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Categoria
Integrado/a Doutorado/a
Cargo
Coordenador da Linha Temática "Poder, Política e Ativismo"
Código Ciência ID
981F-A486-122D
Dados

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa

Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal

Email: alixsarrouy@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação

Alix Didier Sarrouy

Nota Biográfica

Baterista e percussionista profissional, doutorado em Sociologia da Arte e da Cultura pela Universidade Sorbonne Nouvelle e Universidade do Minho (2017). Mestre em Políticas das Artes e da Cultura pela Universidade Paris Diderot (2012), e licenciado em Mediação Cultural e Artística pela Sorbonne Nouvelle Universidade (2010).

Atualmente sou investigador integrado no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md, NOVA FCSH), no qual coordeno a linha temática Poder, Política e Ativismo. Em 2020 ganhei um concurso altamente competitivo para obter um financiamento individual (CEEC), possibilitando um projeto de investigação de 6 anos intitulado “IncArt – Migrantes e refugiados na Europa: as artes como ferramentas para a inclusão sociocultural”, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Entre 2022 e 2023 fui Investigador Principal do projeto “YouSound – A educação musical como ferramenta de inclusão social para menores refugiados na Europa” (2022-2023, link), também financiado pela FCT. Em paralelo, sou investigador colaborador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), da mesma universidade, onde fui contratado para o projeto “ArtCitizenship – Juventude e as artes da cidadania: práticas criativas, participativas cultura e ativismo” (2019-2020).

Desde 2020 que sou professor convidado na Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria (ESAD.CR), lecionando Sociologia das Artes e também Mediações Artísticas e Culturais. Publiquei artigos em revistas da especialidade e capítulos de livros internacionais (Link para publicações em acesso aberto). Em 2022 publiquei dois livros: um como autor, intitulado “Atores da educação musical: Etnografia nos programas socioculturais El Sistema, Neojiba, Orquestra Geração” (Publicado pelas Edições Húmus-CICS.NOVA); e um segundo como coeditor e coautor, intitulado “A arte de construir cidadania: juventude, práticas criativas e ativismo” (Publicação Tinta-da-China). Coeditei dois números temáticos em revistas internacionais: “Práticas artísticas coletivas e os seus potenciais sociopolíticos”, em Cadernos de Arte e Antropologia (2020, link); “Music education among refugee and migrant youths: sharing, belonging, including”, em Music and Arts in Action (2024, link).

Projetos de investigação

  • Coordenador Científico (2024-2025): “RESSONÂNCIAS – As ressonâncias das trocas interculturais entre estudantes nas suas práticas e métodos de ensino de música.” Financiado pela Haute École de Musique de Genève, Fundação NEOJIBA e Institutode Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança. (link)
  • Investigador Principal (2022-2023): “YouSound – A educação musical como ferramenta inclusiva para menores refugiados na Europa”. Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ref. EXPL/SOC-SOC/0504/2021) (link)
  • Investigador Associado (2023-2026): “Pericriatividade – Criatividades Periféricas: juventude, arte e políticas públicas em territórios segregados.” (Ref. 2022.08993.PTDC) (link)
  • Investigador e Consultor (2023-2024): “Sons de uma Revolução”, um projeto participativo com 50 jovens da Escola de Música Artallis e a Orquestra Gulbenkian. Financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. (link)
  • Investigador Associado (2019-2020): “ArtCitizenship – A juventude e as artes da cidadania: práticas criativas, cultura participativa e ativismo.” (Ref. PTDC/SOC-SOC/28655/2017)
  • Investigador Associado durante o doutoramento (2013-2017): “GOVDIV – Governação multinível da diversidade cultural numa perspetiva comparada: UE-América Latina.” Financiado pelas ações Marie Sklodowska-Curie (Ref. FP7-SP3-PEOPLE).

Orientação de teses de mestrado e doutoramento referentes a:

  • Educação musical como ferramenta de inclusão social.
  • Música, emancipação e cidadania.
  • Música, poder, política e ativismo.
  • Música em contextos multi-inter-transculturais.
  • Música e interseccionalidade, nomeadamente com comparação e triangulação entre métodos, literatura, epistemologias e mundividências.
  • Programas de educação musical inspirados no El Sistema.
  • Bateria, percussão e ritmo a partir de uma abordagem interacionista.
  • Mediação cultural e artística.
  • Estudos de música, menores, jovens e LGBTQIA+.
  • Grounded-theory com abordagens da sociologia, antropologia e etnomusicologia. Análises transdisciplinares.
  • Métodos de investigação qualitativa com enfoque na etnografia, especialmente em métodos de investigação baseados na arte.
  • Trabalho de campo denso e extenso em contexto internacional usando quatro línguas principais: português, espanhol, francês e inglês. (Sou fluente nas quatro)