Resumo:
O projeto contempla a realização de entrevistas semiestruturadas, análise documental de legislação, produção científica e artefactos, análise qualitativa dos dados recolhidos, redação e submissão de três artigos científicos, bem como a preparação de um livro sobre a educação artística na Região Autónoma da Madeira, cuja publicação e apresentação pública estão previstas para outubro de 2029.
O projeto adota uma abordagem qualitativa, baseada na realização de entrevistas semiestruturadas, com participantes selecionados com base na sua relevância para os objetivos da investigação. Será, também, realizada uma análise documental de legislação e produção científica relacionada com a Educação Artística na RAM. A análise dos dados seguirá os princípios da análise de conteúdo e da teoria fundamentada, com codificação assistida pelo software especializado ATLAS.ti. As entrevistas serão transcritas integralmente e analisadas através de Análise de Conteúdo, com base em categorias pré-definidas, garantindo rigor metodológico e validade científica.
Fase 0: Preparação e submissão ética (maio 2026) — preparar protocolos, documentos de consentimento, submissão à comissão de ética da Universidade da Madeira.
Fase 1: Revisão bibliográfica e análise documental inicial (maio–julho 2026) — levantamento bibliográfico, seleção de legislação e produção científica.
Fase 2: Desenho dos instrumentos e piloto (junho–julho 2026) — elaboração de guiões de entrevista, pré-teste (validação), ajustes. Análise documental.
Fase 3: Definição dos sujeitos da investigação e agendamento da 1.ª fase de entrevistas (julho 2026) — divulgação, seleção de participantes, agendamento.
Fase 4: Condução da 1.ª fase das entrevistas (setembro–outubro 2026) — realização de entrevistas semiestruturadas, gravação. Redação do Artigo 1 (setembro 2026–dezembro 2026) — escrever resultados, preparar o artigo 1 para submissão em revista científica portuguesa.
Fase 5: Transcrição e organização de dados (outubro–dezembro 2026) — transcrição integral, organização em base de dados qualitativa.
Fase 6: Análise de dados (novembro 2026–abril 2027) — construção de matriz de categorias, codificação e análise de conteúdo. Apresentação do Artigo 1 no Congresso Internacional de Educação Artística (RAM).
Fase 7: Redação do Artigo 2 (janeiro 2027–março 2027) — escrever resultados, preparar o artigo 2 para submissão. Criação do projeto do livro (março 2027-junho 2027) — angariação de parceiros financeiros (Conservatório, Associação Xarabanda, SRE). Apresentação do Artigo 2 num Congresso/Encontro/Conferência de Educação Artística nacional e/ou internacional.
Fase 8: Redação de resultados do projeto e discussão (maio 2027-julho 2027).
Fase 9: Redação e submissão do Artigo 3 (junho 2027-novembro 2027); preparação do manuscrito do livro (novembro 2027–novembro 2028) — submissões, responder a revisões, iniciar manuscrito do livro. Apresentação do Artigo 3 num Congresso/ Encontro/Conferência de Educação Artística internacional.
Fase 10: Finalização do livro (janeiro 2029) — maquetização. Pós-projeto: Revisão editorial do livro, publicação e apresentação pública (outubro 2029) — revisão editorial, produção gráfica, lançamento e apresentação pública.