• Caretos
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Integrado | Doutorando
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Nota Biográfica

Alejandro Reyes-Lucero, natural de Venezuela, começou os seus estudos musicológicos na Universidad Central de Venezuela (UCV). Encontra-se a realizar o Doutoramento em Ciências Musicais - Musicologia Histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa. É bolseiro de doutoramento da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), sendo membro no centro de investigação INET-md onde também desempenhou o papel de bolseiro de investigação para o projecto "PROFMUS: ser músico em Portugal - a condição sócio-profissional dos músicos em Lisboa" entre 2021 e 2022. Tem o oitavo grau em piano e realizou um diplomado em Direção Orquestral na UCV.
 
 
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título
"Propagando a divina Arte Musical": Os salões musicais em Lisboa entre 1897 e 1933
 
 
Orientação
Resumo
Esta investigação examina a organização de concertos, de palestras-concerto e de atividades musicais no contexto dos salões musicais privados de amadores e profissionais em Lisboa entre 1897 e 1933. Partindo dos exemplos das audições de alunos promovidas pelo pianista e professor Alexandre Rey Colaço em sua casa e das conferências-concerto realizadas no palácio da Condessa de Proença-a-Velha, proponho fazer um levantamento cartográfico de mais salões privados que levavam a cabo concertos ou audições musicais com características semelhantes às iniciativas dos salões de Rey Colaço e da Condessa de Proença-a-Velha. Neste sentido, a investigação tem por objetivo: 
 
1 - Identificar a emergência, o desenvolvimento e o declínio de uma prática que terá sido inspirada nos modelos de salon musical francês, mas que, por sua vez, terá desenvolvido características próprias que a distinguem de exemplos de outros países; 
 
2 - Analisar os programas dos concertos em articulação com as conferências iniciais para compreender o processo de "formação de públicos" e o seu alcance junto do público; 
 
3 - Fornecer um mapa das sociabilidades musicais desenvolvidas nos salões de Alexandre Rey Colaço, da Condessa de Proença-a-Velha, de Sara Mota Marques, de Elisa de Sousa Pedroso, de Maria Emília Macieira Lino, de Adelaide Lima Cruz e de Ema Santos Fonseca da Câmara Reis, expondo as estreitas relações existentes entre todos estas figuras e um público mais alargado.
 
 
Palavras-chave: Salões Musicais; Música de Câmara; Amadorismo Musical; Mulheres na Música; Mecenato Musical.
 
 
Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2022.13749.BD)