• Caretos
Menu

Artigos Revistas

Autor Publicado em: Título
INET-md 2024 Notícias | Investigadoras do INET-md editam revista internacional de referência para a Etnomusicologia
José Nicolau Pinto & Margarida Medeiros 2024 Artigo | João de Deus’s musical perversions: a case study on the music and sexuality in two films by João César Monteiro
INET-md 2024 Call for papers | Edição temática: “Da diversidade da dança teatral em Portugal”
Marco Roque de Freitas 2024 Artigo | Entre guerra, política e “uma visão positiva lá de casa”: Descortinando as primeiras experiências moçambicanas na senda da “World Music” (1987-1994)
INET-md 2024 Artigo | Increased body movement equals better performance? Not always! Musical style determines motion degree perceived as optimal in music performance
INET-md 2024 Artigo | Attitudes in music practice: a survey exploring the self-regulated learning processes of advanced Brazilian and Portuguese musicians
Pedro Mendes & Marco Roque de Freitas 2024 Artigo | From “Sin Street” to “Education Street”: Music, Politics and Transgression in Maputo’s Red-Light District, Mozambique (c.1960–86)
2024 Artigo | Saxophone Players’ Self-Perceptions About Body Movement in Music Performing and Learning: An Interview Study
Pedro Nunes 2024 Artigo | Das recolhas ao álbum como “cartão de visita”: estratégias e reinvenções na pequena edição de música popular de matriz rural em Portugal no século XXI
Dora Utermohl de Queiroz 2024 Artigo | Self-regulation in online string instrument lessons: Motivation, social interaction and learning environment
Clarissa Foletto 2024 Artigo | Emergency Remote Teaching in instrumental and vocal lessons in Portugal
Pedro Nunes 2023 Artigo | Nos interstícios do subcampo: Autoedição e empreendedorismo em músicos folk em Portugal no século XXI
Andrew Snyder 2023 Artigo | Affective Aspirations of Activist Musical Diplomacy at the Bicentennial Celebration of Brazilian Independence in Lisbon
Cristina Fernandes 2023 Artigo | "... Posee todos los primores de la música, en cuanto ciencia, y en cuanto arte": As actividades musicais de D. Maria Bárbara de Bragança, infanta de Portugal e rainha de Espanha
João Silva 2023 Artigo | Las primeras grabaciones portuguesas para The Gramophone Company (1900-1908) y la formación de un mercado fonográfico en Portugal
INET-md 2023 Artigo | Expertise e autoavaliação na elaboração de arranjos para piano solo: um estudo exploratório
Andrew Snyder 2023 Artigo | The Musical Expat: Privileged Migration and Baby Music Class in Lisbon
2023 Artigo | Problem-based Learning: Composing in the classroom as a music learning challenge
Ricardo Andrade 2023 Artigo | The role of Valentim de Carvalho in the emergence of the ‘Portuguese rock boom’ of the early 1980s
INET-md 2023 Chamada de artigos | Edição temática: “A educação somática e a consciência corporal num mundo digital”
Filippo Bonini Baraldi et al. 2023 Artigo | Perspectives on Musical Care Throughout the Life Course: Introducing the Musical Care International Network
Samuel Barros 2023 Publicação | Music performance anxiety in Portuguese higher education: Contextual factors, perceptions, and strategies
INET-md 2023 Marco Roque de Freitas publica "Being a Musician in Socialist Mozambique: From Invisibility to Unfeasibility (1974-1994)"
INET-md 2023 Chamada de artigos | Edição temática: “Educação musical entre jovens refugiados e migrantes: partilhar, pertencer, incluir"”
INET-md 2023 Revista Portuguesa de Musicologia | Novo número com artigos de investigadores INET-md
Alfonso Benetti 2023 Publicação | The Piano in the Portuguese Experimental Music Scene: Approaches, Contexts, and Practices
Luis Bittencourt 2023 Publicação | Vivências de pandemia: Desafios e estratégias de programação e disseminação no contexto da música experimental em Portugal (2020-2021)
Nery Borges 2023 Publicação | Biofeedback from the inside: impressões e perceções sobre os processos de simulação durante o treinamento para controle da ansiedade na performance musical
2023 Marco Roque de Freitas publicou o artigo "‘In heavy rotation’: uncovering the phonographic industry and the ‘NGOMA national label’ in socialist Mozambique (1978–1990)” no Ethnomusicology Forum
2023 Dulce Simões publicou o artigo "Festivities and Sustainable Development in Baixo Alentejo (Portugal)” no Journal of Strategic Innovation and Sustainability
Graça Boal-Palheiros & Beatriz Ilari 2023 Artigo | Music, drama, and social development in Portuguese children
2022 Publicação | Sounding the Nation, Sounding the Revolution: Music and Radio Broadcasting in Post-colonial Mozambique (1975-1986)
2022 O canto alentejano: formas de resistência e horizontes de expetativa
Graça Boal-Palheiros, Pedro Figueira 2022 Musical and cognitive abilities in children from disadvantaged backgrounds
Marco Roque de Freitas 2021 Rádio Clube de Moçambique: História económica e cultural de uma empresa radiofónica num contexto colonial (1932-1974)
Maria José Araújo 2021 O Dia internacional da mulher lembrado na ilustração: Um posicionamento crítico sobre os papéis da mulher, visto pelos estudantes de artes visuais da ESE P. PORTO
Graça Mota 2021 Haiku poetry: An innovative approach to contemporary music with primary school children and college students
Maria José Araújo 2021 Na encruzilhada de opções educativas. Um estudo exploratório sobre o ensino a distância no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Filipe Lopes 2021 Musicking with Plants
José António Neves 2021 Reflexão sobre a didática como fator determinante no ensino artístico - música
Luísa Pais-Vieira, Jorge Alexandre Costa 2021 A supervisão como espaço de transformação. Um estudo no contexto do estágio
António Ângelo Vasconcelos 2021 Editorial: Políticas Públicas, Organização e Gestão Escolar e Educacional: perspetivas
Ana Luísa Veloso, Graça Mota 2021 Music learning, engagement, and personal growth: child perspectives on a music workshop developed in a Portuguese state school
Cecília de Lima 2020 Corpo de Afetos: entre o apego emocional e o movimento dançado
Marílio Wane 2020 Marrabenta: as dinâmicas históricas e socioculturais no contexto do seu surgimento
Maria José Araújo 2020 A Percepção das crianças sobre a rádio e o podcast: Uma aproximação aos seus hábitos de consumo online
Maria José Araújo 2020 Para uma definição de tempo livre tendo as crianças por medida e referente. O que diz a língua dos pássaros?
