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Formação Académica / Education

2011-2017. Pós-Doutoramento (FCT: SFRH / BPD / 75201 / 2010). Projecto:Música da Capela Real e Patriarcal (1716-1834): Modelos, Repertórios e Práticas Performativas(2011-2014);A Capela Real e Patriarcal de Lisboa no contexto europeu: comparações internacionais no âmbito do cerimonial de corte e das práticas musicais(2014-2017).

2010. Doutoramento em Música e Musicologia, Universidade de Évora.

1998. Mestrado em Ciências Musicais (Musicologia Histórica), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa.

1993. Licenciatura em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa.

1989. Curso Complementar de Piano (8º grau), Conservatório Regional de Música da Covilhã.

 

Actividade Docente e Profissional / Academic Positions and Professional Activities

2018. Professora Auxiliar Convidada no Dep. de Ciências Musicais, FCSH-NOVA. Unidade Curricular: História da Música Ocidental (mestrado); História de Música em Portugal (licenciatura).

2017. Professora Auxiliar Convidada no Dep. de Ciências Musicais, FCSH-NOVA. Unidade Curricular: História da Música em Portugal.

2013-1014. Leccionação do Seminário “Crítica Musical” no Mestrado em Ciências Musicais. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2012-2013. Docente Conferencista (História da Música em Portugal) no Departamento de Ciências Musicais, FCSH-UNL.

2011. Leccionação do módulo “Tópicos avançados em Sociologia da Música” no Mestrado em Pedagogia do Instrumento do Instituto Piaget (pólo de Almada).

2000-2003. Assistente convidada, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto. Leccionação das disciplinas de Música no Contexto das Artes, História dos Instrumentos e Música Portuguesa.

1996-2001. Professora de História da Música, Acústica e Práticas de Teclado, Fundação Musical dos Amigos das Crianças, Lisboa.

1997-98. Prof. de Sociologia da Música, Academia Nacional Superior de Orquestra da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

1995-96. Prof. de História da Música, Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, Setúbal.

1993-96. Prof. de História da Música (incluindo História da Música Portuguesa), Prática de Seminário (Sociologia da Música e Divulgação Musical), Paleografia, Introdução à Dramaturgia Musical e Leitura de Partituras, Escola Profissional de Arcos do Estoril.

1987-89. Prof. de Piano e Formação Musical. Conservatório Regional de Música da Covilhã.

 

INVESTIGAÇÃO / RESEARCH

Domínio de especialização / Research Domain

Musicologia Histórica

Áreas de Interesse / Interest areas

- Música do século XVIII / 18th century music;

- Música e poder real / Music and royal power

- Música e diplomacia no Antigo Regime / Music and diplomacy in the ancien régime

- Relações musicais Portugal-Espanha-Itália / Musical relations Portugal-Spain-Italy;

- Condição profissional dos músicos / Professional condition of the musicians

- História das artes performativas e práticas interpretativas históricas da música e da dança / History of the performative arts and historically informed performance practices in music and dance

- Crítica musical / Music criticism.

 

Grupo de Investigação no INET-MD / INET-MD Research Groups

Estudos Históricos e Culturais em Música / Historical and Cultural Studies in Music

 

Participação em Projectos / Project Management and Participation

2019 (01-03-2019 a 29-02-2020). «1719-2019». Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal. CES-Universidade de Coimbra e outras instituições, financiado pela Fundação Gulbenkian (IPs: Giuseppina Raggi e Luís Soares Carneiro).https://ces.uc.pt/pt/investigacao/projetos-de-investigacao/projetos-financiados/1719-2019-filippo-juvarra-domenico-scarlatti

2018-2021. PROFMUS – Ser Músico em Portugal: a condiçãoo sócio-profissional dos músicos em Lisboa (1750-1985). FCT: 02/SAICT/2017 (IP: Rui Vieira Nery). [início em 01-10-2018]

2016-2021. PERFORMART - Promoting, Patronising and Practising the Arts in Roman Aristocratic Families (1644-1740). The Contribution of Roman Families' Archives to the History of Performing Arts. European Research Council Consolidator Grant 2015. (IR: Anne-Madeleine Goulet, CNRS/École Française de Rome).http://performart-roma.eu/it/

2015-2017. Musicología aplicada al concierto clásico en España (siglos XVIII-XXI). Aspectos históricos, productivos, interpretativos e ideológicos. Proyecto I+D HAR2014-53143-P, Ministerio de Economía y Competitividad. Universidad de La Rioja (IP: Miguel Ángel Marín).http://www.unirioja.es/mecri/proyectos.shtml

2012-2014. “La música de cámara en España en el siglo XVIII: géneros, interpretación, recuperación”. Proyecto I+D HAR2011-22712 concedido pelo Ministerio de Ciencia e Innovación (Espanha). Grupo de Investigação “Música en España en la Edad Moderna: composición, recepción e interpretación” (IP: Miguel Ángel Marín), Universidade de La Rioja (Logroño): http://www.unirioja.es/mecri/.

2010-2013. Estudos de Música Instrumental em Portugal: 1755 – 1834, UnIMeM, Universidade de Évora, financiado pela FCT: PTDC/EAT-MMU/104206/2008 (IP: Vanda de Sá).

 

PUBLICAÇÕES / PUBLICATIONS

Dissertações / Dissertations

(2010) O sistema produtivo da música sacra em Portugal nos finais do Antigo Regime: a Capela Real e a Patriarcal entre 1750 e 1807. Tese de Doutoramento em Música e Musicologia, Universidade de Évora.

(1998) As Vésperas de João de Sousa: para o estudo do Salmo Concertato em Portugal em meados do séc. XVIII. Tese de Mestrado em Ciências Musicais, FCSH-UNL, Lisboa.

 

Livros / Books

(2013) Boa voz de tiple, sciencia de música e prendas de acompanhamento". O Real Seminário da Patriarcal (1713-1834). Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal/INET-MD.

(2005) Devoção e Teatralidade: as Vésperas de João de Sousa Vasconcelos e a prática litúrgico-musical no Portugal Pombalino. Lisboa: Colibri/FCSH-UNL.

 

Livros / Books (coord./ed.)

(2014) (Co-editora com Vanda de Sá) Música instrumental no período final do Antigo Regime: contextos, circulação e reportórios. Lisboa: Colibri/UnIMeM-Universidade de Évora.

(em preparação) Da Real Barraca ao Paço da Ajuda: a música em torno da família real. Lisboa: INET-md + editora a anunciar

(em preparação),La prensa como fuente para la história de la interpretación musicalEdição BNP - SEDEM - INET-md.

 

Capítulos de livros/Book chapters

(forthcoming) "A Close Look at S. Antonio dei Portoghesi and Roman Life: The Testimony of Father Manuel de Campos", "Daily Liturgy and 'Internal' Musical Practices in S. Antonio dei Portoghesi", "Portuguese Celebrations in Rome, between the Embassy and the National Church: Sacred and Secular Music for the Glory of the King", "Oratorio Musical Traditions in Rome: Portuguese connections", "Portuguese Young Musicians under Royal Patronage in Rome and their Relations with the National Church: some Pieces of the Puzzle", "The Role of the National Church of S. Antonio dei Portoghesi in the 'Romanisation' of the Lisbon Royal and Patriarchal Chapel", inMusic and the Identity Process: The National Churches of Rome and their Networks in the Early Modern Period(ed. Michela Berti - Émilie Corswaren), « Épitome musical », Turnhout, Brepols, 2019.

(2019) "Music, ceremonial and architectural spaces in the Patriarchal Church of King John V: the remaking of Roman models", inPolitics and the Arts in Lisbon and Rome. The Roman Dream of John V of Portugal(ed. by Pilar Diez del Corral). Oxford University Studies in the Enlightenment, Liverpool University Press, 2019, pp. 125-161.

(2018). "Maria Bárbara de Bragança's music library and the circulation of musical repertories in 18th century Europe", inLe stagioni di Jommelli(a cura di Paolo Giovanni Maione e Francesco Coticelli), Napoli: Edizioni Turchini, pp. 901-929.

