
A 21 de outubro de 2025, pelas 9h30, decorrem as provas de doutoramento em Educação – Supervisão e Avaliação (tese acolhida pelas unidades de investigação INET-md e CIDTFF) da Mestre Maria João Pinto de Vasconcelos Lopes, que defenderá a sua dissertação com o título A CRIAÇÃO E COMPOSIÇÃO MUSICAL COMO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Caminhos para o ensino, aprendizagem e avaliação em Música no 3º CEB.
Júri das provas de doutoramento
- Prof.ª Doutora Ana Margarida Corujo Ferreira Lima Ramos,Professora Catedrática da Universidade de Aveiro ( Presidente do Jurí)
- Prof.ª Doutora Maria Helena Gonçalves Leal Vieira, Professora Associada da Universidade do Minho
- Prof.ª Doutora Maria Helena Ribeiro da Silva Caspurro (Orientadora), Professora Associada da Universidade de Aveiro (Orientadora)
- Prof. Doutor Jorge Alexandre Cardoso Marques da Costa, Professor Coordenador com Agregação do Instituto Politécnico do Porto
- Prof. Doutor António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos, Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Setúbal
- Prof.ª Doutora Ana Luísa Setas Veloso, Equiparada a Investigadora Auxiliar da Universidade de Aveiro
CRIAÇÃO E COMPOSIÇÃO MUSICAL COMO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Caminhos para o ensino, aprendizagem e avaliação em Música no 3º CEB
A problemática deste estudo reside na necessidade de responder a desafios emergentes no que respeita ao ensino, aprendizagem e avaliação, na disciplina de Música do 3º Ciclo do Ensino Básico em Portugal (CEB). Destacam-se, entre esses desafios, o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e holístico, da cooperação, e da autorregulação das aprendizagens, e como potenciá-los, tendo emergido a questão de se a Aprendizagem Baseada em Problemas e a aprendizagem da música através da composição, quando articuladas entre si, poderão representar caminhos possíveis de resposta aos mencionados reptos. No seguimento da problemática e questão apresentadas, são objetivos da investigação os seguintes: (i) Estabelecer relações entre a Aprendizagem Baseada em Problemas e a aprendizagem da música através da composição, em Educação Musical, de forma a averiguar uma possível articulação entre ambas, assim como formas de operacionalização das mesmas em sala de aula; (ii) Conceber cenários didáticos de Ensino/Aprendizagem/Avaliação, para a disciplina de Música do 3º CEB, baseados na referida articulação; (iii) Implementar esses cenários numa abordagem de investigação-ação; (iv) Refletir sobre os mesmos, avaliando a sua pertinência como resposta aos desafios mencionados na problemática do estudo.
Sendo esta uma tese desenvolvida em formato de artigos, inclui as três publicações que se concretizaram, designadamente “Experiências de aprendizagem musical baseadas na resolução de problemas: Um estudo exploratório em sala de aula” (artigo 1 de exposição do estudo inicial); “Problem-based Learning: Composing in the classroom as a music learning challenge” (artigo 2 de revisão da literatura); e “Problem-based Learning, Composing and Assessment in Music Education: action-research in a portuguese school” (artigo 3 de apresentação do estudo principal). As conclusões concentram os principais resultados da investigação, procurando sintetizar contributos para a disciplina de Música do 3º CEB com base nos conhecimentos e saberes construídos, bem como refletem sobre limitações do estudo e deixam sugestões para investigações futuras.
Palavras-chave
Aprendizagem baseada em problemas; Composição; Educação musical; 3º CEB; Investigação-ação; Avaliação.