Maria José Araújo 2020 Educadores sociais: profissionais do tempo livre de outros
Pedro Boia 2020 Music & Arts in Action - Editorial
José António Gomes 2020 A Revolução dos Cravos e a Literatura para a Infância e a Juventude
José António Gomes 2020 A minha estrada é larga - nos 100 anos de Mário Castrim
Carlos Gonçalves 2020 A Música na Minha Escola de Sonho: Dando Voz aos Alunos das Escolas da Região Autónoma da Madeira
Filipe Lopes 2020 Composing Music with a Space
Ana Luísa Veloso 2020 Rethinking experimental music within music education: Thoughts and feelings after a voyage through the Project Insono
Alejandro Laguna 2020 Understanding movement from dance and music
Maria José Araújo 2019 Atividades de Tempos Livres. Desafios aos Educadores Sociais
Maria José Araújo 2019 Modelos pedagógicos de EaD adequados ao Ensino Superior
Pedro Aragão 2019 Communities of musical practice; transformative contexts for intercultural communication
Helena Santana, Rosário Santana 2019 Do território e da paisagem – a máscara elemento de exteriorização de um imaginário real
Hélder Batista Sá 2019 As sonatas de Ludwig van Beethoven para piano e violino por Alexandre Rey Colaço e Júlio Cardona: uma revisitação dos concertos de 1915 através da imprensa da época
Laura Puerto Cantalejo 2019 La vuelta a la vida del arpa de dos órdenes
Fausto Lessa 2019 A performance contemporânea no Baixo Elétrico do Repertório Jazzístico e da Música Popular Brasileira
Maria do Rosário Pestana 2019 « Le patrimoine c’est nous ! » Voix plurielles autour du cante alentejano
Maria do Rosário Pestana 2019 Social Sustainability and Collective Participation Cyclical Dynamics of the Multipart Singing in the Village of Manhouce
Samuel Peruzzolo-Vieira 2019 Da tradição às formas abertas: O papel da hermenêutica na constituição do texto musical contemporâneo
Andrés Felipe Molano Ruiz 2019 Los rasgos de los futuristas del piano de principios del siglo XX
Maria Inês Lamela 2019 Uma fuga a várias vozes
Luca Chiantore 2019 Música en rebeldía
Alfonso Benetti Junior, Helena Marinho 2019 Experimentando com arquivos: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville
Samuel Barros, Helena Marinho 2019 Ansiedade na performance musical de música de câmara: o efeito do biofeedback como medida interventiva em quarteto de trombones
Pedro Aragão 2019 Apresentação do Dossiê Temático sobre Choro
Alejandro Laguna 2019 Graciela González: Experiencia corporal y cambio generacional en el tango tradicional
Alejandro Laguna 2019 When the body is music when dancing
Rui Pedro Pinto 2019 Pobreza: Situação social e dinâmicas (re)produtoras
João Alexandre Costa, Ana Isabel Cruz, Graça Mota 2019 Between adoption and adaptation: Unveiling the complexity of the Orquestra Geração
Maria José Araújo 2019 Infância, Juventude e Educação Social: três ímpetos de um processo de humanização transformadora
João Teixeira Lopes 2019 Antiguidade e poder simbólico na praxe académica
Ana Luísa Veloso, Ana Isabel Ferreira, Rui Bessa 2019 Adapting a Music Listening App to Engage Pupils in Personal and Social Development: A Case Study
Isaac Raimundo 2018 “Each Enhancement Finally Depends on a Subjective Approach and is Influenced by What is Seen as the ‘Best’ Final Product”. Interview by Isaac Daniel Raimundo
Pedro Aragão 2018 Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e o Pan-Americanismo Musical (1939-1947)
Helvio Monteiro Mendes, Alexsander Jorge Duarte 2018 XyLoops: Composição e performance de uma obra para xilofone e eletrônica em tempo real (live looping)
Pedro Roxo 2018 Hindu Jati (castes) from Diu Island and the Reproduction of Religious Expressive Culture in the Hindu-Gujarati Diaspora in Mozambique and in Portugal: the Kathiyawadi Bhajan
José Salgado e Silva, Pedro Aragão 2018 Refletindo sobre a prática de conjuntos musicais no currículo universitário
Gilvano Dalagna 2018 Repensar a carreira artística: Dilemas e oportunidades
Clarissa Foletto 2018 Exploring the “secret garden”: Instructional communication in one-to-one instrumental lessons
Alejandro Laguna 2018 "Milena Plebs. Tango y Pensamiento Critico"
Sara Carvalho, Filipe Lopes, Aoife Hiney 2018 The Fukushima project for child composers: An interview with Dai Fujikura at Muschildren’17
Helena Marinho 2018 Adaptation of a Self-Regulated Practice Behaviour Scale for Portuguese music students
Helena Santana, Rosário Santana 2018 A Intertextualidade e os Processos Colaborativos de Criação Artística, Meio de Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Social
Clarissa Foletto 2018 "Editorial" CORDAS
Luca Chiantore 2018 Undisciplining Music: Artistic Research and Historiographic Activism
Francisco Monteiro 2018 A obra de câmara de Jorge Peixinho
Helena Marinho 2018 Das palavras e da música: Intersecções na obra de Fernanda de Castro
Monika Streitová 2018 The interaction of the flute with the Sampo device in the performance of mixed electroacoustic music
Erickinson Bezerra de Lima 2018 Quadrilhas progresso para piano solo de Samuel Fonsêca: e a divulgação de um acervo musical adormecido
David Sánchez Blázquez 2018 Sax-Klangfarbenmelodien: Tras la expresividad tímbrica en el repertorio para saxofón de finales del S. XX (R)
Luís Carvalho 2018 Gustav Mahler: Sinfonia nº10, em fá# maior (inacabada)
Rui Cidra 2018 Cabral, popular music and the debate on Cape Verdean creoleness
Cristina Leandro, Elisabete Monteiro, Filipe Melo 2018 Interdisciplinary working practices: can creative dance improve math?
