Coordenação
Salwa El-Shawan Castelo-Branco
Instituições Participantes
International Centre of Popular Music Studies, Newcastle University
Instituto de História Contemporânea (FCSH – NOVA)
Ministério da Cultura
Financiamento
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Referência
PTDC/HAH/70991/2006
Equipa
Salwa El-Shawan Castelo-Branco, Leonor Losa, Susana Belchior, Fernanda Rollo, Pedro Nunes, Gonçalo Antunes de Oliveira, Manuel Deniz Silva, António Tilly, Pedro Félix, Hugo Silva, Ricardo Andrade, Maria do Rosário Pestana, Pedro Moreira, Ricardo Pinheiro, Rui Vieira Nery, Susana Sardo, Miguel Almeida, Pedro Roxo, Carla Passinhas, Gabriela Cruz, Ian Biddle e Kimberly Holton.

Resumo
O projecto compreenderá um estudo sistemático da história da indústria fonográfica no século XX em Portugal e o seu impacte na produção e disseminação da música, e no próprio produto musical. A investigação será levada a cabo numa perspectiva multidisciplinar, conjugando abordagens teórico-metodológicas da Etnomusicologia, Estudos da Música Popular, História, Estudos Culturais, Antropologia e Musicologia Histórica.
Considerando os desenvolvimentos culturais, económicos e políticos no Portugal contemporâneo, bem como a história internacional da Indústria Fonográfica, este projecto terá como focos de análise: a trajectória das editoras mais importantes; o fonograma como um produto, e o equipamento associado à sua (re)produção enquadrado no processo de electrificação do país e no mercado de equipamento eléctrico; a procura de fonogramas integrada no consumo de bens culturais e no aumento de poder de compra da população; as tecnologias utilizadas e o seu impacte nos processos composicionais, nas práticas performativas, na sonoridade musical e nos comportamentos das audiências; a articulação entre indústria fonográfica, teatro de revista, música escrita e outros meios de comunicação de massas como a rádio, cinema e televisão; o enquadramento legal da produção e comercialização de fonogramas; o impacte da indústria fonográfica em domínios musicais como música popular, fado, pop-rock, folclore e música erudita; o papel da gravação na disseminação de novos domínios musicais em Portugal como o jazz e o pop-rock; a articulação da produção discográfica entre Portugal e as ex-colónias; o impacte dos fonogramas produzidos em Portugal em algumas comunidades emigrantes, e de que forma estas comunidades definiram segmentos de produção no País; o papel da publicidade e do design gráfico na promoção de fonogramas.
Será desenvolvida uma base de dados multimédia, como repositório de informação e instrumento de pesquisa, que incluirá uma discografia exaustiva das gravações comerciais de música e músicos Portugueses, bem como de músicos imigrantes; um inventário das companhias discográficas que operaram em Portugal; entradas relativas a intérpretes, técnicos de gravação, produtores discográficos, associações fonográficas, bem como outros agentes centrais na gravação e comercialização de fonogramas.
O projecto dará um importante contributo no conhecimento do património sonoro português e de uma das indústrias culturais centrais, o que se revelará útil para a comunidade académica portuguesa e estrangeira, para agentes culturais, para as editoras discográficas, para coleccionadores de discos, bem como para o público em geral. Prevemos ainda organizar um colóquio internacional onde os resultados da investigação serão discutidos e confrontados com outras investigações realizadas no domínio.
Resultados
Machinas Fallantes: A Música Gravada em Portugal no Início do Século XX (livro)
Base de Dados
Dissertações e Artigos