(2017) "Música, cerimonial e representação política: Sant'Antonio dei Portoghesi no contexto das igrejas nacionais em Roma durante a época barroca (1683-1728)", inMúsica e História: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, ed. by M. P. Ferreira and T. Cascudo. Lisboa: Colibri/Cesem, 2017, pp. 153-173.

(2014) "Da cultura de corte aos desafios da esfera pública: instrumentistas e repertórios instrumentais em trânsito entre a Real Câmara e os concertos públicos (1755-1807)". In Vanda de Sá e Cristina Fernandes (eds.),Música instrumental no período final do Antigo Regime: contextos, circulação e reportórios. Lisboa: Colibri/UnIMeM-UÉ, pp. 77-106.

(2014) "Sinfonias 'al divino': algumas reflexões sobre os usos da música orquestral nos espaços eclesiásticos da monarquia". In Vanda de Sá e Cristina Fernandes (eds.),Música instrumental no período final do Antigo Regime: contextos, circulação e reportórios. Lisboa: Colibri/UnIMeM-UÉ, pp. 231-250.

(2012) “A construção de um métier no domínio da música sacra: os Salmos de Vésperas de Marcos Portugal para a Patriarcal e a Capela Real da Ajuda”. In David Cranmer (ed.), Marcos Portugal – uma reavaliação. Lisboa: Colibri/CESEM, Cap. XVIII, pp. 339-354.

(2012) “Entre a apologia do poder real e as aspirações da burguesia: manifestações musicais em torno do nascimento de D. Maria Teresa, Princesa da Beira (1793)”. In Maria do Rosário Girão Santos e Elisa Lessa (coord.), Música Discurso Poder.Edições Húmus/Universidade do Minho (Colecção Hespérides 26), 2012, pp. 67-82.

(2012) “A Patriarcal e as Capelas Reais da Corte portuguesa entre 1750 e 1807: rede institucional, organização interna e perfil musical”, in Rui Vieira NERY e Elisabete LUCAS (coord.), As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime. Repertórios, Práticas e Representações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/INCM, pp. 385-425.

(2011) “Entrevistas de Cristina Fernandes [a Emmanuel Nunes] 1 e 2”. In Paulo de Assis (ed.), Emmanuel Nunes: Escritos e Entrevistas. Porto: Casa da Música/CESEM, pp. 453-457 e pp. 515-521.

(2008) Notas de contexto histórico às partituras de João Baptista André Avondano (fl. 1800): 4 Sonatas para Violoncelo e Baixo Contínuo e 2 Duetos para 2 Violoncelos (revisão, transcrição e realização do baixo continuo de João Paulo Janeiro). Edição da Associação Pró-Histórica, 2008, pp. IV-IX.

(2006) “Portugal na Geografia do Barroco Musical Europeu”. In Denis Morrier, Crónicas Musicais de uma Europa Barroca. Lisboa: PÚBLICO/Centro Cultural de Belém, pp.103-132.

 

Artigos em revistas com arbitragem científica e actas de encontros científicos / Articles in Scientific Journals and Conference Proceedings

(Accepted) "Eventi-spettacoli nelle cerchie di André de Melo e Castro, ambasciatore portoghese a Roma (1718-1728): aspetti materiali, sociali e politici della performance", dossier Performance et événements-spectacles à Rome au sein des familles aristocratiques (1644-1740)(coord. A-M. Goulet,J. M. Domínguez e E. Oriol), Mélanges de l'École française de Rome. Italie et Méditerranée modernes et contemporaines (MEFRIM), vol. 132 (2020).

(2019) "Michel'angelo Lambertini y la novedad de los «conciertos históricos» con instrumentos antiguos en Lisboa (1906): arqueología musical y cosmopolitismo". Revísta de Musicologia (SEDEM – Sociedad Española de Musicologia), vol. XLII, no1, pp. 153-182.

(2018) Introdução ao dossier temáticoMúsica e poder real em Portugal no século XVIII: repertórios, práticas interpretativas e transferências culturais(coord. Cristina Fernandes).Revista Portuguesa de Musicologia, vol. 5, no 1, pp. 11-16; 2a parte no vol. 5, no 2, pp. 183-186.

(2018) "As últimas sonoridades do Absolutismo monárquico: a actividade musical na Patriarcal de Lisboa entre 1792 e 1834" in dossier temáticoMúsica e poder real em Portugal no século XVIII: repertórios, práticas interpretativas e transferências culturais. Revista Portuguesa de Musicologia, vol. 5, no 2, pp. 253-298.

(2018) "Theatre Spaces for Music in 18th Century Europe"" (Conference Report). Queluz National Palace, 30th June - 2nd July, 2017.Eighteenth Century Music, vol. 15.1, March 2018, pp. 127-130.

(2017) Recensão do livro de Jorge Alexandre Costa (coord.), Olhares sobre a História da Música em Portugal (Vila do Conde, Verso da História, 2015), inRevista Portuguesa de Musicologia- nova série, vol. 4/2 (2017), pp. 341-350.

(2016) [Conference Report] The Serenata and the Festa Teatrale in Eighteenth-Century Europe. Queluz National Palace, 26-27 June 2015.Eighteenth Century Music, vol. 13, Issue 01, March 2016, pp 167-169.

(2015) "Músicos españoles a la conquista del repertorio barroco allende fronteras" (recensão discográfica), inRevista de Musicologia(Sedem-Sociedade Española de Musicologia), vol. XXXVIII, no 2, pp. 671-680.

(2015) Recensão do livro de José María Domínguez Rodríguez,Roma, Nápoles, Madrid. Mecenazgo musical del Duque de Medinaceli, 1687-1710(Kassel, Edition Reichenberger, 2013), inRevista Portuguesa de Musicologia-nova série, vol. 2/1 (2015), pp. 175-182.

(2015) "Cartas de jogar, tocar e dançar: o baralho musical de José do Espírito Santo Oliveira (1755-1819) no contexto das assembleias lisboetas nos finais do Antigo Regime", inJogos em Perspectiva: de Lisboa a Macau(orgs. Fernanda Frazão, Jorge Nuno Silva, Lídia Fernandes).Actas III Jornadas História dos Jogos em Portugal.Lisboa: Apenas Livros/Ludus, pp. 7-19.

(2015) "Patronage monarchico e pratica musicale monastica: rapporti tra la Cappella Reale e Patriarcale, gli strumentisti della Reale Camera e la rete di conventi e monasteri di Lisbona durante il Settecento". InCelesti Sirene II. Musica e monachesimo dal Medioevo all'Ottocento", a cura di Annamaria Bonsante e Roberto Pasquandrea ("Le vie dei suoni", II). Barletta: Cafagna Editore, pp. 341-371.

(2015) "Lázaro Leitão Aranha e la circolazione di modelli culturali e musicali tra Roma e Lisbona nel primo Settecento". InRevisiting Baroque(selection of the papers presented to the ENBaCH- European Network for Baroque Cultural Heritage final Conference). DOI: 10.14615/enbach24 http://www.enbach.eu/content/lazaro-leitao-aranha-e-la-circolazione-di-modelli-culturali-e- musicali-tra-roma-e-lisbona

(2014) “As práticas devocionais luso-brasileiras no final do Antigo Regime: o repertório musical das Novenas, Trezenas e Setenários na Capela Real e Patriarcal de Lisboa”. Revista Música Hodie, Vol. 14 nº 2, 2014, pp. 213-231.

(2013) “De la etiqueta de la Real Cámara a las nuevas sociabilidades públicas y privadas: la actividad del violinista y compositor José Palomino en Lisboa (1774-1808)”. In Revista de Musicologia (publ. da SEDEM, Sociedad Española de Musicología), Vol. XXXVI/1-2, pp.141-170.

(2013) “La edición musical en España puesta al día”. Recensão do livro Imprenta y edición musical en España (ss. XVIII-XIX) (ed. Begoña Lolo y José Carlos Gosálvez). In Revista de Musicologia (publ. da SEDEM, Sociedad Española de Musicología), Vol. XXXVI/1-2, pp.316-324.

(2012) “Il dotto e rispettabile Don Giovanni Giorgi”, illustre maestro e compositore nel panorama musicale portoghese del Settecento”. In Rivista Italiana di Musicologia nº47, 2012, pp. 157-203.