Pedro Nunes 2018 Colectivismo, Sinergias e Valor Artístico: o Espaço das Micro-Editoras Independentes em Portugal no Século XXI
Dulce Simões 2018 Exilados e refugiados na fronteira luso-espanhola do Baixo Alentejo, nos séculos XIX e XX
Pilar Diez del Corral Corredoira 2018 Sine Cerere et Libero, Venus friget: la fortuna iconográfica de un proverbio latino desde la literatura emblemática del sigo XVI hasta las artes figurativas del siglo XVII
Salwa Castelo-Branco 2018 Regimes patrimoniais: uma reflexão
Manuel Deniz Silva 2018 ‘Não ouço nada... ouço o vento lá fora’: a música e o som enquanto lugar do mistério em Benilde ou a Virgem Mãe (1975) de Manoel de Oliveira
Enio de Souza 2018 Chinese Musical Instruments Within and Beyond Museum Display: The Case of the Museum of Macau in Lisbon
Iñigo Sánchez Fuarros 2018 Orgullo del barrio: Marchas populares y transformación urbana en Lisboa
Vincent Debut 2018 On using the Hilbert transform for blind identification of systems with complex modes
Pedro Aragão 2018 Gravações Mecânicas No Brasil e Em Portugal (1900-1927): Entre Indústria Fonográfica, Soundscapes e Arquivos Etnográficos
Pilar Diez del Corral Corredoira 2018 El Kavalierstour de Juan V por Europa: génesis, precedentes y significado de un viaje frustrado
Cristina Fernandes 2018 María Bárbara de Braganza y la cultura musical europea del siglo XVIII
Filippo Bonini Baraldi 2018 L’ethnologue, les images et les fantômes. Trois histoires de science-fiction tsigane et leurs implications pour l’anthropologie visuelle
Pilar Diez del Corral Corredoira 2018 Modelo e identidad de la Academia de Francia en Roma: Nicolas Vleughels y su relación con los artistas portugueses y españoles
Inês Elisa Thomas de Pinho e Almeida 2018 «Uma gritaria pavorosa»: A prática musical em Portugal em 1801, segundo a alemã Esther Bernard
Tiago Videira 2018 A New Online Archive of Encoded Fado Transcriptions
Tiago Gonzaga Videira, Bruce and Rosa Pennycook, Jorge Martins 2018 A New Online Archive of Encoded Fado Transcriptions
Maria José Araújo 2018 Crianças de todo o mundo, Uni-vos! Notas sobre a submissão das crianças à "ideologia do trabalho útil"
Maria José Araújo 2018 Jovem há muito mais tempo do que tu. Um ensaio sobre as atividades de tempos livres em contextos institucionais para idosos
João Alexandre Costa 2018 A ausência de outras músicas nas aprendizagens em formação musical
João Teixeira Lopes 2018 Learning how to work in the arts field in Portugal: a biographical approach to the migrant artists' trajetories
João Teixeira Lopes 2018 From Portugal to Europe. A micro-level Sociology of scientific migration in times of Eurozone crisis
José António Gomes 2018 Do conto breve e do microconto em literatura portuguesa para a infância
Carlos Gonçalves 2018 A introdução de instrumentos populares em contexto educativo: a escola como agente de defesa da cultura local num mundo globalizado
Carlos Gonçalves; Robert Andres 2018 Estudo exploratório acerca da permanência dos alunos no Ensino Artístico Especializado
João Teixeira Lopes 2018 Nota de apresentação. Da ambivalência do turismo na transformação das cidades
João Teixeira Lopes; Pedro Bóia; Ana Luísa Veloso; Matilde Caldas 2018 A ORQUESTRA E A VIDA: Percursos juvenis na Orquestra Geração
Graça Mota 2018 A Review Essay: Paradigm War: Lessons Learned from 19th Century Piano Pedagogy
Alix Sarrouy 2018 Territoires de l’instrument musical: l’objet comme acteur éducatif. Approche ethnographique de trois núcleos, au Venezuela, au Brésil et au Portugal
Alix Sarrouy 2018 Actores de la continuidad educativa en barrios de Venezuela: madres del núcleo Santa Rosa de Agua
João Teixeira Lopes 2018 Caloiros e Doutores. Um Estudo Sociológico Sobre a Praxe Académica em Portugal
Alejandro Laguna, Jorge Salgado Correia 2017 Incorporação da experiência da regularidade na produção artística
Clarissa Foletto 2017 "Editorial" CORDAS Revista online da ESTA PORTUGAL
Andrés Felipe Molano Ruiz 2017 Tras los rasgos del Futurismo pianístico de inicios del siglo XX
Alexsander Jorge Duarte 2017 Live looping: Performance da música centrada no uso da loop station
Gilvano Dalagna, Sara Carvalho 2017 Desired artistic outcomes in music performance: Perspectives of famous performers concerning conceptualization and achievement
Regina Monteiro de Abreu 2017 Listas Audíveis, coleções conectáveis: agentes de memória e versões de registro da música
Gilvano Dalagna 2017 Stimulating artistic research in higher music education: The role of mentoring programs
Laia Martin Hernandez 2017 Himne a Puigcerdà: recuperació i edició
Helena Santana, Rosário Santana 2017 A música popular: território de afirmação cultural
José Salgado e Silva 2017 Sobre diversidade musical e estudos de música – anotações no trânsito entre etnomusicologia e educação pública
Alejandro Laguna 2017 Entender el movimiento desde la danza y desde la música
Maria Helena Milheiro 2017 «Escolas de Música, Escolas de Vida»: Estudo de Caso na Música Nova de Ílhavo
Alfonso Benetti Junior, Jorge Salgado Correia, Clarissa Foletto, Gilvano Dalagna 2017 Editorial (IMPAR, Vol. 1, n.2)
Alfonso Benetti Junior, Jorge Salgado Correia, Clarissa Foletto, Gilvano Dalagna 2017 Editorial (IMPAR, Vol. 1, n.1)
