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Marco Roque de Freitas (NOVA FCSH) publicou o artigo "‘In heavy rotation’: uncovering the phonographic industry and the ‘NGOMA national label’ in socialist Mozambique (1978–1990)” no Ethnomusicology Forum.
 

Sinopse
Este artigo descreve a estrutura e as práticas editoriais da indústria fonográfica em Moçambique pós-colonial durante o chamado "período socialista". Detalha as fases de produção, as empresas associadas e aprofunda as condições materiais e os valores estéticos que orientaram os fonogramas publicados pela NGOMA - apelidada de "rótulo nacional moçambicano" - e a sua relação com a política cultural definida pelo Estado entre 1978 (quando a produção desta série começou) e 1990 (quando a produção de vinil cessou oficialmente no país). São vários os temas são, designadamente tópicos predominantes de letras de canções, repertórios e artistas, direitos de autor, mulheres artistas, e as restrições à produção musical durante a guerra civil. Depois de analisar as principais tendências musicais e reconhecer as ausências notáveis, o autor reflecte sobre a eficiência do NGOMA no processo de construção da nação.

 
 
 
Publicações recentes de Marco Roque de Freitas:
  • Freitas, M. R. de. (2022). Reavaliando o Movimento Moçambique Livre: A construção sonora do assalto ao Rádio Clube (7 de Setembro de 1974). Ler História80, 225–247. https://doi.org/10.4000/lerhistoria.10479
  • Freitas, M. R.de. (2022). Sounding the Nation, Sounding the Revolution: Music and Radio Broadcasting in Post-colonial Mozambique (1975-1986). Journal of Radio & Audio Media29(1), 80–103. https://doi.org/10.1080/19376529.2021.2019745
  • Freitas, M. R. de, & Carvalho, J. S. de (2022). Performing a culture, staging the revolution: Choral singing and traditional music as nation‐building tropes in post‐colonial Mozambique. Nations and Nationalism28(1), 211–230. https://doi.org/10.1111/nana.12807
  • Silva, G. M. da, Glória, A. C., Salgueiro, Â. S., Almeida, B., Monteiro, D., Freitas, M. R. de, & Freire, N. (2022). ROSSIO Infrastructure: A Digital Humanities Platform to Explore the Portuguese Cultural Heritage. Information13(2), 50. https://doi.org/10.3390/info13020050
  • Freitas, M. R. de (2021). Rádio Clube de Moçambique: História económica e cultural de uma empresa radiofónica num contexto colonial (1932-1974). Revista de História Da Sociedade e Da Cultura21, 97–120. https://doi.org/10.14195/1645-2259_21_4
  • Freitas, M. R. de (2021). "«Salve-se quem puder»: A performance do engate nas discotecas do Roteiro Gay de Lisboa”. In Música Género Sexualidades - Musical Trouble, After Butler (ISBN: 978-989-755-641-8), edited by Gomes-Ribeiro, Paula; Durand, Júlia; Freitas, Joana; Gaspar, Filipe, 207-230. Lisbon, Portugal: Edições Humus.https://cutt.ly/G9vojrD