Publicações
Artigo | Problem-based Learning, Composing and Assessment in Music Education: action-research in a portuguese schoo
Maria João Vasconcelos, investigadora do INET-md em doutoramento no DeCA.UA, em coautoria com Helena Caspurro, investigadora integrada do INET-md, e Nilza Costa, investigadora integrada no CIDTFF, publicou o artigo "Problem-based Learning, Composing and Assessment in Music Education: action-research in a portuguese school" na Problem-based Learning, Composing and Assessment in Music Education: action-research in a portuguese schoo Revista ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical. O artigo está disponível em acesso aberto.

Resumo:
Este artigo apresenta um estudo realizado numa escola portuguesa ao longo de um ano letivo, conduzido por uma professora-investigadora numa turma de música do oitavo ano (média de 13 anos de idade). O estudo também contou com a participação de dois outros professores para a implementação de uma atividade supervisionada. Problematiza-se se a interseção da Aprendizagem Baseada em Problemas com a composição e, numa abordagem de avaliação autêntica, configura-se uma via conceptual e pedagógica para o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e holístico, da cooperação, e da avaliação das aprendizagens. A investigadora realizou entrevistas com alunos e professores, seguindo uma abordagem de investigação-ação. Os resultados apontaram para possibilidades de ensino com foco na aprendizagem através da composição e do trabalho cooperativo, neste incluindo-se uma experiência de avaliação partilhada. As mais valias refletiram o desenvolvimento de competências musicais, criativas, sociais e de resolução de problemas, e os constrangimentos remeteram para a adaptação dos alunos às estratégias planeadas e à complexidade da avaliação. As implicações do estudo residem na possibilidade de ajustar a matriz conceptual/organizacional concebida a outros cenários pedagógicos e atender a critérios de avaliação complementares.
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, Avaliação Autêntica, Composição, Educação Musical, Trabalho Cooperativo.