Hélder Batista Sá 2017 Estudo de portamenti em gravações do início do século XX e sua aplicabilidade na obra de Nicolau Medina Ribas
Pedro Rodrigues 2017 Aveiro
Rui Vieira Nery 2017 Santiago Kastner: Memórias Esparsas do Mestre e do Amigo
João Pedro Oliveira 2017 Procedimentos estruturais na obra Titanium de João Pedro Oliveira
João Soeiro de Carvalho 2017 O sítio sineiro de Mafra
Dulce Simões 2017 Espaços liminares na partilha do sensível: entre o visível e o invisível
Dulce Simões 2017 Festas e imaginários celtas numa aldeia global: o caso do Festival de Música Tradicional e Celta de Santulhão
Rui CIdra 2017 Cape Verde Let’s Go: Creole Rappers and Citizenship in Portugal
Maria Inês Lamela, Paulo Maria Rodrigues 2017 Beyond Discipline and Punish: Learning the piano inside a prison
Debora Baldelli 2017 Hare Krishna Movement, Counterculture and Popular Music
Alcina Cortez 2017 Reflections on the Challenges of Exhibiting Popular Music at the Beginning of the 21st Century through a Case Study ‘A Magia do Vinyl’
João Ricardo Pinto 2017 VEDETAS PRECISAM-SE: o papel da revista Rádio e Televisão na criação de novos intérpretes em Portugal no início da década de 1960
Dulce Simões 2017 Usos políticos da memória da guerra civil de Espanha na raia do Baixo Alentejo
Hugo Castro 2017 Música e Política na revista Mundo da Canção no período revolucionário português (1974-1976)
Dulce Simões 2017 Frontera política, resistencias y solidaridades: el caso de los refugiados de la Guerra Civil Española en Barrancos (1936)
Sara Carvalho 2017 Gesture as a metaphorical process: an exploration through musical composition
Sara Carvalho 2017 moon chunks: creating musical meanings
Alfonso Benetti Junior 2017 A autoetnografia como método de investigação artística sobre a expressividade na performance pianística
Márcia Ramos de Oliveira 2017 Identidade e memória luso-brasileira em plataformas digitais
Regina Monteiro de Abreu 2017 Desafios na patrimonialização de bens imateriais de caráter religioso: o caso das Folias de Reis Fluminenses
Regina Monteiro de Abreu 2017 Desafios da patrimonialização do imaterial no caso da prática performativa do 'jongo'
Cristina Leandro, Pedro Mendes, Mónica Lopes 2017 Práticas intergeracionais e interdisciplinares na Educação. Um exemplo prático no Ensino Básico
Pedro Santos Boia; Graça Boal-Palheiros 2017 Empowering or Boring? Discipline and authority in a Portuguese Sistema orchestra rehearsal
Graça Boal-Palheiros 2017 Factors affecting the formation of adolescents' singing style: A study on Japanese and Portuguese adolescents
V. Debut, J. Antunes and O. Inacio 2017 Linear Modal Stability Analysis of Bowed-Strings
J. Antunes, V. Debut, L. Borsoi, X. Delaune and P. Piteau 2017 A modal Udwadia-Kalaba formulation for vibro-impact modelling of continuous flexible systems with intermittent contacts
Jordi Nofre, Íñigo Sánchez-Fuarros, João Carlos Martins, Patrícia Pereira, Isabel Soares, Daniel Malet-Calvo, Miguel Geraldes, Ana López Díaz 2017 Exploring nightlife and urban change in Bairro Alto, Lisbon
Paula Lebre, Ana Morais, Sofia Santos 2017 Psychomotor, functional, and cognitive profiles in older people with and without dementia: What connections?
Luísa Roubaud 2017 Entre palco, pistas e dança e “festas de quintal”: a dança no Portugal pós-colonial
Maria João Alves, Elisabete Monteiro 2017 Dance teaching in national programs in Brazil and Portugal
Daniel Tércio 2017 Arquivar performances ou os paradoxos do corpo-arquivo
Daniel Tércio 2017 The body in descent: Catastrophes, feelings and choreographies in the Portuguese landscape
Tiago Videira 2017 Formalizing Fado – A contribution to automatic song making
Ana Luísa Veloso 2017 Composing music, developing dialogues: An enactive perspective on children's collaborative creativity
Jorge Alexandre Costa; Graça Mota; Ana Isabel Cruz 2017 O Projeto Orquestra Geração. A duplicidade de um evento musical/social
Filipa Seabra 2017 Observatórios de Educação em Portugal: Definições e Contributos para o Desenvolvimento da qualidade
Filipa Seabra 2017 Supervision in Continuous Teacher Training
Regina Abreu 2017 Memorar os patrimônios: uma via para os desafios no contemporâneo
Graça Boal-Palheiros 2017 Singing against loneliness. Songs of a homeless choir in Porto
Tiago Gonzaga Videira, Bruce and Rosa Pennycook, Jorge Martins 2017 Formalizing Fado – A contribution to automatic song making
Ana Macara, Ana Paula Batalha, Katia Mortari 2017 Reflexões sobre o Ensino Artístico: Em busca da transformação
Dario Ranocchiari 2016 My Havana. The Musical City of Carlos Varela
Maria Isabel Ribeiro de Castro 2016 A canção de embalar na diminuição do choro de crianças pequenas
Helena Caspurro 2016 Experiências de Aprendizagem Musical Baseadas na Resolução de Problemas: Um Estudo Exploratório em Sala de Aula
Pedro Aragão 2016 Diálogos luso-brasileiros no Acervo José Moças da Universidade de Aveiro: um estudo exploratório das gravações mecânicas (1902-1927)
Márlou Peruzzolo Vieira 2016 Collaboration Between Non-Guitarist Composers and Guitarists: analysing collaborative modalities spplied to the creative process
Luís Alberto Bittencourt 2016 Memórias Líquidas para Waterphone solo e live loops: criação, performance e transtextualidade