(2012) “Patronos da arte dos sons: a actividade musical na Patriarcal e na Capela Real de Lisboa entre 1750 e 1807”. In Invenire – Revista dos Bens Culturais da Igreja nº5, Jul.-Dez. 2012, pp. 16-23.

(2007) “La fortuna del Coro dos Italianos della Cappella Reale e della Patriarcale di Lisbona nel secondo settecento”. In Rivista Italiana di Musicologia (Periodico della Società Italiana di Musicologia), volume XLII, 2007, nº 2, pp. 235-268.

(2006) “O Terramoto de 1755 e as suas implicações na organização da prática musical na Capela Real e na Patriarcal”, in Helena C. Buescu; Manuela Carvalho; Fernanda Gil Costa; João Almeida Flor (org.), 1755: Catástrofe, Memória e Arte, ACT14, Lisboa: Colibri/ Centro de Estudos Comparatistas, pp. 219-228.

(2003) “A Música Sacra no Período Pombalino”, in Revista Camões nº 15-16, Janeiro a Junho, pp. 87-101.

(2001) “Quadros da Vida Musical Egitaniense: Actividades Musicais na Guarda entre 1900 e 1935”, Revista Praça Velha, nº 10.

(1997-98) “A Música no Contexto da Cerimónia da Profissão nos Mosteiros Femininos Portugueses (1768-1828)”, Revista Portuguesa de Musicologia nº7-8, pp. 59-94.

 

Entradas em dicionários e enciclopédias / Articles in Dictionaries and Encyclopedias

(2018) "Domenico Scarlatti", inDizionario Biografico degli Italiani. Roma: Istituto della Enciclopedia Italiana fondata da Giovanni Treccani, vol. 91, pp. 345-352.

Fernandes, Cristina (2010) [Vinte e cinco entradas da EMPXX:] "Ana Mafalda Castro", "Cremilde Rosado Fernandes", "Helena de Sá e Costa", "Luiz Costa", "Festivais de Música Erudita", "Festival de Música da Costa do Estoril", "Festival de Sintra", "Festival de Música dos Capuchos", "Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim", "António Fragoso", "Fundação Musical dos Amigos das Crianças", "Nella Maissa", "Miso Ensemble", "Piñero Nagy", "Orquestra Filarmónica de Lisboa", "Orquestra Nacional do Porto", "Orquestra Sinfónica da RDP" (com Pedro Moreira), "Orquestra Sinfónica Portuguesa (1993-2000)", "Orquestras", "Elisa de Sousa Pedroso", "Ema Romero da Câmara Reis", "Filipe de Sousa", "Guilhermina Suggia", "Evgueni Zoudilkine", "Do século XX ao século XXI - Música Erudita: o incremento da criação e da prática interpretativa da música antiga e contemporânea". InEnciclopédia da Música em Portugal no Século XX(ed. Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa). Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores.

Editora e redactora doDicionário Biográfico Caravelas, publicação digital do Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira – Caravelas:http://www.caravelas.com.pt/dicionario_biografico_caravelas.html
Autora das entradas: Antonio Cicconi (autoria conjunta com Alberto Pacheco), Carlo Baldi, João Cordeiro da Silva, Domingos Lauretti (com A. Pacheco), Carlo Gianetti, Giuseppe di Porcaris, Giuseppe Totti (com A. Pacheco), Giuseppe Gori (com A. Pacheco), Joaquim José Agostinho de Almeida, Loreto Franchi (com Maria João Craigie), Luísa Piot, Gasparo Mariani, Pietro Antonio Boni, Vicente Miguel Lousado, Vittorio Durante, João Paulo Mazziotti (com A. Pacheco), Giovanni Mazziotti (com Alberto Pacheco) e Carlos António Maximo Grech Mazziotti (com Alberto Pacheco).

(2000) “Óscar da Silva”, in The New Grove Dictionary of Music and MusiciansLondres: MacMillan.

 

Outras publicações / other publications(CD booklets, program notes, etc.)

(2019) Notas musicológicas para o CDPassio IbericaFrancisco Xavier Garcia Fajer "The Seven Last Words of Christ", José Joaquim dos Santos "Stabat Mater". Divino Sospiro, Massimo Mazzeo (dir.), Pan Classics, 2019.

(2019) "Esplendores musicais na Igreja do Loreto: oTe Deum(1795), de Giuseppe Totti" (estreia moderna). Notas de programa para o concerto comemorativo dos 500 anos da Igreja do Loreto. Orquestra Sinfónica Portuguesa, Coro do TNSC, cantores solistas, Marcos Magalhães (diecção). Lisboa, Igreja do Loreto, 15 de Fev., 2019.

(2018) Ensaio introdutório e notas de programa para o ciclo de concertosIBERIA – Relaciones Musicales entre Portugal y España: "Um juego de espejos" (pp. 7-16); "Dos siglos de música ibérica para teclado" (pp.28-32); "La cantata de câmara en la península ibérica: intercambios musicales y culturales" (pp. 38-41); "Música de cámara entre Madrid y Lisboa" (pp.48-53); "Caminos cruzados de la polifonía sacra" (pp. 58-61). Madrid, Fundación Juan March (14/11 a 5/12 de 2018). ISSN: 1989 – 6549.

(2018) "María Bárbara de Braganza y la cultura musical europea del siglo XVIII", in dossierMúsica de corte en feminino(coord. Judith Ortega), revista Scherzo no 338, marzo 2018, pp. 77- 81.

(2017) "Brás Francisco de Lima - Te Deum (1782)". InTe Deum em São Roque. Notas musicológicas publicadas no programa do concerto da temporada Gulbenkian, Jorge Matta (direcção), Lisboa, Igreja de São Roque, 31 de Dez. de 2017.

(2014) Notas musicológicas para o CD David Perez – Mattutino de’Morti.Ghislieri Choir & Consort, Roberta Invernizzi (soprano), Salvo Vitale (basso). Giulio Prandi (direttore). Sony Music/Deutsche Harmonia Mundi.

(2013) Notas musicológicas, 1ª gravação mundial da ópera Antigono, de Antonio Mazzoni (1717-1785). Michael Spyres, Geraldine Mcgreevy, Pamela Lucciarini, Ana Quintans, Maria Hinojosa Montenegro, Martin Oro (cantores), Divino Sospiro, Enrico Onofri (direcção musical). Editora Dynamic (3 CDs).

(2013)“António Teixeira - Te Deum (1734)”. In Te Deum em São Roque. Notas musicológicas publicadas no programa do concerto da orquestra barroca Divino Sospiro e do Coro Gulbenkian, Jorge Matta (direcção), Lisboa, Igreja de São Roque, 31 de Dez. de 2013.

(2012) Notas musicológicas para o CD “1700 - Secolo dei Portoghesi” (com obras de Pietro Giorgio Avondano, Pedro António Avondano, Francisco António de Almeida e anónimo atrib. Carlos Seixas). Orquestra Barroca Divino Sospiro, Enrico Onofri (direcção), Gemma Bertagnoli (soprano). Editora Dynamic.

(2012) “Uma Missa Romântica (Gioachino Rossini: Petite Messe Solennelle)”. In: Catálogo do 8º Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo – Terras sem Sombra (24 de Março a 23 de Junho). Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, 2012, pp. 54-58.

(2011) “João de Sousa Carvalho - Te Deum (1769)”. In Te Deum em São Roque.Notas musicológicas publicadas no programa do concerto da orq. barroca Divino Sospiro e do Coro Gulbenkian, Jorge Matta (direcção), Lisboa, Igreja de São Roque, 31 de Dez. de 2011, pp. 6-10.

(2011) “Mozart e Salieri: entre a história e a ficção”. In Amadeus de Peter Shaffer – Teatro Nacional D. Maria II (programa de sala), pp. 17-20.

(2011) "A Ópera do Tejo e o Antigono de Mazzoni: memórias e sonoridades de um espaço mítico do espectáculo barroco". Notas musicológicas para a estreia moderna pelo agrupamento Divino Sospiro da última ópera apresentada na Ópera do Tejo antes de Terramoto de 1755. Lisboa, Centro Cultural de Belém, dias 21 e 22 de Janeiro de 2011.

