
De 12 a 15 de agosto de 2025, o Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes – IA e o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora – NICS acolherão o evento internacional II Dança em Redes Unicamp.
O evento terá lugar na Universidade de Campinas – UNICAMP, Brasil, sob a coordenação de Daniela Gatti, colaboradora do INET-md no grupo de investigação Estudos em Dança, e dirige-se a investigadores, docentes, estudantes e artistas com interesse na criação e composição em dança mediada por novas tecnologias e sistemas interativos entre corpo, movimento, som, imagem e programas informáticos.
Para além da mesa-redonda intitulada “Dança – Movimento – Som – Tecnologia” e das apresentações de pesquisas e experiências multimodais do grupo de investigação Núcleo de Dança Redes Unicamp, o evento contará ainda com a participação das investigadoras convidadas Ana Maria Leitão (INET-md, GI Estudos em Dança, PT) e Julia Abs (BR), que orientarão o workshop imersivo “Partituras e Danças Generativas”. Neste workshop, serão partilhadas duas abordagens distintas: a composição coreográfica através de práticas generativas de dança com o programa GDAM; e a composição coreográfica baseada no método de improvisação “Improvisation Technologies”, de William Forsythe, bem como no trabalho interdisciplinar entre dança e média digital para a visualização do conhecimento coreográfico, a partir dos projetos Motion Bank e Choreographic Coding Lab.
O workshop destina-se a artistas da dança, estudantes e profissionais das artes do corpo. As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser realizadas mediante o preenchimento de formulário.