Luís Alberto Bittencourt 2016 A experiência de ócio e sua dimensão criativa: um estudo de caso sobre a performance de Water music (2004) de Tan dun (1957)
João C. R. Cunha 2016 Abordagem Orff-Schulwerk e(m) Portugal: conhecer o passado, preparar o futuro
António Vassalo Lourenço 2016 Identificação de zonas de dor relacionados com patologias músculo-esqueléticas num grupo de músicos
Helena Marinho 2016 Ansiedade na performance musical: estudo de caso com a Orquestra Filarmonia das Beiras
Alexsander Jorge Duarte 2016 A arte do looping. A loop station como instrumento de prática performativa musical
Rosário Santana, Helena Santana 2016 Cândido Lima, Um esteiro de Textos e contextos multiculturais
Dario Ranocchiari 2016 Ethnicity and Religion in the archipelago of San Andrés, Providencia and Santa Catalina
Jorge Salgado Correia 2016 Investigación en performance y la fractura epistemológica artística
Ana Flávia Miguel, Susana Sardo 2016 Classifying heritage by (re)classifying identities: the inclusion of Kola San Jon in the Portuguese list of intangible heritage
Ana Macara, Valéria Assumpção, Carlos Januário 2016 Práticas inclusivas na dança: estratégias de ensino das professoras de dança dos núcleos de arte
Pedro Roxo e Miguel Lourenço 2016 Audio Jazz Recordings in Portugal: The Legacies of Luís Villas-Boas and the Hot Clube de Portugal
João Teixeira Lopes 2016 Portuguese Scientists' Migration: a study on the 2008 crisis aftermath
José Carlos Godinho 2016 Miming to Recorded Music: Multimodality and Education
Pedro Santos Boia 2016 Antoine Hennion, The Passion for Music: A Sociology of Mediation
João Teixeira Lopes 2016 Mapping cultural policy in Portugal: from incentives to crisis
Maria José Araújo 2016 Música como Prática Social: Uma reflexão crítica sobre a atividade de educação musical no 1.o ciclo do Ensino Básico no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular
Ana Macara, Valéria Assumpção, Carlos Januário, Fátima Wachowicz 2016 Estudo preliminar: Validação do questionário “CDC – Corpo, Dança e Comunidade” para adolescentes de 12-18 anos
José António Gomes 2016 Dos provérbios ao conhecimento científico: de poeta e cientista inventor todos temos um pouco com algum labor – o ensino das ciências físicas e naturais no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Pedro Santos Boia 2016 Editorial
Estelle Amy de la Bretèque 2016 Self-Sacrifice, Womanhood, and Melodized Speech: Three Case Studies from the Caucasus and Anatolia
L. Jiménez 2016 Reguetón típico de Marruecos: formas de afirmación política de las niñas a través del baile
Maria Dulce Simões 2016 Recriações do passado, memórias e identificações locais: o caso do general Prim em Barrancos
Mariana Portas de Freitas 2016 Polémicas musicais entre «Practicos» e letrados: a dúvida entre Caetano de Melo de Jesus e Gregorio de Sousa e Gouveia (Vila da Cachoeira - Salvador da Baía, 1760)
Debut, V., Antunes, J. M. V. & Carvalho, M. E. P. D. M. 2016 Physics-based modeling techniques of a twelve-string Portuguese guitar: a three-dimensional non-linear time-domain computational approach for the multiple-strings/bridge/soundboard coupled dynamics
João Teixeira Lopes 2016 Brain drain and the disenchantment of being a higher education student in Portugal
Pedro Roxo 2016 Jazz and the Portuguese Dictatorship before and After the WWII: From Moral Panic to Suspicious Acceptance
João Teixeira Lopes 2016 A decisão de emigrar: um estudo a partir da perspetiva da pluralidade disposicional
Mariana Portas de Freitas 2016 Instrumentos musicais na Dûvida de Gregorio de Sousa e Gouvea in Escola de Canto de Orgão de Caetano de Melo de Jesus
Pilar Corral Corredoira 2016 Il dilettevole trattenimento: el teatro de Troyano Acquaviva en del Palacio de España en Roma
Alcina Cortez 2016 How Popular Music is Exhibited in Portugal at the Beginning of the 21st Century: A Case Study
Kimberly DaCosta-Holton 2016 Fado in Diaspora: Online Internships and Self-Display Among YouTube Generation Performers
Pedro Nunes 2016 Estudos de música popular: Objecto, abordagens, temas e problemas
Sánchez, I. 2016 Cinco Anos de Fado na Mouraria
Manuel Deniz Silva 2016 Are musicians ‘ordinary workers’? Labor organization and the question of ‘artistic value’ in the first years of the Portuguese Musicians’ Class Association (1909-1913)
Maurilio Rocha 2016 A relação entre Teatro e Internet: tensionamento do tempo e do espaço do acontecimento teatral
Araujo, S. 2016 A prática sinfônica e o mundo a seu redor
Filippo Bonini Baraldi 2016 Como estudar a emoção musical? Propostas metódologicas a partir de pesquisa junto aos Ciganos da Transylvânia (Romênia)
Filippo Bonini Baraldi 2016 Musiques tsiganes
Debut, V., Antunes, J. M. V. & Carvalho, M. E. P. D. M. 2016 Objective estimation of the tuning features of historical carillons
Pinheiro, R. & Prazeres, G 2016 «An Act of Pure Inspiration»: O papel da melodia original nos solos de Lee Konitz
Sánchez, I. 2016 "Ai, Mouraria!": Sound, Tourism and the Emotional Geographies of Urban Renewal in a Lisbon's Historical Neighborhood
Cristina Fernandes 2016 The serenata and the festa teatrale in eighteenth-century europe queluz national palace, 26-27 june 2015