(2008) Notas explicativas para o CD João Baptista André Avondano: 4 Sonatas para Violoncelo e 2 Duetos para 2 Violoncelos.Ensemble Avondano: Miguel Rocha e Catherine Strynckx (violoncelos), Adriano Aguiar (contrabaixo), João Paulo Janeiro (cravo). Edição de autor (2 CD).

(2007) Notas sobre a Sonata para Violoncelo de Luís de Freitas Branco para o CD Obras de Lopes-Graça e Luís de Freitas Branco(texto sobre a Sonata para Violoncelo de Luís de Freitas Branco). Jed Barahal (violoncelo) e Cristina Margato (piano), Numérica.

(2003) Notas explicativas para o CD Obras deCarlos Seixas e Domingos Bomtempo.Sofia Lourenço (piano), Numérica.

(2001) “A Música de tecla em Portugal no século XVIII”, módulo da disciplina Sonata e Sinfonia na Península Ibérica, da licenciatura em História e Ciências de la Música da Universidade de La Rioja (Logroño), publicação on-line.

(2001) “A Música na URSS”, in Música Russa: Um Breve Panorama.Lisboa: PÚBLICO/Centro Cultural de Belém.

(2001) Notas explicativas para o CD Sacri Concentus: Música Sacra Portuguesa na Catedral do Porto (Obras de Estevão de Brito, Frei Manuel Cardoso, Rodrigues Coelho, Rodrigues Esteves, D. João IV, Frei Jacinto do Sacramento, Diogo Dias de Melgaz e Pedro de Araújo). Coro da Sé Catedral do Porto, Eugénio Amorim (direcção), António Esteireiro (Órgão). Fine Arts Classics.

(1996) Notas musicológicas para o CD João de Sousa Carvalho /Vésperas de Nossa Senhora. Les Pages et Les Chantres de la Chapelle, Maîtrise du Centre de Musique Baroque de Versailles/Olivier Schneebeli. Astrée/Audivis.

- Publicação regular de críticas, artigos de divulgação e entrevistas no jornal Público desde 1996.

- Notas de Programa para concertos da Fundação Gulbenkian, Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Festival de Sintra, Festival de Ambronay, Concertos Em Órbita/Portugal Telecom, Teatro Rivoli, Teatro Nacional de São Carlos, Festival Terras sem Sombra, entre outras instituições.

 

CONFERÊNCIAS INAUGURAIS / KEYNOTE ADRESSES

- "O Real Seminário da Patriarcal de Lisboa e o estilo galante na música sacra luso-brasileira: métodos pedagógicos e práticas de composição". Congreso InternacionalIgnacio Jerusalem 250. Músicas galantes entre Italia, la Península Ibérica y el Nuevo Mundo. Universidad Internacional de Andalucía, Sede "António Machado", Baeza, Espanha, 4 e 5 de Dezembro de 2019.

- “Representações sonoras e cenográficas do poder real: o Te Deum “de corte” em Portugal nos finais do Antigo Regime”. Congresso Internacional de Musicologia Histórica Música de Corte no espaço Ibero- Americano, 1750-1800 (Org. APARM). Convento dos Capuchos, Almada, 9, 10 e 11 de Outubro de 2014.

- "Entre a cultura de representação e os desafios da esfera pública: o papel dos instrumentistas da Real Câmara nas novas dinâmicas da vida musical de Lisboa (1755-1807)". Conferência no V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, subordinado ao tema "Música e Iluminismo no espaço luso-brasileiro". USP-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (Brasil), 14 a 16 de Agosto de 2013.

- “De la etiqueta de corte a las nuevas sociabilidades públicas y privadas: las actividades de los músicos españoles de la Orquestra da Real Câmara de Lisboa entre 1760 y 1807”. I Simposio-taller de música Iberoamericana: Música de cámara y escénica en la segunda mitad del siglo XVIII. Salamanca, 7-10 Noviembre 2012.

 

CONFERÊNCIAS POR CONVITE / INVITED TALKS

- "Las conexiones Lisboa-Madrid en la Descripción de Farinelli". Simpósio Internacional El Lujo en las Artes (Colóquio Farinelli – dir. Juan J. Carreras). Org.: Universidade de Saragoça. Saragoça, Pátio de La Infanta, 9-11 de Maio, 2019.

- "As carreiras profissionais dos músicos ao serviço da Casa Real portuguesa no séc. XVIII: da corte para a cidade". II Seminário de História da Música – A música de Coimbra e Lisboa dos séculos XVI a XVIII(org. CITCEM). Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 7 de Nov., 2018.

- "O português cantado nas práticas devocionais luso-brasileiras nos finais do Antigo Regime". Colóquio Português: Palavra e Música.Lisboa, Fundação Gulbekian, 12 a 14 de Dez. de 2016.

- "Cartas de jugar, tocar y danzar: la baraja de José do Espírito Santo e Oliveira e outros naipes musicales del siglo XVIII".Jornadas Internacionales Diez Años de Iconografia Musical UCM: Horizontes y Retos, Universidade Complutense de Madrid, 25 a 27 de Novembro de 2015.

- “La Cappella Reale di Lisbona e la Chiesa Nazionale dei Portoghesi a Roma: sguardi incrociati tra il calendario liturgico e dinastico e il ruolo della musica nelle cerimonie ‘ordinarie’ e ‘straordinarie’. Jornada de Estudo L’Europa a Roma II: La musica nelle chiese nazionali (fine XVI-XVIII secolo): nuove prospetttive di ricerca, no âmbito do projecto Le modele musical des églises nationales a Rome à l’époque baroque, co-financiado pela Univ. de Liège e pelo programa Marie Curie. Universidade de Liège, 5 de Junho de 2014.

- “Patronage monarchico e pratica musicale monastica: rapporti tra la Cappella Reale e Patriarcale, gli strumentisti della Reale Camera e la rete di conventi e monasteri di Lisbona durante il Settecento”. Seminario Internazionale "Celesti Sirene - Musica e Monachesimo dal Medioevo all'Ottocento, San Severo (Foggia), Italia. Dall’11 al 13 ottobre 2013.

- Participação na Jornada de Estudo (preparatória do Colóquio de 2013): Musique de la foi, musique du pouvoir: musiques religieuses d’apparat dans les cours régnantes d’Europe au temps de Louis XIV. Centro de Música Barroca de Versalhes, 30 de Março de 2012.

- “A construção de um métier no domínio da música sacra: os Salmos de Vésperas de Marcos Portugal para a Patriarcal e a Capela Real da Ajuda”. Colóquio Marcos Portugal nos 250 Anos do seu Nascimento (org. CESEM), Teatro Nacional de São Carlos, 23-24 de Março de 2012.

- “A Patriarcal e as Capelas Reais da Corte portuguesa entre 1750 e 1807: rede institucional, organização interna e perfil musical.” Colóquio Internacional As Músicas Luso-Brasileiras no final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações. Lisboa, Fundação Gulbenkian, 7 a 9 de Junho de 2008.

 

COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS / PAPERS IN NATIONAL AND INTERNATIONAL CONFERENCES

- "Da corte para as assembleias e academias de Lisboa e Madrid: a dança como afirmação social e como actividade lúdica", comunicação integrada no painelMúsica & Dança no século XVIII ibérico: a corte como espaço de legitimação da dança e como modelo sócio-cultural. II Seminário Internacional Música nas Cortes Ibéricas (séculos. XVIII e XIX): Artes do Espectáculo e Representação de Poder(org.: INET-md, NOVA FCSH e ICCMU-Universidad Complutense de Madrid). Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda, 12 e 13 de Dezembro de 2019.

- "Committenze portoghese a Roma e valore economico della magnificenza:La virtù negl'amori, di Alessandro Scarlatti, al Teatro Capranica (1721), come caso di studio sui costi di produzione delle arti dello spettacolo". Congresso final do projecto ERCPerformArt: Spectacles and Aristocratic Magnificence in Rome (1644-1740): Social, Political, Ethical and Economic IssuesLisboa, Palácio Fronteira e NOVA FCSH, 14 a 16 de Outubro de 2019.

- "'When in Rome, do as the Romans do': Portuguese cardinals' musical patronage and their artistic networks after the conclave of 1721",18th Biennial International Conference on Baroque Music, Cremona, Pavia University, 10-15 July, 2018 (also presented in the International ConferenceLisbon and Rome in the 18th century: music, visual arts and cultural transfersLisboa, BNP, 28-29 March, 2019).

