad Politecnica de Madrid, organizado pelo Centro de Recursos / Reitoria UTL (Lisboa: Faculdade de Medicina Veterinária, Março).

- Desde 1983 até ao presente realiza ações no âmbito específico das didáticas em geral e da dança em particular.

- Desde 1978 até ao presente participa em workshops, pequenos cursos, ações de formação no âmbito específico da técnica de dança (diversificadas formas de dança teatral, social, criativa e alternativas), da improvisação e composição coreográfica.

 

Organização de Cursos, Seminários e Conferências/Organization Commissons

- 2014 (21 de Junho). Organizaçaõ e moderação da CONFERÊNCIA INTEGRADA NO CURSO DE DOUTORAMENTO, intervenção intitulada “Relações entre Teatro e a Arte da Performance: a pesquisa do laboratótio de Práticas Performativas da USP” por Marcos Bulhões, Faculdade de Motricidade Humana (FMH). Cruz Quebrada

- 2011 - Coordenação do Seminário Internacional Descobrir a Dança/Descobrindo através da Dança e 1º Encontro daCi Portugal. Faculdade de Motricidade Humana – UTL. (Novembro)

- 2011 - Co-cordenação e moderação da Conferência “Arte, Cultura e Sociedade” no âmbito dos Seminários de Doutoramento, com atribuição de 2,5 unidades de crédito. FMH-UTL. Cruz Quebrada. (Julho)

- 2008 - Co-cordenadora e docente do 2º Curso de Pós Graduação Dança em Contextos Educativos. FMH

- 2007 – Membro da comissão executiva da conferência internacional TeDance – Technologically Expanded Dance. Organização Faculdade de Motricidade Humana - UTL e Culturgest.(Novembro)

- 2007 - Co-cordenadora e docente do 1º Curso de Pós Graduação Dança em Contextos Educativos. FMH
- 2003 (Novembro). Membro da comissão organizadora do Encontro Nacional “ A Dança no Sistema Educativo Português” Organização. Faculdade de Motricidade Humana e Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. FMH-UTL. Cruz Quebrada.

- 2002 a 2004 - Responsável pela concepção e co-organizadora do Projecto Intensivo de Dança, ao abrigo do Programa Erasmus, do projecto intitulado “Dance Extensions for Universities – Fusions”, concluindo o triénio da sua implementação e tendo sido frequentado por 43 estudantes de distintas nacionalidades (europeias e norte-americanas), contando ainda com professores, artistas e individualidades do meio artístico e académico, projecto que este ano decorreu em Portugal, de 3 a 12 de Junho. Com a participação de parceiros europeus e uma representante norte-americana.

- 1998 - Membro da comissão organizadora da Conferência Internacional "Continentes em Movimento" Organização Faculdade de Motricidade Humana – FMH (Novembro)

 

Colaboração Institucional Internacional/International Institutional Collaboration

- 2014 em colaboração com a Universidad de Léon, Espanha docência na disciplina ´Creación y artes del cuerpo’ no âmbito do Mestrado (5 a 8 Abril);

- 2013 em colaboração com a Universidad de Léon, Espanha docência na disciplina ´Creación y artes del cuerpo’ no âmbito do Mestrado (15 a 19 Abril);

- 2011 Reunião de trabalho no âmbito do Projecto de intercâmbio bi-lateral, Programa Pessoa Proj.nº 227433. Entidade parceira: Centre de Recherche sur l’Analyse et l’Interprétation des Textes en Musique et dans les Arts du Spectacle et Section Danse (Master Théories et Pratiques des Arts – Parcours Etudes en Danse) UFR LASH -- Université de Nice Sophia Antipolis. Nice (3 de Junho).

- 2010 Início da colaboração (reunião de trabalho em Lisboa) com UFR LASH -- Université de Nice Sophia Antipolis. Âmbito da Investigação e do Ensino (23 a 25 de Junho).

- 2006 em colaboração com a Universidad de Léon, Espanha profere uma comunicação no âmbito da Pedagogia da Dança Educativa (17 de Outubro).