Debut, V., Carvalho, M. E. P. D. M., Figueiredo, E., Antunes, J. & Silva, R. J. C. 2016 The sound of bronze: Virtual resurrection of a broken medieval bell
Leonor Losa 2016 Where is our South? Locating New Imaginative Geographies in Creative Alliances between Musicians from Portugal and the Arab World
Ana Luísa Veloso 2016 Más allá de la Orquestra Geração: El retrato de Manuella, una joven que soñaba com ser clarinetista profesional
Maria José Araújo; Ana Luísa Veloso 2016 Música como Prática Social: Uma reflexão crítica sobre a atividade de educação musical no 1.º ciclo do Ensino Básico no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular
António Ângelo Vasconcelos 2016 Artes, Comunidade e Cidadania: um encontro dialógico entre formação e intervenção, património e a democracia
Carlos Gonçalves 2016 Efecto de los factores Demográficos sobre la cultura y el Clima Organizacional
Carlos Gonçalves; Paulo Esteireiro 2016 Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016)
Filipa Seabra 2016 Supervisão e Colaboração: contributos para uma relação
António Vassalo Lourenço 2015 Food habits in a group of musicians
Helena Santana 2015 Música e mobilização social contra a exclusão de cidadãos portadores de deficiência
Helena Santana 2015 Fernando Corrêa de Oliveira e o Ensino do Piano
Helena Santana, Rosário Santana 2015 A instalação sonora como espaço de arte plural: a questão da interpretação de obras onde a electrónica e a interação humanas se encontram ao serviço da sua determinação
Rui Filipe Marques 2015 “Now, you are one of us” – participatory observation in the study of non-professional musical activities. A case study of Tuna Souselense
Alexsander Jorge Duarte 2015 El paisaje cantado como repositorio de la memoria y potenciador de nuevos paisajes: el caso de música raíz al Sul de Minas
Ana Flávia Miguel, Susana Sardo 2015 Classificar o património (re)classificando as identidades. A inscrição do Kola San Jon na lista portuguesa do PCI
Pedro Rodrigues 2015 A técnica de arranjo e Transcrição de Johann Sebastian Bach
José Luís Postiga 2015 Em busca de musicalidade do português europeu falado
Shao Ling 2015 Evolução histórica da música erudita chinesa do século XX
Maria do Rosário Pestana, Helena Marinho 2015 An invisible network: music consumption and the construction of the Portuguese popular song
Dario Ranocchiari 2015 Los lugares de lo político, los desplazamientos del símbolo. Poder y simbolismo en la obra de Victor W. Turner (Rodrigo Díaz Cruz)
Dario Ranocchiari 2015 Música urbana en San Andrés isla. ¿Hacia una etnicidad más inclusiva?
Dario Ranocchiari 2015 Creole: Inside. Cómo hacer filmaciones no etnográficas puede servir a la realizacíon de una ethnografía
Juana Navarro, Ana Macara 2015 On the significance of costumes in the experience of dance
Filippo Bonini Baraldi e Florent Manneveau 2015 Pour un commun multiple. L'expérience du Bal des Pianos en région parisienne
Isabel Campelo 2015 “That Extra Thing”: The Role Of Session Musicians In The Recording Industry
Alge, B. 2015 Zur Aktualität von Eislers Hollywood-Liederbuch als Spiegel von Exil-Erfahrung
Jiménez, L. & Izquierdo Collado, J. D. D. 2015 Lo que se oculta detrás de la categoría «menores marroquíes no acompañados»: miedos cruzados, contradicciones europeas y consecuencias para el Trabajo Social
Alge, B. 2015 Transatlantic Musical Flows in the Lusopohne World: An Introduction
Múcio José Sá de Oliveira 2015 O fado e a construção da Lisboa monumental, uma breve introdução
Rui Pinheiro 2015 Playing Out Loud: Jazz Music and Social Protest
Pedro Félix 2015 Fado Resounding: Affective Politics and Urban Life
Ana Macara, Evanise Siviero 2015 A Contribuição da Educação Somática na Formação do performer contemporâneo: O método GDS
Maria de São José Côrte-Real 2015 Sounds of April in Portugal: Protest & Propaganda for Intercultural Education
Sofia Vieira Lopes 2015 From Sunset Winter to Caetano' Spring: the importance of a song contest in the Portuguese music scene of the 1960's and 1970's
Rui Cidra 2015 'Gray, Lila Ellen. Fado Resounding: Affective Politics and Urban Life'
Pedro Santos Boia 2015 Das tensões entre desmistificar e reconhecer os discursos ao repensar o ‘social’: Manifesto por uma sociologia ecléctica
Dulce Simões 2015 Memórias e resistências na guerra civil de Espanha: processos de emblematização na raia luso-espanhola
José Nelson Cordeniz 2015 Algumas considerações sobre o aparato sineiro Mafrense
Debora Baldelli 2015 Cante Hare Krishna e seja feliz”: Devoção, Pregação e Prática Musical entre os Hare Krishnas de Lisboa
Alcina Cortez 2015 The Curatorial Practices of Exhibiting Popular Music in Portugal at the Beginning of the Twenty-First Century: An Overview
Susana Moreno Fernández 2015 Música, ecología y desarrollo sostenible en el nordeste transmontano, Portugal
Tiago Hora 2015 Lusitana Música: Pioneira e Intemporal
Hugo castro 2015 Discos na Revolução: A produção fonográfica da canção de protesto em Portugal na senda da Revolução do 25 de Abril de 1974
João Silva 2015 The Portuguese cançoneta and early phonography
José Carlos Godinho 2015 Audição musical participada: Efeitos na compreensão musical e na competência argumentativa em juízos de valor espontâneos