- "Espressioni del pubblico e del privato nel mecenatismo musicale degli ambasciatori portoghesi a Roma nel primo Settecento", 6o Seminario Performart:Espressioni del pubblico nelle arti performative della Roma barocca(org. Aldo Roma). École Française de Rome, 7-8 giugno, 2018.

- "Committenza Cardinalizia nella Roma barocca: un potere cultural?", Introdução científica e organização (com Emilie Corswarem) do Seminário de Investigação no âmbito do projecto ERCPerformArt(dir. Anne- Madeleine Goulet). École Française de Rome, 5 de Dezembro de 2017.

- "As Damas da Rainha D. Maria Ana de Áustria e as novas sociabilidades musicais da aristocracia lisboeta nas primeiras décadas do século XVIII", ENIM 2017 - VII Encontro de Investigação em Música(org. SPIM). Braga, Universidade do Minho, 9-11 de Novembro de 2017.

- "Regards croiséson music and ceremonial at the Court Chapels of Lisbon and Vienna under John V and Charles VI: Luso-Italian and Austro-Italian connections", Colóquio InternacionalAlianças Culturais e Diplomáticas entre a Áustria e Portugal: contextos músico-teatrais durante o Antigo RegimeOrg.: CEMSP. Palácio Nacional de Queluz, 30 de Outubro, 2017.

- "The Power of Music in the Performance of Portuguese Diplomacy in Early Eighteenth-Century Rome: Festivities in Honour of Infante Alexandre's Birth (1724) under the Patronage of the Ambassador André de Melo e Castro". SymposiumPerformance of Diplomacy in the Early Modern World. Vienna, Don Juan Archiv, 17-18 March, 2017.

- "Encenar a performance ritual e musical: os Mestres de Cerimónias e o Inspector dos Músicos da Patriarcal de Lisboa". Colóquio'Novas grandezas que já pareciam impossíveis à imaginação': A música e as artes visuais na Patriarcal de Lisboa(1716-1734). Org.: INET-md (FCSH-NOVA) e SNBCI. Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda, 25 e 26 de Novembro de 2016.

- (c/ Francesco Esposito) "Ser músico em Portugal: a condição social e profissional dos músicos em Lisboa entre o Antigo Regime e o Liberalismo.ENIM 2016 – VI Encontro de Investigação em Música(org. SPIM). Universidade de Aveiro, 3 a 5 de Nov. de 2016.

- "Ceremonial, music and architectural space in the Patriarchal Church of the Magnanimous King: remaking roman models in Lisbon".17th Biennial International Conference on Baroque Music. Canterbury Christ Church University, 13–17 July 2016.

- "O mecenato musical do embaixador André de Melo e Castro em Roma: as celebrações do nascimento do Infante D. Alexandre em 1724". International ConferenceDiplomacy and Aristocracy as Patrons of Music and Theatre in Europe of the Ancien Régime(Org. CESMP – Divino Sospiro). Palácio Nacional de Queluz, 1-3 July, 2016.

- "Michel'angelo Lambertini y la novedad de los 'Conciertos Históricos' con instrumentos antiguos en Lisboa (1906): cosmopolitismo o arqueología musical?",Congreso Internacional Nuevas perspectivas e torno al concierto: espacios, programación, crítica y performance(Org.: MECRI). Universidad de La Rioja, 2-3 de junio de 2016.

- "Decorations and performance spaces for sacred music in 18th century Lisbon: theatralization of liturgy and royal power representation". Decoration of Performanc Space: Meaning and Ideoloy. Thirteenth Conference of the ICTM Study Group on Iconography of the Performing Arts. Venezia, Fondazione Giorgio Cini, 17-20 May, 2016.

- "Reconfigurações das Capelas Reais das Monarquias Ibéricas: práticas musicais, cerimonial e representação de poder". Congresso Internacional¿Decadencia o Reconfiguración? Las monarquías de España y Portugal en el cambio de siglos (1640-1724). Org. IULCE-Instituto Universitario "La Corte en Europa", Univ. Autónoma Madrid, 1 a 3 de Dezembro de 2015.

- "A Sociedade de Música de Câmara de Michel'angelo Lambertini e a novidade dos 'Concertos Históricos' com instrumentos antigos (Lisboa, 1906): algumas reflexões a partir da imprensa periódica".III Congreso Nacional Música y Prensa. Las Sociedades Musicales en la PrensaLas Palmas de Gran Canaria, 22 e 23 de Outubro de 2015.

- "Musical careers and the new challenges of the market", comunicação no âmbito do Painel Music markets and new musical practices in Lisbon at the end of the Ancien Régime: sheet music, trade of instruments and entrepreneur musicians. 14th International Congress for Eighteenth- Century Studies(ISECS 2015), Roterdão, 27 a 31 de Julho de 2015.

- "Musical careers and cultural exchanges: transformations in the social and professional status of the musicians in late eighteenth century Lisbon". Comunicação no PainelMusical exchanges between Europe and Portugal at the end of the Ancien Regime: sheet music, trade of instruments and entrepreneur musicians. II CHAM International Conference «Knowledge Transfer and Cultural Exchanges», Lisboa, FCSH-UNL, de 15-07-2015 a 18-07-2015.

- "Entre a corte e os salões da aristocracia: D. Inês Antónia (Dama da Rainha D. Maria Ana de Áustria) e a prática das Serenatas em Lisboa a partir de um Diário inédito (1725-1727)". Colóquio InternacionalA Serenata e a Festa Teatral nas cortes europeias do século XVIII(org.: DS/CEMSP). Palácio Nacional de Queluz, 26 a 28 de Junho de 2015.

- “A música também passou pela Cotovia: o Real Seminário da Patriarcal e as suas colecções de partituras”. I Seminário História de Colecções: Da Cotovia ao Museu de História Natural e da Ciência. Lisboa, Museu de História Natural e da Ciência, 19 a 21 de Novembro de 2014.

- “Cartas de jogar, tocar e dançar: o baralho musical de José do Espírito Santo e Oliveira (1755-1819) no contexto das assembleias lisboetas nos finais do Antigo Regime”. III Jornadas de História dos Jogos em Portugal. Lisboa, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, 4 de Outubro de 2014.

- “Thrilled on the point of bursting into tears: espacios de ejecución y historia interpretativa del Mattutino de’Morti, de David Perez”. Congreso Internacional Interpretar la música ibérica del siglo XVIII (Org. Grupo de investigación MECRI, Universidad de La Rioja;  ESMUC; e Universitat de Lleida). Barcelona, Escola Superior de Música de Catalunya, 14-16 de julio de 2014.

- “A biblioteca de D. Maria Bárbara de Bragança e a circulação de repertórios musicais na Europa setecentista”. International Conference Jommelli, Gluck and Avondano, in the occasion of their 300th anniversary: The circulation of musical repertoires in 18th century Europe. (Org. CESMP). Palácio Nacional de Queluz, 20-21 de Junho de 2014.

- “Lázaro Leitão Aranha and the circulation of cultural and musical models between Rome and Lisbon”. Final conference of ENBaCH (European Network for Baroque Cultural Heritage): Society and Culture in the Baroque Period. Rome, 27-29 March 2014.

- “Balls, salon entertainment and instrumental repertoires: the deck of musical playing cards by José do Espírito Santo Oliveira”. British Society for Eighteenth-Century Studies, 43rd Annual Conference, 8, 9 and 10 January 2014. St Hugh's College, Oxford, U.K.

- “As últimas sonoridades do Absolutismo monárquico: a actividade musical na Patriarcal de Lisboa entre 1807 e 1834”. Congresso Internacional A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico (org. Núcleo Caravelas). Lisboa, FCSH, 7 a 9 de Novembro de 2013.

- “Entre ‘a forma do costume’ e a ‘mayor novidade’: ritual, repertórios e práticas interpretativas na Capela Real e Patriarcal de Lisboa à luz do Diário do mestre de cerimónias Francisco Braga Lage (1792-1816)”. ENIM 2013 – III Encontro Nacional de Investigação em Música (org. SPIM). Cascais, 1 a 3 de Novembro de 2013.

