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Chamada de artigos | Edição temática: “A educação somática e a consciência corporal num mundo digital”
Nova data limite de envio do artigo: 14 de dezembro 2023
Após o lançamento do seu primeiro volume, a revista RED lança agora uma edição temática dedicada ao tema: “A educação somática e a consciência corporal num mundo digital”.
A educação somática desenvolve uma intensificação da consciência do corpo através da sua perceção interior. Conhecer e sentir o corpo a partir da experiência sensorial é experienciar o corpo intensamente enquanto um espaço poroso e pulsante e é, simultaneamente, um exercício de incorporação de um tempo lento e dilatado.
A educação somática desenvolve uma intensificação da consciência do corpo através da sua perceção interior. Conhecer e sentir o corpo a partir da experiência sensorial é experienciar o corpo intensamente enquanto um espaço poroso e pulsante e é, simultaneamente, um exercício de incorporação de um tempo lento e dilatado.
A Revista Estud(i)os de Dança (RED) é uma publicação com arbitragem científica editada conjuntamente pelo Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança - INET-md, polo FMH, Universidade de Lisboa e pelo Centro de Estudos em Artes Performativas - CEAP. Pretende contribuir para a compreensão da dança e dos seus processos através de procedimentos científicos e sistemáticos, assim como promover o debate transdisciplinar em redor das artes performativas.
Após o lançamento do seu primeiro volume, a revista RED lança agora uma edição temática dedicada ao tema: “A educação somática e a consciência corporal num mundo digital”.
A educação somática desenvolve uma intensificação da consciência do corpo através da sua perceção interior. Conhecer e sentir o corpo a partir da experiência sensorial é experienciar o corpo intensamente enquanto um espaço poroso e pulsante e é, simultaneamente, um exercício de incorporação de um tempo lento e dilatado.
Numa época digital, onde predominam as tiranias da velocidade que Virilio (2007) denuncia, assumir a prática somática enquanto visão epistemológica é, em si, um ato de resistência. Logo, também a expressão “educação somática” que aqui propomos, compreendida enquanto a orientação para a prática do sensível e para a estimulação de um modo de autoconhecimento relacional e criativo, afigura-se enquanto um modo de resistência.
Este dossiê temático considera o desafio do campo das práticas somáticas face à velocidade de um modo de vida digital e ao poder hegemónico da cultura ocidental contemporânea. Queremos questionar, desafiar, trocar perspectivas e gerar diálogo sobre o papel da educação somática na experiência, conhecimento e pensamento humano:
- Será que no futuro haverá tempo para uma consciência somática?
- Como pode ser (re)pensada a educação?
- Que papel podem desempenhar estas práticas na conciliação da dimensão experiencial do corpo num mundo cada vez mais dominado pela imagem normalizada?
- Que desafios trazem ao campo da investigação académica?
- Como se relacionam com processos e práticas artísticas?
- Que perspectivas críticas poderão potencializar o próprio campo das práticas e educação somática?
Consideramos esta temática num prisma disciplinar abrangente e aceitamos artigos que a atravessem sob a perspectiva de diversos âmbitos de estudo. Sendo assim, esta chamada está aberta, mas não limitada, a artigos na área dos estudos artísticos, saúde e bem-estar, filosofia e ciências da educação, entre outras.
Virilio, P. (2007). Speed and Politics. Semiotext(e).
Nova data limite de envio do artigo: 14 de dezembro 2023
Previsão da Publicação: Primavera de 2024
Editoras: Rita Rato, FMH-UL e INET-md e Cecília de Lima, FMH-UL e INET-md
Submissão:
O artigo deve ser elaborado em conformidade com as normas de submissão e ser submetido diretamente no site da revista através da plataforma OJS, onde deverá selecionar a secção “dossiê temático”.
O artigo deve ser elaborado em conformidade com as normas de submissão e ser submetido diretamente no site da revista através da plataforma OJS, onde deverá selecionar a secção “dossiê temático”.
A RED assegura a revisão cega por pares, sendo que a exigência editorial obriga a que a publicação do artigo submetido apenas seja garantida após a conclusão com sucesso do processo de avaliação e revisão.
Durante o período desta chamada de trabalhos, a revista mantém-se aberta à submissão de trabalhos nas secções de artigos originais e conexões (materiais úteis para os estudiosos da dança).