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Categoria
Investigador/a em Doutoramento
Código Ciência ID
2514-9F08-9FA9
Dados

Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro

Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal

Email: davidfeldman86@gmail.com

Grupo de Investigação

David Feldman

David Feldman é um contratenor ítalo-israelita reconhecido pela sua versatilidade como solista, cantor de ensemble, pedagogo e investigador artístico. Iniciou os seus estudos na Jerusalem Academy of Music and Dance, onde obteve os graus de Licenciatura e Mestrado sob a orientação de Bibiana Goldenthal e Zvi Semel. Posteriormente, especializou-se em música vocal dos séculos XVI e XVII na Schola Cantorum Basiliensis, na Suíça, obtendo o grau de Master of Advanced Studies com Evelyn Tubb e Anthony Rooley.

Desde então, desenvolveu uma carreira internacional colaborando com ensembles de renome como La Cetra Barockorchester Basel, Ensemble Correspondances, WDR Rundfunkchor, Luthers Bach Ensemble, Ludovice Ensemble, Israel Camerata Jerusalem, Israel Sinfonietta Beer-Sheva, Jerusalem Baroque Orchestra, Phoenix Early Music Ensemble e Israel Chamber Orchestra. Participou como solista na gravação do CD da Deutsche Grammophon com La Cetra e Magdalena Kožená, nomeado para os GRAMMY de 2017.

Juntamente com Doron Schleifer, fundou o duo Cordis in custodia, dedicado ao repertório dos castrati barrocos. O projeto explora uma abordagem interdisciplinar que une performance historicamente informada a investigação artística e experimentação contemporânea. Feldman integrou grupos de referência como Vox Luminis, La Grande Chapelle, Ordo Virtutum, Musica Temprana, Bernvocal, Weser Renaissance e Accademia d’Arcadia. Durante mais de uma década, colaborou com os Profeti della Quinta, com quem venceu o York Early Music International Young Artists Competition em 2011 e gravou seis CDs premiados.

No domínio da ópera, interpretou papéis como Ruggiero (Alcina de Handel), Refugee (Flight de Dove), bem como produções de King Arthur e The Fairy Queen de Purcell, com Vox Luminis, Theater Basel e Teatro Real. Apresentou-se em salas prestigiadas como o Concertgebouw Amsterdam, Konzerthaus Berlin, Palau de la Música Catalana, Filarmónica de Varsóvia e o Metropolitan Museum of Art (Nova Iorque), além de festivais como Händel Festspiele Göttingen, Festival de Utrecht e Israel Festival. Premiado em concursos em Tel Aviv e Roma, Feldman também se dedica à criação contemporânea, tendo estreado obras de Beat Furrer, Oded Zehavi e Ella Milch-Sheriff. É presença regular em emissões radiofónicas e televisivas na Europa.

Paralelamente à sua atividade artística, Feldman é um pedagogo empenhado. Ministrou masterclasses em Itália, Suíça, Alemanha e Israel, tendo sido, em 2023, professor principal e diretor do departamento vocal da Vanke Meisha Arts Academy em Shenzhen, China.

Projeto de Doutoramento

Título
Ester, o Oratório esquecido de um compositor anónimo: Reimaginação através da pesquisa artística, colaboração e artivismor

Orientação
António Vassalo Lourenço e Susana Sardo (coorientadora)

Resumo
Este projeto de doutoramento centra-se na descoberta e reativação criativa de Ester, um manuscrito anónimo de um oratório do início do século XVIII encontrado na Biblioteca Querini Stampalia, em Veneza. Sobrevivendo apenas a sua primeira parte, a obra oferece uma perspetiva rara sobre a narrativa bíblica judaica no contexto da música sacra italiana da época moderna. Enquanto os estudos sobre oratórios tendem a privilegiar obras completas e de autoria reconhecida, este projeto investiga como fontes fragmentárias e anónimas podem ser reimaginadas como espaços de significado cultural.
Combinando investigação arquivística com prática artística, o projeto envolve a reconstrução historicamente informada da música existente e a criação de duas novas secções em colaboração com o compositor libanês Yanis El-Masri. O oratório resultante será estruturado em três partes, sendo o libreto original em italiano complementado por novas secções escritas e traduzidas para hebraico e persa. Escrita para piano e vozes, a obra cria uma ponte entre universos sonoros históricos e contemporâneos. Assente no conceito de artivismo – o uso da arte como forma de ativismo – o projeto transforma Ester num espaço de diálogo intercultural e reflexão, construindo uma ponte simbólica entre Ocidente e Oriente, entre o sagrado e o secular.

Palavras-chave
Ester; Oratório; Artivismo; Performance; Diálogo entre passado e presente.