- "Bailes, jogos de salão e repertórios instrumentais: o baralho de cartas musicais de José do Espírito Santo Oliveira". International Colloquium Instrumental Music in the Iberian World (1740-1820). Org: Centros de Investigação da Univ. de Évora (UNIMEM), UNL (FCSH/ INET-MD) e Univ. de La Rioja (Logroño, Espanha). Lisboa, Gulbenkian e Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 14 a 16 de Junho de 2013.

- “Cérémonial, liturgie et musique à la cour de Portugal: des traditions ibériques du XVIIe siècle jusqu’à la reforme de modele romain de la Chapelle royale et Patriarcale de D. João V”, Colloque international Musique de la foi, musique du pouvoir : musiques religieuses d’apparat dans les cours régnantes d’Europe au temps de Louis XIV. Centre de Musique Baroque de Versailles, 11 a 13 Abril de 2013.

- “Os repertórios musicais da Capela Real e Patriarcal de Lisboa: contexto litúrgico e cerimonial áulico ao longo do século XVIII”. Jornadas Música e Estado I: Música, cultura de corte e poder político em Portugal na época moderna. Org. do grupo de “Música Erudita na perspectiva dos Estudos Culturais” do INET-MD (com Rui Vieira Nery, Rui Cabral Lopes e o historiador Pedro Cardim). Lisboa, FCSH-UNL, 12 de Outubro de 2012.

- “De la etiqueta de la Real Cámara a las nuevas sociabilidades públicas y privadas: la actividad del violinista y compositor José Palomino en Lisboa (1774-1808)”. VIII Congreso de la Sociedad Española de Musicología “Musicología global, musicología local”. Logroño, 6-8 septiembre, 2012.

- “Al divino theatre and the staging of power: Te Deum typologies in Portugal during the 18th century”. 15th Biennial International Conference on Baroque Music. University of Southampton, 11-15 July 2012.

- “Crossing musical cultures at the Portuguese Royal and Patriarchal Chapel: Italian models and local traditions in composition and performance practices in late eighteenth century”. IMS 2012: 19th International Musicological Society Congress. Roma (Parco della Musica), 1 a 7 de Julho de 2012.

- “O latim e português cantado nas práticas devocionais luso-brasileiras no final do Antigo Regime: o repertório musical das Novenas, Trezenas e Setenários”. Congresso Internacional A Língua Portuguesa em Música (org. CESEM). Lisboa, Culturgest, 9 a 11 de Fevereiro de 2012.

- “Da etiqueta da Corte aos desafios da esfera pública: instrumentistas e repertórios instrumentais em trânsito entre a Real Câmara e os concertos públicos em Lisboa nos finais do Antigo Regime (1755-1807),I Encontro Nacional de Investigação em Música, ENIM 2011, org. SPIM, Porto, Casa da Música, 25-27 de Novembro de 2011.

- “As práticas interpretativasda música sacra de David Perez no contexto das Capelas Reais e do cerimonial da monarquia portuguesa”, Colóquio David Perez e a música da sua época (1711-1778). Org. CESEM (FCSH-UNL). Museu de Aveiro, 21-22 de Outubro de 2011.

- “A biblioteca musical de D. Maria Bárbara de Bragança: uma abordagem preliminar a partir da descrição do legado a Farinelli”. II Simpósio Internacional de Musicologia Histórica: D. Maria Bárbara de Bragança (1711-1758) – Infanta de Portugal/Rainha de Espanha (org. APARM). Almada, Convento dos Capuchos, 29 de Set. a 1 de Out. de 2011.

- “Representações sonoras e cenográficas do poder real: práticas de composição e interpretação do Te Deum em Portugal nos finais do Antigo Regime”. Performa ’11 – Encontros de Investigação em Performance. Universidade de Aveiro, 19 a 21 de Maio de 2011.

- “Entre a apologia do poder real e as aspirações da burguesia: manifestações musicais em torno do nascimento de D. Maria Teresa, Princesa da Beira (1793)”. Colóquio Internacional Música Discurso Poder, Universidade do Minho, 17 a 19 de Março de 2011.

- “Il dotto e rispettabile Don Giovanni Giorgi”, illustre maestro e compositore nel panorama musicale portoghese del Settecento”. XVII Congresso da Sociedade Italiana de Musicologia. Scuola Normale Superiore di Pisa, 29 a 31 de Out. de 2010.

- “Modelos de instrumentação e práticas de execução do repertório religioso das Capela Reais luso-brasileiras no final do Antigo Regime”. Conferência na Univ. de Évora no âmbito das actividades da UnIMeM (17 de Nov., 2009) e na FCSH-UNL, nos Colóquios "Música em Contexto 2009", Org. INET-MD/CESEM (19 de Nov., 2009).

- “Patronos da arte dos sons: o sistema produtivo da música sacra na Patriarcal e na Capela Real de Lisboa entre 1750 e 1807”. III Ciclo de Conferências para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja – Mecenas e Patronos: A Encomenda Artística e a Igreja em Portugal, Centro Cultural do Patriarcado, Lisboa, 28 a 30 de Maio de 2009.

- “Os cantores italianos da Capela Real e da Patriarcal de Lisboa na segunda metade do século XVIII: perfil sócio-profissional e actividade musical”. Simpósio Internacional A Italianização da Vida Musical Barroca na Península Ibérica: Modelos e Processos. Cascais, Conservatório de Música de Cascais, 26 e 27 de Setembro de 2008.

- “La fortuna del Coro dos Italianos della Cappella Reale e della Patriarcale di Lisbona nel secondo settecento”. XIV Congresso da Sociedade Italiana de Musicologia. Pescara e Chieti, 26 a 28 de Outubro de 2007.

- “El sistema de producción músico-litúrgica en la Capilla Real y en la Patriarcal de Lisboa”, Congresso Internacional Música y Músicos en Instituciones Eclesiásticas – Andalucía en la Edad Moderna, Universidade Internacional de Andalucia (Sede Antonio Machado), Baeza, 7 a 9 de Dezembro de 2006.

- “O Terramoto de 1755 e as suas implicações na organização da prática musical na Capela Real e na Patriarcal”, Colóquio O Grande Terramoto de Lisboa: Ficar Diferente, organizado pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras de Lisboa e a Fundação Cidade de Lisboa, 2 e 3 de Novembro de 2005.

- “A Capela Real em itinerância: patrocínio real e espaços da música sacra no tempo de D. Maria I”, XIII Encontro de Musicologia, Org. Associação Portuguesa de Ciências Musicais, FCSH-UNL, 21 e 22 de Outubro de 2005.

- “João de Sousa Carvalho, João de Sousa e João de Sousa Vasconcelos: o desenlace de um enigma”, XII Encontros de Musicologia, Org. APCM, FCSH-UNL, Maio de 2003.

- “Cantor da Patriarcal, Organista ou Moço de Sacristia? Formação musical e saídas profissionais dos alunos do Seminário da Patriarcal na segunda metade do século XVIII”, XI Encontros de Musicologia, Org. APCM, Lisboa, Conservatório Nacional, 17 e 18 de Maio de 2001.

 

SEMINÁRIOS, CURSOS E CONFERÊNCIAS DE DIVULGAÇÃO MUSICAL

-A Música nas Capelas Reais Europeias Setecentistas: da Corte para a Cidade. Curso da Escola de Verão da FCSH-NOVA, 28 de Agosto a 8 de Setembro de 2017. 2a edição: 27 de Agosto a 7 de Setembro de 2018.

- "Al divinotheatre and the staging of power:Te Deumtypologies in Portugal during the 18th century". Conferência no âmbito do XII Curso Internacional de Música Antiga. Palácio Nacional de Mafra, 28 de Março de 2015.

- “'Boa voz de tiple, sciencia de música e prendas de acompanhamento': o sistema de ensino do Real Seminário da Patriarcal (1713-1834)". Conferência proferida na Biblioteca Nacional de Portugal no dia 12 de Setembro de 2013 no âmbito da mostra 300 anos do Real Seminário de Música da Patriarcal (BNP, 22 de Julho-13 de Set. de 2013).

- “O Italianismo na Música Portuguesa”. Curso Livre de Histórica da Música. Porto, Casa da Música, 11 e 18 de Março de 2013.

