Instituto Politécnico de Lisboa | Escola Superior de Educação de Lisboa
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Portugal
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João Ricardo Pinto
Nota Biográfica
Doutorado em Ciências Musicais (variante de Etnomusicologia) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa) em 2019, com uma dissertação em torno da produção musical nos primórdios da Radiotelevisão Portuguesa (RTP). Anteriormente dedicou-se estudou as Marchas Populares de Lisboa, tema central da sua tese de mestrado, defendida na mesma instituição em 2004. Grande parte da sua atividade profissional tem sido como docente no ensino superior, nomeadamente na Escola Superior de Educação Almeida Garrett (entre 2005 e 2012) e na Escola Superior de Educação de Lisboa (desde 2016). É investigador colaborador no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), desde 2014. Em 2019 desenvolveu um projeto de investigação pelo programa ERASMUS+ na Universidade de Alicante, dedicado ao Festival de Música de Benidorm. Das suas publicações importa salientar: “A vertente musical nas Marchas Populares de Lisboa” in Joana Amaral (ed.) cumpliCIDADE. Câmara Municipal de Lisboa: EGEAC (2007); “Da Rádio para a Televisão: Modelos e Processos de Produção Musical nos Primórdios da Televisão em Portugal” in Marco Brescia e Rosana Marreco Brescia (eds.) Actas do II EncontroIbero-Americano de Jovens Musicólogos. Tagus-Atlanticus Associação Cultural: Porto, 2014; “Vedetas precisam-se: o papel da Revista Rádio e Televisão na criação de novos intérpretes em Portugal no início da década de 1960”. Cuadernos de Etnomusicología 10, 2017; “Propaganda e religião em Portugal: festivais de música ligeira (1958-1964)”. REVER – Revista de Estudos da Religião 20(3), 2020. Atualmente, trabalha na revisão da sua tese de doutoramento que será publicada pela editora Tinta da China em 2025: “Onde? Como? Quanto? Quando?” – a produção musical nos primórdios da Radiotelevisão Portuguesa (1956-1964).