- 2002 a 2004 com Instituições parceiras do Dance Intensive Project: Deusche Sporthochschule Koln; Universiteit Ultrecht; Université Catholique de Louvain); American University (Washington DC). Primeira Edição em Louvain la Neuve (2002), com o tema " Choregraphic Pathways"; Segunda edição em Colónia (2003) com o tema "Dance and Communication". A última edição em Portugal (2004) subordinado ao tema “Dance and Fusions".

- 2002 com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Brasil, Técnica Graham (Departamento de Comunicação e Artes).

- 2001 com a Universidade de la Coruña/Spain, Pedagogia da Dança e Avaliação em Dança (Curso Pós-graduado).

- 1993 com a Université Lumière Lyon II, France, Técnica de Dança Moderna (níveis Elementar e Intermédio).

- 1992-1994 com a Université de Louvain-la-Neuve / Belgique, Metodologia da Dança e Avaliação em Dança (Curso de "Formation Enseignants Danse").

 

Outras habilitações/Other qualifications

- 2009 Certificado de Formação profissional a nível do curso breve (6h) denominado “Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa” (1311/SBVD/DAE/2009). Escola Socorrismo Cruz Vermelha Portuguesa

- Desde 1998 Formadora acreditada pelo Conselho Científico - Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios: C05 - Didácticas Específicas (DANÇA); C07 - Inovação Educacional ; C18 – Práticas do Desporto Escolar ; A21- Educação Física; A31– Expressões (Físico Motora / Música / Dramática / Plástica / Dança)

Actividades Artísticas/Artistic Activities

Intérprete/Performer

- Foi intérprete no âmbito da Dança Contemporânea a nível amador durante 25 anos.

- Foi bailarina no Centro Experimental de Dança.

- Em 1979 participou como bailarina em vários espectáculos de dança em diversificados locais do país, e de que se destaca o “Concerto de Dança” (Lisboa: Teatro Aberto) e o espectáculo de inauguração do Casino da Póvoa de Varzim.

- Foi convidada a Integrar o grupo de dança “Atitudes e Movimentos”, participando na série de espectáculos efectuados, sob a designação de “Fragmentos de Solidão”, estreado em Lisboa no Auditório do BESCL. Efectuou ainda espectáculos e, inserida no mesmo grupo, nomeadamente em Évora, Amadora e Grândola

- Em 1985, e ainda como bailarina convidada do grupo de dança “Atitudes e Movimentos”, integra o espectáculo de concepção colectiva pluridisciplinar denominado “Flexões e Reflexões”, realizado no ACARTE, Gulbenkian, durante 9 dias consecutivos (Março). O referido espectáculo contou ainda com a colaboração de actores, artistas plásticos, um escritor e um compositor.

Coreógrafa

- Desenvolveu uma actividade regular como coreógrafa desde 1986 até 2011 em âmbito amador. São de sua autoria cerca de 30 criações coreográficas. Neste contexto participou em espectáculos em Portugal e no estrangeiro. De destacar:

- Em 2001, coreografa para a Companhia de Dança da FMH, com Direcção Artística de Luís Damas, com apresentações na Culturgest (Junho) e Pequeno Auditório do CCB, no espectáculo designado “Dança do Sopro” (Julho)

- Em 2003 integra a equipa de criativos – criação coreográfica - para a Cerimónia inaugural do Campeonato do Mundo de Andebol (Pavilhão Atlântico). Idêntica participação como criativa na Cerimónia de abertura e encerramento da XII Gymnaestrada (Estádio Nacional, Julho)

 - Em 2007 a criação “Tempus Incertus” para a Companhia de Dança Dançando com a Diferença na Madeira. Coreografia em estreia absoluta na Casa das Mudas na Madeira (Janeiro) e também apresentada em Moscovo (2008). Reportagem disponível em www.aaaidd.com Depoimento em Revista Diversidades, nº 24 (Abril-Junho 2009) no artigo “Dança e Inclusão Social” por Henrique Amoedo (pp.16-19). In http://www.madeiraedu.pt/Portals/7/pdf/revista_diversidades/revistadiversidades_24.pdf