- "A música na Capela Real e Patriarcal de Lisboa (1716-1807): organização, repertórios e práticas performativas". Palestra no âmbito do 9º Fórum ESART. Castelo Branco, IPCB/Escola Superior de Artes Aplicadas, 19 de Fevereiro de 2013.

- “Os repertórios de Natal do Barroco Musical Português”. Conferência no âmbito da V Temporada de Música Antiga “Conde de Oeiras”. Oeiras, Palácio do Egipto, 9 de Dez. de 2012.

- Seminário “Projecto David Perez” promovido pelo agrupamento Collegio Ghislieri. Sessões sobre a música sacra em Portugal no séc. XVIII; a actividade e a produção musical de David Perez em Lisboa e a edição e interpretação do Mattutino de’Morti (com Rui Vieira Nery). Fondation Royaumont (França), 22-24 de Agosto de 2012.

- Seminário Estudos de Música Instrumental 1755-1840 (org. Vanda de Sá no âmbito do projecto FCT: PTDC/EAT-MMU/104206/2008). Univ. de Évora-UnIMeM, 24 de Fev. de 2012. Apresentações: “Circulação de instrumentistas e repertórios instrumentais entre a Real Câmara e os concertos públicos (1760-1807)”; “A música instrumental no âmbito do cerimonial sacro”.

- “Música em Portugal – séculos XIII a XVIII” (com Rui Vieira Nery). Conferências no âmbito da reunião do REMA (Réseau Européen de Musique Ancienne). Porto, Casa da Música, 6 de Novembro de 2011.

- “David Perez Napolitano, Arquimúsico do Fidelissimo Rei Lusitano: o percurso português de um ilustre compositor setecentista”. Conferência no âmbito da mostra documental evocativa dos 300 anos do nascimento do compositor, promovida pela Biblioteca Nacional de Portugal. Lisboa, 14 de Dez. de 2011 (apresentada também na Univ. de Évora, 23 de Fev. de 2012).

- Curso de Musicologia Portugal no centro do mundo. Siete siglos de globalización musical (ss. XIII-XIX). Leccionação das sessões"La Capilla Real y sus relaciones con Italia en el siglo XVIII" (I e II) e "Crítica musical y música antigua: una perspectiva luso-brasileña" (I e II, com Rui Vieira Nery). Baeza, Sede Antonio Machado da Univ. Internacional de Andaluzia, 3 a 5 de Dez. de 2010.

- “A vida musical na 1ª República Portuguesa”, conferência no Teatro Municipal da Guarda, 8 de Outubro de 2010.

- “Música e cerimonial na Igreja Patriarcal de Lisboa: compositores, intérpretes, repertórios e práticas performativas”, conferência no I Curso Livre de História do Patriarcado de Lisboa, Org. Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa. Mosteiro de São Vicente de Fora, 11 de Fev. de 2010.

- "Viagem ao interior da Ópera Barroca". Conferência/Seminário no âmbito do Módulo de Ciências Musicais da Licenciatura em Educação Musical do Instituto Superior de Ciências Educativas - ISCE. Funchal, 19 de Junho de 2009.

- “O discurso dos sons e o discurso da palavra: perspectivas, processos e desafios da crítica musical”. Conferência/Seminário no âmbito do Módulo de Ciências Musicais da Licenciatura em Educação Musical do Instituto Superior de Ciências Educativas - ISCE. Funchal, 14 de Fev. de 2009.

- “Mitologia, história e lenda: a ópera barroca de Monteverdi a Haendel”, conferência no ciclo Quatro Séculos de Ópera. Matosinhos, Escola de Música Óscar da Silva, 31 de Maio de 2008.

- Conferência sobre a ópera Motezuma, de Vivaldi. (Ciclo de conferências associado à temporada do Teatro Nacional de São Carlos, org. Amigos do São Carlos). Lisboa, TNSC, 30 de Março de 2007.

- Conferência sobre a ópera Padmâvatî, de Albert Roussel. Ciclo Óperas (mal) amadas do século XX (org.Amigos de São Carlos/Culturgest). Lisboa, Culturgest, 14 de Fev. de 2007.

- Conferência sobre a ópera Die Vögel, de Walter Braunfels. Ciclo Óperas (mal) amadas do século XX (org. Amigos de São Carlos/Culturgest). Lisboa, Culturgest, 16 de Nov. de 2005.

- Conferência “A obra de Carlos Seixas no contexto da música europeia para tecla” proferida no Festival CisterMúsica (Alcobaça) no âmbito das comemorações dos 300 anos do nascimento de Carlos Seixa, Maio de 2004.

- Curso Intensivo de História da Música Portuguesa, no âmbito do Festival de Música João José Baldi. Guarda, Paço da Cultura, Maio de 2000.

- “J. S. Bach e a música do seu tempo”, conferência na Biblioteca Virgílio Ferreira, Gouveia, Outubro de 2000.

 

Exposições / Exhibitions

MostraDo Tejo ao Tibre: músicos e artistas portugueses na Roma do século XVIII, com curadoria de Pilar Diez del Corral e Cristina Fernandes. Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, de 28 de Fevereiro a 31 de Maio de 2019.

300 anos do Real Seminário de Música da Patriarcal. Biblioteca Nacional de Portugal, 22 de Julho-13 de Setembro de 2013.

 

Guiões para espectáculos e concertos encenados / Scripts for spectacles and staged concerts

- Concepção do projecto, autoria do guião e pesquisa musicológica para o espectáculo Assembleia em Queluz: Bailes, Jogos de Salão e Repertórios Instrumentais – O Baralho Musical de José do Espírito Santo e Oliveira. Intérpretes: Catarina Costa e Silva e Alexandra Canaveira de Campos (bailarinas), Divino Sospiro. Temporada de Música Tempestade e Galanterie (org. CEMSP), Palácio de Queluz, 16 de Março de 2014. Adaptações deste espectáculo: com o títuloAssembleia das Nações Estrangeiras, noFestival Lumièresde Helsínquia (2014) e no Teatro Municipal da Guarda (2015); com o títuloDanza in Gioco, no Festival Mozart de Rovereto (2015), na temporada Stagione dei Turchini, Nápoles (2016).

- Concepção do concerto encenado Delírios Profanos, com base em modinhas e música de salão setecentista para o Teatro Municipal da Guarda em 2006. Intérpretes: Teresa Gonçalves (soprano); Inês Madeira (mezzo-soprano); Rogério Pires (guitarra); Américo Rodrigues (voz).

 

Organização de Seminários e Encontros Científicos / Organization of Seminars and Scientific Meetings

- Organização e direcção científica (com Judith Ortega), II Seminário Internacional Música nas Cortes Ibéricas (séculos. XVIII e XIX): Artes do Espectáculo e Representação de Poder (org.: INET-md, NOVA FCSH e ICCMU-Universidad Complutense de Madrid). Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda, 12 e 13 de Dezembro de 2019.

- Membro da comissão organizadora do ENIM 2019 – Encontro de Investigação em Música (org. SPIM), Lisboa, NOVA FCSH, 14 a 16 de Novembro de 2019.

- Apresentação do Projecto ERC – PERFORMART (com Anne-Madeleine Goulet) e organização do concerto do Ludovice Ensemble: De Roma a Lisboa: Música nos Palácios e Academias entre os séculos XVII e XVIII. Lisboa, Palácio Fronteira, 15 de Outubro de 2019.

- Assistência na organização do congresso final do projecto ERCPerformArt, em Lisboa: Spectacles and Aristocratic Magnificence in Rome (1644-1740): Social, Political, Ethical and Economic Issues. Lisboa, Palácio Fronteira e NOVA FCSH, 14 a 16 de Outubro de 2019.

- Organização e coord. científica (com Pilar Diez del Corral), International Conference Lisbon and Rome in the 18th century: music, visual arts and cultural transfers. Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, 28 e 29 de Março de 2019.

- Organização e coord. científica (com Judith Ortega), Seminário InternacionalLa música en las cortes ibéricas (siglos XVIII-XIX): mecenazgo, repertórios, performance. Org.: ICCMU-UCM e INET-md (FCSH-Universidade Nova de Lisboa). Madrid, Universidad Complutense, 4 e 5 de Outubro, 2018.