Carla Minelli 2015 Officium cordis: O sagrado e o profano na música e na Festa da Pocariça (1950-atualidade)
Énio José Souza 2015 Memórias Culturais, Angústias e Vitórias Cante Alentejano (Portugal) e Capoeira (Brasil): Duas Manifestações Culturais da Lusofonia Reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade
Rui Cidra 2015 Politics of Memory, Ethics of survival: the Songs and Narratives of the Cape Verdean Diaspora in São Tomé
Manuel Deniz Silva 2015 O que é um filme sonoro? Alguns apontamentos sobre a música e o som no cinema de Manoel de Oliveira (1908-2015)
Graça Mota 2015 La formación de profesores de educación musical en Portugal. Aportaciones para una reflexión contextualizada
Ricardo Andrade 2015 Mistérios e maravilhas: O rock sinfónico/progressivo em Portugal na década de 1970
Graça Boal-Palheiros 2015 Making music with joy! Active listening, singing, playing and dancing with children
Cristina Fernandes 2015 José María Domínguez Rodríguez, Roma, Nápoles, Madrid. Mecenazgo musical del Duque de Medinaceli, 1687-1710
Vanda de Sá 2015 The transformation of Musical Practices in Lisbon at the End of the ‘ancien régime’: New Commercial Dynamics, Cosmopolitan Models and Keyboard Repertoires
Cristina Isabel Videira Fernandes 2015 Patronage monarchico e pratica musicale monastica: rapporti tra la Cappella Reale e Patriarcale, gli strumentisti della Reale Camera e la rete di conventi e monasteri di Lisbona durante il Settecento
João Silva 2015 Luzia Rocha, Ópera e caricatura: O Teatro de São Carlos na obra de Rafael Bordalo Pinheiro, 2 vols. (Lisboa, Edições Colibri - CESEM, 2010)
Pedro Santos Boia; João Teixeira Lopes 2015 Clubbing e construções identitárias de género: proposta de um quadro analítico
Kimberly DaCosta-Holton 2015 Lost and Found Folklore
Iñigo Sanchez 2015 A tematização sonora do lugar. Intervenções no espaço sonoro e requalificação urbana no bairro da Mouraria (Lisboa)
Iñigo Sanchez 2015 De barrio maldito a destino "cool". El papel de la música en la rehabilitación urbana de un barrio tradicional lisboeta: la Mouraria
Debora Baldelli 2015 H@re Krishn@s na Internet Uma reflexão sobre interação, devoção e prática musical a partir de Lisboa
Cristina Isabel Videira Fernandes 2015 Músicos españoles a la conquista del repertorio barroco allende fronteras
Tiago Hora 2015 Lusitana Musica - clássicos da discografia portuguesa. Discografia Lopes-Graça: os discos da década de 1970 em A Voz do Dono
Filippo Bonini Baraldi; Emmanuel Bigand; Tierry Pozzo 2015 Measuring Aksak Rhythm and Synchronization in Transylvanian Village Music by Using Motion Capture
Filippo Bonini Baraldi 2015 La douceur, critère d’appréciation esthétique chez les Tsiganes de Transylvanie
Alexsander Jorge Duarte 2014 A paisagem cantada como repositório de memória e potenciadora de novas paisagens: o caso da música raiz no Sul de Minas
Maria do Rosário Pestana 2014 Mapping “Portuguese Music” the Armando Leça Collection (1939-40)
Susana Sardo 2014 Fado, Folclore e Canção de Protesto em Portugal: repolitização e (con)sentimento estético em contextos de ditadura e democracia
Ana Macara, Joseani Simas, Sebastião Melo 2014 Imagem corporal e sua relação com peso e índice de massa corporal em bailarinos profissionais
Silva, Manuel Deniz Silva & Rodrigues, Pedro & Cachopo, João Pedro 2014 Interview with Richard Leppert: It might well be time to give up on opera’s death metaphor
Judith Cohen 2014 y-m’ acá! Cantigas Performance Practice in Non-Specialist Settings: An Ethnomusicologist-Performer-Educator Perspective
Leonor Losa 2014 Recensão a “Estelle Amy de La Bretèque: Paroles mélodisées- Récits épiques et lamentations chez les Yézidis d’Arménie”
Pedro Boléo Rodrigues 2014 Recensão a Deleuze and Film Music: Building a Methodological Bridge Between Film Theory and Music
Susana Moreno Fernandez 2014 Recensão a "La danza de Todolella. Memoria, historia y usos políticos de la danza de espadas", de Ramón Pelinski
Bart Vanspauwen 2014 Recensão a "Migrating Music"
Manuel Deniz Silva 2014 Recensão a livro Cinema no Estado Novo: a encenação do regime, de Patrícia Vieira
Rui Cabral Lopes 2014 O vilancico no reinado de D. João V: entre a persistência do costume e a mudança de paradigmas litúrgico-musicais
São José Côrte-Real 2014 Music and intercultural dialogue rehearsing life performance at school
João Silva 2014 Mechanical Instruments and Phonography: The Recording Angel of historiography
Cristina Fernandes 2014 Lázaro Leitão Aranha e la circolazione di modelli culturali e musicali tra Roma e Lisbona nel primo Settecento
Carlos Cavallini & Pedro Nunes 2014 Jornalismo Sobre Música e Gatekeeping: o caso da MPB no semanário Se7e
Debora Baldelli 2014 The Music Brazil Doesn't Want You To Be Listening To
Pedro Nunes 2014 Diversity and synergy in the recording industry in Portugal, 1988-2008
Cristina Fernandes 2014 As práticas devocionais luso-brasileiras no final do Antigo Regime: o repertório musical das Novenas, Trezenas e Setenários na Capela Real e Patriarcal de Lisboa
Monteiro, E. 2014 A Inteligência Emocional, Competências Sociais e Traços Psicológicos de Estudantes Universitários de Dança e Reabilitação Psicomotora
Monteiro, E. & Leandro, C. 2014 A dança criativa na escola: dançar com a matemática?
