
De 13 de setembro a 31 de outubro de 2025, o projeto EXIMUS propõe uma exposição documental em francês sobre a atividade musical de vários cantores e músicos portugueses exilados em França durante a ditadura do Estado Novo (1933-1974), particularmente nos anos 1960 e 70, no cruzamento de várias influências internacionais.
A 13 de setembro, com a presença de Manuel Deniz Silva, coordenador do projeto EXIMUS, o vernissage da exposição, que contará com a parceria da Maison du Portugal – André de Gouveia e da associação Mémoire vive-Memória viva, incluirá a projeção do filme O Salto (Christian de Chalonge, 1967), com música original de Luís Cília.
A 20 de setembro, o concerto-encontro “La géneration d’avril”, organizado em paralelo à exposição com o apoio da Maison du Portugal, acolherá os cantores Francisco Fanhais e Manuel Freire, acompanhados do músico Rogério Cardoso Pires e de Hugo Castro e Ricardo Andrade, investigadores do INET-md.
Dia 5 de outubro, é promovido um debate, com projeção de filmes, para discutir “A música nos filmes sobre a imigração portuguesa dos anos 1960 e 1970”.
A 9 de outubro, Manuel Deniz Silva profere a conferência “Parcours d’un musicien en exil à Paris dans les années 1930 : Fernando Lopes-Graça”, acolhida pela FMSH Fondation Maison des Sciences de l’Homme, no âmbito dos Rencontres de la Bibliothèque Gulbenkian.
A 6 de dezembro, por ocasião do “Tour du monde des langues: mondes lusophones“, a exposição estará patente na Maison pour tous Mahsa Amini, em Aubervilliers, arredores de Paris, onde a investigadora Agnès Pellerin conduzirá visitas guiadas. Os “Tours du Mond et des Cultures” são uma iniciativa da Maison des Langues et des Cultures d’Aubervilliers, uma organização dedicada à pedagogia para a aprendizagem e transmissão das línguas, que procura promover a riqueza da diversidade linguística e cultural da cidade, bem como as competências linguísticas dos moradores.
Este evento foi parcialmente financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID 00472, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Dança (INET-md) e do projeto 2022.05129.PTDC, EXIMUS: “‘É preciso avisar toda a gente’: Música e exílio em França durante o regime do Estado Novo (1933-1974)”.