- Org. e coord. científica (com Sofia Lourenço, Tiago Hora e Maria João Pinto), Jornadas Maestro Manuel Ivo Cruz 2017 - Património e Memória de uma Coleccção Musical. Porto, Universidade Católica Portuguesa, 12 e 13 de Outubro, 2017.

- Organização (com Teresa Cascudo) do V Congreso MUSPRES - "A imprensa como fonte para a história da interpretação musical". Org.: Sedem-Sociedad Española de Musicología (Grupo de Trabajo "Música y Prensa") e INET-md NOVA FCSH (Grupo "Estudos Históricos e Culturais em Música"). Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, 18 a 20 de Maio de 2017.

- Organização e coord. científica do ColóquioDa Real Barraca ao Paço da Ajuda: a música em torno da família real. Encontro dos membros do grupo "Estudos Históricos e Culturais em Música" e da linha temática "Abordagens Históricas à Performance Musical" do INET-md (FCSH-NOVA). Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda, 27 de Outubro de 2016.

- Organização (com Sandra Costa Saldanha) do Colóquio comemorativo dos 300 Anos do Patriarcado de Lisboa:'Novas grandezas que já pareciam impossíveis à imaginação': A música e as artes visuais na Patriarcal de Lisboa (1716-1734). Org.: INET-md (FCSH-NOVA) e SNBCI. Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda, 25 e 26 de Novembro de 2016.

- Membro da comissão organizadora do ENIM 2016 – Encontro de Investigação em Música (org. SPIM), Aveiro, 5 a 7 de Novembro de 2016.

- Organização da Jornada de Estudo Roma, Nápoles, Paris, Lisboa: artistas, estilos e repertórios em trânsito ao longo do século XVIII no âmbito do grupo do INET-MD “Estudos Históricos e Culturais em Música”. Lisboa, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 7 de Outubro de 2014.

-International Colloquium Instrumental Music in the Iberian World 1760-1820. Org. conjunta dos Centros de Investigação da Univ. de Évora (UNIMEM), da Univ. Nova de Lisboa (FCSH/ INET-MD) e da Univ. de La Rioja (Logroño, Espanha). Membro das Comissões Científica e Organizadora. Lisboa, Fundação Gulbenkian e Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 14 a 16 de Junho de 2013.

- Organização das Jornadas Música e Estado I: Música, cultura de corte e poder político em Portugal na época moderna no âmbito do grupo “Música Erudita na perspectiva dos Estudos Culturais” do INET-MD (com Rui Vieira Nery, Rui Cabral Lopes e o historiador Pedro Cardim). Lisboa, FCSH-UNL, 12 de Outubro de 2012.

- Organização (com Pedro Nunes e Pedro Boléo) do debate “Crítica Musical – Para que serve?”, FCSH-UNL, 18 de Maio de 2010.

- Coordenação e organização do Fórum “Crítica Musical – Passado, Presente e Futuro”, (Castelo Branco, Biblioteca Municipal, 23 e 24 de Maio de 2009) e do Fórum “O Lugar da Crítica” (Castelo Branco, Biblioteca Municipal, 5 e 6 de Junho de 2010) no âmbito do Festival Primavera Musical.

 

Orientações de teses de doutoramento / Supervision of PhD Thesis

- Pedro Lopes e Castro, "A tradição das Serenatas em Portugal com especial atenção a João de Sousa Carvalho". Co-orientação com Jorge Correia da Univ. de Aveiro. Defendida em 7 de Abril de 2017.

- Cristiana Spadaro, "A música de Giovanni Giorgi. Análise teórico-prática dos Motetes para a Patriarcal de Lisboa". Co-orientação com António Lourenço, da Univ.de Aveiro. Defendida em 11 de Julho de 2017.

- Fernando Miguel Jalôto, "Antonio Tedeschi (1702-1770) 'Doutíssimo Professor Músico de Sua Majestade' - o Homem e Obra." Co-orientação com Rui Vieira Nery, da FCSH-NOVA (em curso).

- Diana Vinagre, "O violoncelo em Portugal c. 1750-1834: um estudo de repertório e práticas interpretativas". Co-orientação com Rui Vieira Nery, da FCSH-NOVA (em curso).

- Ana Catarina Machado, "A Irmandade de Santa Cecília em Portugal durante os séculos XVII a XIX: Uma Abordagem Sócio-Profissional do Músico" (em curso). Doutoramento em História (iniciado em 2019-2020), NOVA FCSH.

- Filipa Oliveira, "As Sonatas para Flauta de Bisel de Johann Ernst Galliard e os contextos da música de câmara em Londres na primeira metade do séc. XVIII" (título provisório). Doutoramento em Ciências Musicais (iniciado em 2019-2020), NOVA FCSH.

 

Participação em Júris de Mestrado e Doutoramento / Participation in Doctoral Comittee Juries

- Charles Bruno Roussin,Considerações Históricas e Interpretativas sobre a Serenata La Pace fra la Virtù e la Bellezza de David Perez. Tese de Doutoramento em Música (ramo de Direcção de Orquestra). Universidade de Aveiro, 9 de Janeiro de 2020.

- Rodrigo Teodoro de Paula, FCSH-NOVA,Os sons da morte: estudo sobre a sonoridade ritual e o cerimonial fúnebre por D. Maria I, no Brasil e em Portugal (1816-1822). Tese de Doutoramento em Musicologia Histórica, Lisboa, FCSH-NOVA, 15 de Dezembro de 2017.

- Mafalda Nejmedine,O género Sonata em Portugal: subsídios para o estudo do repertório português para tecla de 1750 a 1807, Tese de Doutoramento em Música e Musicologia, Universidade de Évora, 23 de Setembro de 2016.

- Ricardo Bernardes,Estudo das Características Estilístico-Musicais das Missas de António Leal Moreira (1758-1819): A Missa para a Aclamação de D. Maria I (1777). Tese de Doutoramento em Musicologia Histórica, FCSH-NOVA, 23 de Junho de 2016.

- Joseba Berrocal,La Recepción del Oboe en España en el Siglo XVIII. Tese de Doutoramento, Facultad de Filosofia y Letras – Dep. de História de Arte, Univ. de Zaragoza, 22 de Jan., 2015.

- Iskrena Dimova Yordanova, Contributos para o estudo da oratória em Portugal: Contexto de criação e edição crítica de “La Morte d’Abel” de P. A. Avondano (1714-1782). Tese de Doutoramento em Música e Musicologia. Univ. de Évora, 5 de Dezembro de 2013.

- Rosana Pina, Design de Comunicação aplicado à Educação Musical: um sistema de notação musical e partitura gráfica de apoio à aprendizagem e à performance.Tese de Mestrado em Design de Comunicação, Faculdade de Arquitectura da Univ. de Lisboa, 18 de Nov. de 2013.

- Aline Gallash-Hall,A Cenografia e a Ópera em Portugal no Século XVIII: Os Teatros Régios (1720-1793). Tese de Doutoramento em História, Dep. de História da Univ. de Évora, 15 de Outubro de 2012.

 

Filiação em Organizações Académicas / Affliation in Academic Organizations

SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música

IMS - Internacional Musicological Society

SIDM - Società Italiana di Musicologia

BSEC - British Society for Eighteenth-Century Studies

 

Outros Elementos que considere importantes/ Other Activities

- Membro da Comissão de Apreciação da DGARTES – Apoio Sustentado 2020-2021 (concurso Criação e outros domínios – Música).

- Membro da Comissão Científica para a edição nacional [italiana] das commedie per musica de Domenico Cimarosa (2018-2022)

- Vice-presidente da Assembleia Geral da PORTINGALOISE – Associação Cultural e Artística

- Membro da direcção da SPIM-Sociedade Portuguesa de Investigação em Música desde 2015. - Membro da Comissão Científica do CESMP - Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal, criado por iniciativa da orquestra barroca DIVINO SOSPIRO em parceria com a Parques de Sintra - Monte da Lua, com sede no Palácio Nacional de Queluz, desde 2014.

- Colaboradora do Caravelas - Núcleo de Estudos de História da Música Luso-Brasileira (órgão do CESEM-NOVA FCSH), desde 2008.

- Colaboradora do jornal PÚBLICO (crítica e jornalismo musical).