Loading
Workshop

Som e Música: Laboratórios para descobrir em família

Data
09 Jun, 2026
6:00
25 Jun, 2026
7:00
Local
Departamento de Comunicação e Arte da UA
Grupos de Investigação

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança 2026, o LAbEAMUS – Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Músicas da Universidade de Aveiro e do INET-md promove um conjunto de laboratórios abertos à comunidade ao longo do mês de junho. A iniciativa dirige-se especialmente a crianças dos 6 aos 12 anos e propõe oficinas de instrumentos musicais, sessões de experimentação sonora e de escuta e demonstrações e exploração de instrumentos.

Assumindo os laboratórios como espaços de descoberta musical, esta iniciativa procura aproximar crianças, famílias e a comunidade de experiências musicais colaborativas e sensoriais, promovendo a criatividade, a escuta ativa e o contacto com diferentes formas de fazer e pensar a música.

Os laboratórios decorrem no Departamento de Comunicação e Arte da UA e serão dinamizados por docentes e investigadores do DeCA/INET-md e estudantes das UCs Laboratório de ensino do instrumento e Ensino de práticas musicais em grupo do Mestrado em ensino de música da Universidade de Aveiro, que irão desenvolver propostas pedagógicas e artísticas orientadas para diferentes faixas etárias e níveis de experiência musical.

De participação gratuita mediante inscrição, o programa pretende afirmar o Labeamus como espaço de experimentação pedagógica, experiências artísticas participativas e ligação entre universidade e comunidade.

O programa inclui diferentes laboratórios temáticos dedicados à criação, experimentação e descoberta do som e da música:

Laboratório Zoo Musical para cordas
9 de junho | 18h00 às 19h30 | Estudantes de violino, viola e violoncelo

Laboratório para estudantes iniciantes em instrumentos de cordas, onde a aprendizagem musical é guiada pela imaginação e por uma abordagem lúdica. Através de uma viagem sonora inspirada no universo dos animais, os participantes exploram o instrumento, descobrem diferentes formas de produzir som e experimentam pequenas ideias musicais de forma acessível e criativa. Uma experiência prática e interativa que desenvolve bases técnicas iniciais, promove a escuta em grupo e incentiva o prazer de fazer música em conjunto desde o primeiro contacto.

Laboratório “Ecoescuta”
11 de junho | 17h30 às 19h30 | Famílias | Adultos e crianças entre os 6 e os 12 anos de idade

Este é um laboratório que convida famílias – adultos e crianças – a habitar o lugar do outro, do não humano, do intraduzível, através de uma escuta deslocada e atenta, que procura abrir passagens para novas perspetivas auditivas e dimensões sonoras invisíveis. Neste laboratório inventam-se e exploram-se dispositivos de escuta expandida, construídos a partir de materiais simples, como cartão e elementos naturais recolhidos pelos participantes. Partindo da ideia dessa outra escuta, a das árvores, das pedras, dos ventos e de tantas outras presenças que nos rodeiam, procura-se escutar além da paisagem, reconhecendo que ela própria também escuta, ressoa e nos devolve ecos e silêncios.

Laboratório de sons e improvisação com o clarinete
16 de junho | 18h00 às 19h30 | Estudantes de clarinete de todos os níveis

Laboratório dirigido a estudantes iniciantes de clarinete, onde a aprendizagem é guiada pela escuta ativa, pela experimentação e pela descoberta musical. Ao longo da sessão, serão explorados temas como a improvisação, o desenvolvimento da técnica instrumental e o controlo das dinâmicas através de imagens e exercícios lúdicos. Serão também realizados alguns jogos, promovendo a escuta ativa, a coordenação e a interação musical em grupo.

Laboratório de Descoberta de Instrumentos
18 de junho | 18h00 às 19h30 | Famílias | Adultos e crianças a partir dos 3 anos de idade

Atividade interativa dedicada à descoberta e exploração de diferentes instrumentos musicais, proporcionando às crianças e famílias a oportunidade de conhecer de forma próxima o funcionamento, os sons, as características e as possibilidades expressivas de cada instrumento através de momentos de demonstração, experimentação e contacto direto com os músicos.

Laboratório de Percussão Corporal
24 de junho | 18h30 às 19h30 | Famílias – Adultos e crianças a partir de 6 anos de idade

Neste laboratório, os participantes irão explorar o próprio corpo através de jogos rítmicos desenhados para divertir miúdos e graúdos. Neste encontro dinâmico, vamos viajar juntos pelo ritmo e pelo movimento, terminando com uma grande apresentação final: uma orquestra corporal em que a cumplicidade e a música em família são as grandes estrelas.

Laboratório de Espectros Sonoros
25 de junho | 17h30 às 19h00 | Estudantes de instrumentos de sopro entre os 10 e 15 anos

Neste laboratório, os estudantes de sopro terão a oportunidade de experimentar diferentes possibilidades sonoras e expressivas através da combinação dos seus instrumentos com recursos auxiliares, nomeadamente meios eletrónicos. A utilização destes recursos permitirá criar ambientes musicais diversificados, explorar novas texturas sonoras e desenvolver a criatividade musical dos participantes, incentivando-os a descobrir novas formas de interação e comunicação através dos seus próprios instrumentos.

Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição prévia, e limitadas ao número de participantes.

Comissão organizadora

Coordenação pedagógica

Monitores dos laboratórios

  • Alejandrina Ruiz
  • Alexandra Rodrigues
  • Ana Luísa Veloso (INET-md/UA)
  • Beatriz Cunha
  • Catarina Querido
  • Clarissa Foletto (INET-md/UA)
  • Eduardo Pereira
  • Francisca Ferreira
  • Francisco Lourenço
  • João Borges
  • Marisa Carvalho
  • Marisa Ponce de León (INET-md/UA)
  • Marta Torres
  • Matilde Cardoso
  • Rafael Moreira
  • Rodrigo Pinho

Mais informações |  inet-comunicacao@ua.pt ou clarissafoletto@ua.pt