• Palco
Menu
Post-ip’23 | 7.º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança
 
Nos próximos dias 1, 2 e 3 de dezembro, decorrerá na NOVA FCSH o 7.º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança, uma organização do grupo Post-ip, formado por estudantes de doutoramento do Instituto de Etnomusicologia  Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md).
 
O evento é aberto ao público em geral.
  
 
1 a 3 de dezembro 2023 | NOVA FCSH (Colégio Almada Negreiros e Avenida de Berna, Torre B) 
 
Programa do evento | Livro de ResumosPost-IP no Facebook | Post-IP no Instagram | Contato: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
 
 
O Post-ip (Post in Progress): 14 Anos de Inovação na Investigação Académica em Música e Dança
 
 
O Post-ip (Post in Progress), evento de destaque no campo da investigação em música e dança, celebra o seu 14.º ano de existência, marcando uma década e meia de dedicação à promoção do intercâmbio académico e à expansão do conhecimento musical. Criado em 2009 por um grupo de estudantes de pós-graduação da Universidade de Aveiro, o evento cresceu e evoluiu, tornando-se uma referência na área. O espírito colaborativo e inovador que caracteriza o Post-ip está intimamente ligado ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md). A edição deste ano, em colaboração com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, procurará contribuir para a união dos diversos polos do INET-md, prometendo ser um marco na história do evento. O Fórum Post-ip oferecerá uma plataforma única para a apresentação de comunicações e comunicações-performance nas áreas da música e da dança, cuidadosamente selecionadas por uma comissão científica composta por investigadores afiliados ao INET-md.
 
Destaca-se, nesta edição, a presença de três investigadoras de renome internacional: Yalda Yazdani (Universidade de Siegen, Alemanha), Diāna Zandberga (Jāzeps Vītols Latvian Academy of Music) e Helena Lopes Braga (CESEM/NOVA-FCSH). 
 
O evento incluirá ainda um painel interinstitucional intitulado “Sinergias Musicais: Colaboração entre Instituições na Trilha da Investigação”, apresentando e colocando em diálogo Isabel Novais Gonçalves (Biblioteca Nacional de Portugal), Edward Ayres de Abreu (Museu Nacional da Música) e Maria Clara Assunção (Hemeroteca Municipal de Lisboa).
 
 
 
Convidamos a imprensa, académicos, entusiastas da música e o público em geral a embarcar nesta experiência, mergulhando em três dias intensos de música e partilha de conhecimento na deslumbrante cidade de Lisboa. Não percam a oportunidade de fazer parte deste capítulo inspirador na jornada do Post-ip.
 
 
 
KEYNOTES
 
 
1-12-2023| 14:30-16:00 | CAN - Sala 219 | Moderação: Salwa El-Shawan Castelo-Branco
 
Yalda Yazdani | The Politics of Musical Participation: An Ethnographic Study of Women Singers in Post-Revolutionary Iran
 
The position of women in Iranian society is mostly dependent on the political discourse of the country. After the Revolution of 1979, the position of women in Iranian society drastically changed. This has also extended into the role of females as musicians in Iran. According to the revolutionary fundamentalist Islamic government, it is illegal and improper for women to sing solo in public spaces and women's participation in music became more restricted. In some ways, women’s status has improved such as increased literacy, and a greater number of women musicians in general (paralleling an increase in musicians of both genders). However, in the sight of the law, women and men do not have equal rights. So, the dynamic of an increased number of women musicians appearing even as restrictions increased creates a rich opportunity for research. The opportunities for women to record and perform music differ from those of men, and many women, especially singers, find a creative outlet only in underground, illegal situations. Therefore, the main focus of my presentation is based on strategies of female singers for overcoming the censorship in Iranian society. In addition, I am going to present the activities and significant role of women's music in the recent revolutionary protests in Iran by the slogans such as “Woman-Life-Freedom".
 
Yalda Yazdani is an Iranian ethnomusicologist, filmmaker and curator. Currently she is working as a research fellow and also completing her PhD studies at University of Siegen, Germany. In 2017 and 2018 she founded and curated the festivals “Female Voice of Iran", in 2021, "Female Voice of Afghanistan” and in 2023, "Female Voice of Kurdistan" in collaboration with Contemporary Opera Berlin. 
 