Ricardo Futre Pinheiro 2014 The Jam Session and Jazz Studies
Graça Mota & Liliana Abreu 2014 Thirty years of music and drama education in the Madeira Island: facing future challenges
José Dias & Haftor Medbøe 2014 Improvisation in the digital age: New narratives in jazz promotion and dissemination
José Dias & Pedro Cravinho 2014 Jazz on Portuguese film: Belarmino (1964) and Alice (2005) – Two Milestones
Alejandro Laguna 2014 Movimiento del Cuerpo y Musicalidad. Aplicación de recursos tecnológicos en el análisis de las artes temporales en contextos ecológicos e interactivos
Edite Rocha 2013 A Música Didáctica Setecentista na Biblioteca do Palácio Ducal de Vila Viçosa
Filipa Lã 2013 Formant Tuning Strategies in Professional Male Opera Singers
Susana Sardo 2013 Etnomusicologia, música e ecologia dos saberes
Patrícia Almeida 2013 Arte da Performance e John Cage - Apontamentos em torno de música e transdisciplinaridade
Jorge Salgado Correia 2013 Investigação em Performance e a fractura epistemológica
Ricardo Pinheiro 2013 Jam Sessions em Manhattan: Socialização dos Músicos de Jazz e Regulação da Performance
Marta Eufrázio 2013 Adaptação Fazer A418 à Construção interpretativa da Parte de violino da sonata "Kreutzer", op. 47, de Beethoven
Bart Vanspauwen 2013 Reconectando músicas lusófonas através da web: o empreendedorismo cultural de Zarpante, Conexão Lusófona e Caipirinha Lounge
Barbara Alge 2013 Lusofonia, a (R)Evolução: Discourses of Atlantic Roots and Routes in Luso World Music
Filipa Lã, Johan Sundberg & Evangelos Himonides 2013 Intonation and Expressivity: A Single Case Study of Classical Western Singing
Filipa Lã, Ziliane Teixeira & Anabela Silva 2013 Head and Shoulder Functional Changes in Flutists
Maria de São José Côrte-Real 2013 Frederico de Freitas e as Paisagens Sonoras Portuguesas
Cristina Fernandes 2013 De la etiqueta de la Real Cámara a las nuevas sociabilidades públicas y privadas: la actividad del violinista y compositor José Palomino en Lisboa (1774-1808)
Bart Vanspauwen 2013 Cultural struggles in the Lusofonia arena: Portuguese-speaking migrant musicians in Lisbon
Jorge de La Barre 2013 Choque de futuro: o Rio dos megaeventos
Maria Dulce Simões 2013 As Bandas de Gaitas no Norte de Portugal: entre a tradição e a modernidade
Bart Vanspauwen & Jorge de La Barre 2013 A Musical Lusofonia: Music Scenes and the Imagination of Lisbon
Maria Dulce Simões 2013 Muros políticos y puentes de solidaridad en la frontera hispano-portuguesa: Los refugiados de la guerra civil española en Barrancos
Maria Dulce Simões 2013 “E o mar é tão grande”: utopia e liberdade nas cantigas de José Afonso
Graça Mota & Maria José Araújo 2013 Music and drama in primary schools in the Madeira Island – narratives of ownership and leadership
Ricardo Pinheiro 2013 Jam sessions em Manhattan: socialização dos músicos de jazz e regulação da performance
Alejandro Laguna 2013 La co-construcción del marco métrico en la clase de técnica de danza
Edite Rocha 2012 Obras e Flores de Música: Contribuições para um Estudo Comparativo
Sara Carvalho 2012 Metaphor as a teaching and learning tool in music composition
Filipa Lã 2012 Effects of the menstrual cycle and the oral contraception on singers’ pitch control
Filipa Lã 2012 Pregnancy and the Singing Voice: Reports From a Case Study
Susana Sardo, Helena Marinho 2012 Construir a nação com música: o protagonismo do compositor Frederico de Freitas no primeiro fonofilme português “a severa”
Carlos Fragateiro 2012 Europa. É a arte, estúpido!
A. Pereira 2012 A obra para piano de Manuel Faria - uma primeira abordagem
Bart Vanspauwen 2012 A importância de implementar uma noção de lusofonia na educação cultural e cívica em Portugal, argumentado por alguns músicos oriundos de países ‘lusófonos’ em Lisboa
Graça Mota & Sérgio Figueiredo 2012 Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasil
Filipa Seabra 2012 O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB - O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular
Maria José Araújo 2012 Activités de temps livres dans les institutions de soutien à l’enfance. Un étude au Portugal
Alejandro Laguna 2012 Transmodality and informational divergence in dance teaching
Sara Carvalho 2011 Exploration and Improvisation: The Use of Creative Strategies in Instrumental Teaching
Maria do Rosário Pestana 2011 Dar luz aos textos, silenciar as vozes “des”- conhecimento e distanciamento em processos de construção da “música portuguesa” (1939-59)
Maria do Rosário Pestana 2011 Um ritual de regeneração e transcendência: o canto orfeónico nas primeiras décadas do século XX
Susana Sardo 2011 ’Proud to be a Goan’. Colonial Memories, Post-colonial identities: Music and goan diaspora
Susana Sardo, Maria do Rosário Pestana 2011 Dar Luz à Voz
Maria do Rosário Pestana 2011 “A ‘fala’ é a voz das mulheres”: textos e contextos do feminino em Manhouce (1938-2000)
Rui Ferreira & Rui Bessa 2011 O professor do 1º ciclo do Ensino Básico e o professor de Apoio à e Expressão Musical e Dramática: relações e representações mútuas em contexto específico. Um estudo de caso
Carlos Gonçalves 2011 Oficina de Artes Integradas: Etapas da Gestão de um Projeto Pluridisciplinar em Artes
Ricardo Pinheiro 2011 Aprender Fora de Horas: A Jam Session em Manhattan Enquanto Contexto Para a Aprendizagem do Jazz
Frederick Moehn 2011 New Dialogues, Old Routes: Emergent Collaborations between Brazilian and Angolan Music Makers
Filipa Lã 2011 Professional male singers’ formant strategies for the vowel a
Ricardo Pinheiro 2011 The Creative Process in the Context of Jazz Jam Sessions
Jorge Castro Ribeiro 2010 Migração, sodade e conciliação: a prática do batuque cabo-verdiano em Portugal
Sara Carvalho, Helena Marinho 2010 Ritual and transgression: A Case Study in New Music
Carlos Gonçalves & Margarida Pocinho 2010 Cultura Organizacional como factor de sucesso – O caso de um Departamento da Administração Pública Portuguesa
Pedro Nunes 2010 Good Samaritans and Oblivious Cheerleaders: Ideologies of Portuguese Music Journalists Towards Portuguese Music
Daniel Tércio 2010 Martyrium as Performance
Pedro Roxo 2009 Modernidade, Transgressão Sexual e Percepções de Negritude na Recepção do Jazz em Portugal nas Décadas de 1920 e 1930
Jos Wuytack & Graça Boal Palheiros 2009 Audición musical activa con el musicograma
Frederick Moehn 2009 A Carioca Blade Runner, or How Percussionist Marco Suzano Turned the Brazilian Tambourine into a Drum Kit, and Other Matters of (Politically) Correct Music Making
Filipa Lã 2009 Oral contraceptive pill containing drospirenone and the professional voice: an electrolaryngographic analysis
Jorge Salgado Correia 2008 Do performer and listener share the same musical meaning?
Helena Maria Rodrigues; Paulo Maria Rodrigues & Jorge Salgado Correia 2008 Communicative musicality as creative participation: from early childhood to advanced performance