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Categoria
Investigador/a em Doutoramento
Código Ciência ID
9717-927F-5FF1
Dados

Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro

Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal

Email: luamclarindo@gmail.com
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Grupo de Investigação

Luam Clarindo

Luam Clarindo é músico, percussionista, pesquisador e educador brasileiro com atual residência em Portugal. Estudou percussão no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba (CMPB) com Vina Lacerda, Luis Rolim e Toni Antoniacomi, onde aprendeu técnicas de bateria, pandeiro, zabumba, cajon etc. Possui bacharelado (2019) e mestrado (2023) em música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) nas linhas de produção e criação sonora. Durante o bacharelado, escreveu uma monografia sobre técnicas modernas para pandeiro e rotinas controladas de improvisação, e sua pesquisa de mestrado teve como tema: interações criativas entre música e dança em performances de improvisação livre. Ambos os trabalhos tiveram a orientação do professor e compositor Dr. Indioney Rodrigues. Durante a sua investigação de mestrado, Luam realizou laboratórios interativos de improvisação com o UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança, grupo de dança contemporânea coordenado pela professora Dra. Rosemery Rocha, e com o Improviso Dança e Música, um evento mensal organizado pela Summus Contato Improvisação em parceria com o UM – Núcleo, e com apoio da Fundação Cultural de Curitiba.

A partir de 2017, Luam passou a atuar como curador musical e músico colaborador do Improviso Dança e Música, onde criou um grupo musical de improvisação livre chamado Projeto Netuno. O músico continua a sua investigação sobre relações entre música e dança no contexto da improvisação, agora em território português, em sua colaboração com o grupo MusicDance Portugal e com as dançarinas Nicolle Vieira e Sara Paternesi em espaços como o Centro em Movimento (c.e.m), em Lisboa. Em 2024, Luam iniciou o doutoramento em criação artística na Universidade de Aveiro, onde investiga improvisação livre com instrumentos de percussão e recursos eletrônicos. A pesquisa visa a experimentação com processamento digital de sinal e sistemas interativos para transformar a cuíca em um instrumento musical aumentado. Em junho de 2025, Luam executou uma performance na Intermediartes – Conferência Internacional em Media, Artes e Interação, onde demonstrou os resultados parciais do seu projeto de doutorado. Luam também é membro da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (SBME), do grupo de pesquisa Laboratório de Criação Musical e Interação Artística (LACSIA) da UFPR, e do Núcleo Música Nova da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Projeto de Doutoramento

Título
Hyperfriction-Drum: improvisação livre com cuíca e eletrónica

Orientação
Nuno Aroso e Filipe Lopes (coorientador)

Resumo
Este projeto propõe a criação de performances musicais experimentais originais para cuíca e eletrônica, com o objetivo de expandir as possibilidades físicas e expressivas do instrumento — particularmente seu tom orgânico baseado em fricção e timbre multidimensional. O ponto central desse processo é o desenvolvimento de um sistema musical interativo inovador, com base em pesquisas em computação física, cognição musical incorporada, musicologia, instrumentos musicais digitais e práticas eletroacústicas ao vivo. A cuíca, um tambor de fricção Afro-Brasileiro com uma história cultural profundamente enraizada e identidade sonora singular, raramente foi abordada como um elemento performático central em contextos musicais interativos em tempo real. Embora artistas como Paulo de Assis tenham experimentado com o processamento em tempo real do som da cuíca, sua tocabilidade gestual e tátil permanece amplamente inexplorada em configurações interativas e experimentais. Ao focar nas qualidades performáticas incorporadas do instrumento — sua capacidade de resposta à fricção, ao gesto e à pressão —, este projeto busca desestabilizar as concepções tradicionais da cuíca e abrir novas trajetórias performáticas. Por meio de práticas performáticas experimentais, o projeto visa não apenas descobrir novas possibilidades sonoras, mas também questionar e reformular a tocabilidade convencional do instrumento e seu papel na criação musical contemporânea.


Palavras-chave
Pesquisa artística; Improvisação livre; Percussão; Cuíca aumentada.