Loading
Palestra

Sons das Independências

Data
16 Jun, 2025
4:00
14 Jul, 2025
6:00
Local
Online: https://t.ly/0wiSU
Grupos de Investigação

Angola | Cabo Verde | Guiné-Bissau | Moçambique | São Tomé e Príncipe

ciclo de palestras online

Marco Roque Freitas, investigador integrado do INET-md e Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Ciências Musicais na NOVA FCSH, onde é responsável pela unidade curricular “Música e estudos pós-coloniais”, organiza este verão um ciclo de palestras sobre o 50.º aniversário das independências de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O ciclo é de entrada livre e conta cinco sessões, cada uma dedicada a um contexto nacional, ao cuidado de um leque de especialistas.

Todas as segundas-feiras, de 16 de junho a 14 de julho | Online – Entrada Livre

LISBOA | LUANDA: 16-18h
PRAIA: 14-16h
BISSAU | SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: 15-17h
MAPUTO: 17-19h

Sala zoom:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87623177170

16 junho | As construções sonoras de Angola no pós-independência
André Castro Soares | CRIA / Iscte-IUL

23 junho | Sons da resistência: Música, anticolonialismo e memória sonora
Inês Nascimento Rodrigues | CES – UC

30 junho | São Tomé e Príncipe: Sons das ilhas 
Magdalena B. Chambel | CH-ULisboa

07 julho | Das cantigas de “mandjuandadi” à música de intervenção: Percursos e trajetórias da produção musical na Guiné-Bissau
Miguel Barros | CESAC – Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral

14 julho | A construção sonora de Moçambique: Política cultural, radiodifusão e indústrias da música no processo de formação da nação
Marco Roque de Freitas | INET-md / NOVA FCSH