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Grupo de investigação

Estudos Históricos e Culturais em Música

Dados do Grupo

Sobre este Grupo

O Grupo de Investigação Estudos Históricos e Culturais em Música privilegia a abordagem multidisciplinar, combinando a Musicologia Histórica com outras áreas das Artes, Humanidades e Ciências Sociais. Os temas de investigação abrangem um vasto âmbito cronológico e um amplo leque de abordagens. Os membros da equipa estão profundamente empenhados em divulgar os resultados tanto no meio académico como na sociedade, em colaboração com instituições como bibliotecas, arquivos, museus, teatros, salas de concerto e associações culturais, entre outras.

Objetivos e prioridades para 2025-2029

Objetivos

  • Desenvolver perspetivas dos Estudos Culturais na investigação sobre música em Portugal, bem como noutros territórios com relações históricas, culturais e artísticas com Portugal, desde o século XVI até à atualidade;
  • Estudar contextos institucionais e de performance, trajetórias de músicos, géneros e práticas musicais a partir de um vasto leque de abordagens, combinando metodologias da Musicologia Histórica com outras Ciências Sociais e Humanas e Estudos Artísticos;
  • Realizar trabalho de campo e investigação de arquivo sobre o património musical e processos contemporâneos, a partir de fontes diversas: documentos de arquivo, partituras, libretos, tratados teóricos, fontes literárias, correspondência, imprensa periódica, iconografia, gravações e materiais audiovisuais;
  • Desenvolver atividades e produzir materiais de divulgação dirigidos ao público em geral, tais como palestras-concerto, concertos e festivais temáticos, gravações, exposições, recursos digitais, artigos de imprensa, programas de rádio e televisão, entre outros.

Prioridades

  • Música, Poder e Política:
    Prosseguir o estudo de temas relacionados com a “Música e Estado”, uma das principais áreas de investigação do grupo desde a sua criação em 2005, desde o século XVIII ao século XXI; desenvolver temas de investigação como Música Exílio; Música, Artes, Performatividades e Diplomacia; Música e Democracia; Políticas Culturais.
  • Património Musical:
    Mapear o Património Musical Português através de uma cartografia de recursos musicais preservados em arquivos, bibliotecas e museus nacionais; Colaboração com o Museu Nacional da Música na contextualização histórica e social de coleções de instrumentos; Promover conhecimentos de arquivística musical, fundamentais para a preservação internacionalização do património musical.
  • Práticas Históricas da Música e das Artes Performativas:
    Explorar a estreita relação entre a investigação musicológica e as práticas interpretativas históricas, a partir da experiência de membros do grupo que são músicos profissionais, especializados em música antiga. Divulgação do repertório musical português através de edições de partituras, artigos científicos, concertos, gravações e projetos que combinam a música com outras artes (dança e teatro históricos, gesto barroco, cenografia).
  • História das Mulheres e Estudos de Género:
    Desenvolver estudos sobre o papel das mulheres enquanto compositoras, intérpretes, mecenas e colecionadoras de música em diferente períodos históricos, espaços e contextos, e sobre as rede nacionais e internacionais que estabeleceram, bem como sobre outras questões relacionadas com os estudos de género e as artes performativas.
  • A música no espaço Ibero-Atlântico:
    Estudo das relações musicais entre Portugal e Espanha, incluindo as respetivas (ex-)colónias, a partir de temas e abordagens diversas, tais como fontes e práticas do villancico, teoria musical dos séculos XVI e XVII, música de corte, música em regimes ditatoriais, música e imprensa, a interação entre repertórios eruditos e as músicas tradicional e popular urbana.

Outros tópicos:

  • Estatuto socioprofissional dos músicos e das associações de músicos profissionais;
  • Música e Sociabilidades (assembleias e bailes no século XVIII; salões musicais nos séculos XIX e XX);
  • Música e Cinema.

Linhas temáticas envolvidas

  • Património(s), Arquivos e Museus
  • Estudos sobre Mulheres, Género e Sexualidade
  • Poder, Política e Ativismo

Eventos regulares

  • Seminário Permanente de Estudos Históricos e Culturais em Música
  • Seminários Internacionais “Música nas Cortes Ibéricas (séculos XVIII e XIX)”, em colaboração com o ICCMU – Instituto Complutense de Ciencias Musicales, Universidad Complutense de Madrid

Entidades parceiras não-académicas

  • Biblioteca da Ajuda
  • Biblioteca Nacional de Portugal
  • Cinemateca
  • Museu da Música Portuguesa
  • Museu Nacional da Música
  • Museu Nacional do Teatro e da Dança
  • Portingaloise – Associação Cultural e Artística (Danças europeias dos séculos XV a XVIII)

Sociedades académicas e redes internacionais associadas

  • Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM)
  • International Council for Traditional Music and Dance (ICTMD)
  • International Musicological Society (IMS)
  • International Association of Music Libraries (IAML)
  • Sociedad Española de Musicologia (SEdeM)
  • Universidad Complutense de Mardid/ICCMU
  • Universidad de La Rioja