• Batuque
Menu
O investigador integrado do INET-md, Pedro Nunes, é autor de um novo artigo com o título "Nos interstícios do subcampo: Autoedição e empreendedorismo em músicos folk em Portugal no século XXI", publicado na revista Sociologia: Problemas e Práticas, em acesso aberto.

A partir de um conjunto de entrevistas semidirigidas a uma amostra de músicos dentro do universo particular da música popular de matriz rural, Pedro Nunes procura compreender o sentido das suas práticas em relação à edição e à sua articulação com outras atividades que desenvolvem para a disseminação da sua produção musical. O autor toma como âncoras teóricas as teses de Bourdieu e de Becker sobre campos de produção cultural e mundos artísticos, respectivamente, bem como estudos recentes em torno de modos DIY de produção e disseminação de música.

 

 

Resumo do artigo:

Este artigo aborda as práticas e valores de um conjunto de músicos em autoedição, dentro do universo peculiar da música popular de matriz rural em Portugal, no contexto das duas últimas décadas em que a produção de música sofre o impacto dos fenómenos de digitalização e desintermediação. Tomando como âncoras teóricas as teses de Bourdieu e de Becker sobre campos de produção cultural e mundos artísticos, respetivamente, bem como estudos recentes em torno das culturas musicais DIY (do-it-yourself), caracterizadas pela adesão a um conjunto de práticas e valores autónomos em relação aos circuitos dominantes de produção de música, e recorrendo a entrevistas semidirigidas a uma amostra de músicos, procuramos compreender o sentido das suas práticas em relação à edição e à sua articulação com outras atividades que desenvolvem para a disseminação da sua produção musical. Concluímos que a adesão a modos DIY de produção e distribuição de música nestes músicos, embora seja evidente em muitos casos, não é total ou incondicional, seja pelas ligações mais institucionais dentro de um subcampo de produção de música popular, seja pelas vantagens que muitos ainda encontram em estabelecer parcerias com editoras e distribuidoras.