 
 
2-12-2023 | 15:30-16:00 | Av. Berna - Torre B / Auditório B2 | Moderação: Helena Marinho
 
Diāna Zandberga | Breaking Boundaries of Musicians Corporeality
 
Recital program of pianist and dancer Diāna Zandberga includes piano works of Franz Schubert, Franz Liszt, and contemporary Baltic composers inspired by dance and vocal music. Generally, the bodies of professional musicians and dancers have been trained in the respective field since childhood. Despite that, dance and music are closely related to each other, as they are movement-related arts and subjects of temporality. The program includes choreomusical works dedicated to multisensory integration of body movements and sound in contemporary music specially written for musician (pianist) who can dance and express music in various ways. Thus, movement of musician can turn into a sound, visual and kinesthetics phenomenon. 
 
Diāna Zandberga is a pianist and musicologist specialising in Artistic Research. She completed her PhD at the Jāzeps Vītols Latvian Academy of Music and improved her performance with pianists Lazar Berman and Alicia de Larrocha. Diāna Zandberga has won acclaim for a succession of recitals in European countries and the USA. Her discography includes eight solo albums. Since 2015 she has been a faculty member of the Piano Department and from 2021 a Researcher at the Scientific Research Center of Jāzeps Vītols Latvian Academy of Music and the Director of the Joint Professional Doctoral Study Programme in Arts. 
 
 
 
3-12-2023 | 15:00-16:30 | Av. Berna - Torre B / Auditório B2 | Moderação: Maria José Artiaga
 

Helena Lopes Braga | O que pode a musicologia feminista em 2023?
 
Embora a musicologia feminista esteja academicamente estabelecida desde os anos 1990, foi apenas ao longo da última década, que se começou a ver sistematicamente incorporados aspetos de género na investigação musicológica. Porém, quando lemos alguma da investigação de pessoas que hoje listam “género” entre as suas especialidades, esses aspetos de género são, não raras vezes, bastante superficiais e revelam pouca ou nenhuma crítica ao que se entende por género e ao que é/pode o género ser. Mais significativo é verificar que há pouco ou nenhum feminismo nas suas práticas, incluindo na forma como as pessoas gerem as suas carreiras, e como se relacionam com colegas, estudantes, e orientandas/os. Nesta comunicação, discutirei algumas possibilidades da investigação em género, sexualidade e música, novas abordagens e metodologias, desafios do século 21 à musicologia feminista, abordagens interseccionais à música: a necessidade de integrar aspetos de género, classe, raça/etnia, sexualidade, entre outros, e a fundamental posicionalidade e a ética feminista na investigação.
 
Helena Lopes Braga (ela/dela) é doutorada em estudos de género pela Central European University, em Viena, mestre em musicologia histórica (Prémio melhor mestre em ciências musicais 2013/2014) e licenciada em Ciências Musicais (Prémio Luiz Krus de Mérito e Excelência) pela FCSH-NOVA. Lopes Braga tem formação em piano e canto pelo Conservatório de Música de Braga, deu aulas de música e manteve-se ativa como cantora até ingressar no programa de doutoramento. Co-traduziu o livro Manifesto Contrasexual de Paul Preciado para português (UNIPOP, 2015), e foi ativista LGBTQI+. Como investigadora foi colaboradora do CESEM entre 2012 e 2023, tendo sido co-fundadora do Núcleo de Estudos em Género e Música (NEGEM). Enquanto doutoranda esteve como visiting student na Faculdade de Música da Universidade de Toronto. Foi vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM) de 2013 a 2015, e foi membro do Projecto Euterpe Revelada: Mulheres na composição e interpretação musical em Portugal nos séculos XX e XXI. Em 2022, a sua comunicação sobre a maestra Natércia Couto foi distinguida com o Prémio Joaquim de Vasconcelos pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Música. Tem desenvolvido investigação na área da musicologia feminista, sociologia da música e historiografia musical, especializando-se na história das mulheres músicas, género e sexualidade, música e política, e redes de sociabilidade na história da música em Portugal durante o Estado Novo. Entre a sua produção, destaca-se a sua tese de doutoramento sobre Francine Benoît, bem como um artigo sobre a história das mulheres maestras em Portugal.