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Categoria
Investigador/a em Doutoramento
Código Ciência ID
E31F-65E0-9B95
Dados

Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro

Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal

Email: fernanda.miki@ua.pt
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Grupo de Investigação

Fernanda Miki

Cantora, diretora coral e investigadora em música. É licenciada em Música com ênfase em canto pela Universidade Federal de Pelotas (Brasil) e em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas. É mestre em Músicas da América Latina e do Caribe pela Universidad de Antioquia (Colômbia). Foi aluna Erasmus+ no Conservatório Superior de Música de Canárias (Espanha), onde estudou canto lírico e direção coral. Atualmente é doutoranda em Música na Universidade de Aveiro, onde desenvolve investigação no INET-md sobre coros pop-up, práticas corais efémeras e as suas relações com bem-estar, vinculação e integração de migrantes.É fundadora do Prisma Vozes Diversas, grupo vocal de Aveiro dedicado à música experimental e a repertórios de compositores e artistas LGBTQIAPN+. O seu trabalho com o Prisma explora abordagens interdisciplinares que combinam canto coral, performance, improvisação e investigação artística.Tem atuado como diretora coral e facilitadora de oficinas no Brasil, na Colômbia e em Portugal, com enfoque em grupos comunitários, repertórios diversos e projectos interculturais. É também cofundadora da Casa das Artes Aveiro, espaço independente dedicado à criação artística e ao acesso à arte por parte de pessoas leigas.A sua prática artístico-pedagógica combina metodologias colaborativas, escuta activa, performance vocal e construção colectiva do conhecimento musical, com ênfase na inclusão, no afecto e na experimentação artística.

Projeto de Doutoramento

Título
CANTAR O EFÊMERO: Coros Pop-Up e a integração de migrantes na era das tribos contemporâneas

Orientação
Sofia Serra

Resumo
Este projeto tem por objetivo perceber o potencial dos coros pop-up como ferramenta de promoção da integração social e do bem-estar de pessoas migrantes em contextos urbanos contemporâneos. Através de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e aplicado, complementada por instrumentos quantitativos, o estudo articula revisão teórica, mapeamento de práticas multi-situadas e implementação de ações corais em parceria com o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), em Aveiro. Serão analisados os impactos emocionais, sociais e motivacionais da participação em atividades corais efémeras, integrando referenciais da Teoria da Vinculação e da psicologia do bem-estar. A investigação culminará na proposta de um modelo metodológico replicável de coro pop-up, com potencial para reforçar o sentimento de pertença e os laços comunitários entre populações migrantes. Esta proposta responde à necessidade de práticas artísticas acessíveis e inclusivas, alinhadas com os desafios da vida pós-moderna e com as políticas públicas de acolhimento e integração, atendendo também a três dos dezessete Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Palavras-chave
Coros pop-up; Migrantes; Integração; Canto coletivo; Tribos contemporâneas; Motivação.