Loading
Categoria
Investigador/a em Doutoramento
Código Ciência ID
961C-AA0E-828B
Dados

Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro

Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal

Email: albertohortiguela@ua.pt
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Grupo de Investigação

Alberto Hortigüela

Alberto Hortigüela estudou Composição em Salamanca com Alejandro Yagüe e em Alcalá de Henares com José Luis de Delás. Posteriormente, mudou-se para a Alemanha para frequentar a Hochschule für Musik und darstellende Kunst Stuttgart (HfMdK Stuttgart), onde trabalhou com Marco Stroppa e Caspar Johannes Walter, obtendo os diplomas de Künstlerische Ausbildung (KA) e Solistenklasse. Nesta instituição, foi tutor na disciplina de Composição entre 2003 e 2005. Paralelamente, lecionou diversos seminários e participou em cursos com compositores como Helmut Lachenmann, Manuel Hidalgo, Klaus Huber, Salvatore Sciarrino, Brian Ferneyhough e Mauricio Kagel, entre outros. Foi bolseiro da Fundação das Artes de Baden-Württemberg em 2005 e da Casa de Velázquez em Madrid em 2008. Em 2009, recebeu um prémio no concurso de composição “ad libitum” de Stuttgart. Foi também professor de Contraponto e Análise no Conservatório Superior de Castela e Leão (COSCYL).

Várias das suas obras foram encomendadas por diferentes instituições e estrearam por formações como a SWR Sinfonie Orchester Stuttgart, Ensemble Modern, Klangforum Heidelberg, Aleph Gitarrenquartett, SMASH Ensemble, Ensemble Phorminx, Ensemble cross-art e Trio vis-à-vis, entre outros. Algumas das suas obras estão disponíveis em disco, incluindo die Sprache ist die Strafe (Aleph Gitarrenquartett Vol. II) e tres Tientos de Antonio de Cabezón (Carpere fides). A obra Gran Trinidad de la Alegría foi publicada no n.º 16 da revista de música Quodlibet, e Aleph-omega-aleph foi recentemente publicada pela editora Verlag neue Musik (WNM).

Projeto de Doutoramento

Título
Do jogo à arte: adaptação do xadrez à composição

Orientação
Sara Carvalho

Resumo
Este trabalho tem como objetivo utilizar a matemática intrínseca a elementos e características do xadrez como base para o tratamento estrutural de uma composição musical. O método de composição adotado procura ser o mais fiel possível à mecânica da ordem dos movimentos do xadrez, recorrendo a diferentes modelos de situações que ocorrem no jogo ou que dele se derivam: partidas reais, problemas de xadrez, mates básicos e problemas matemáticos relacionados. O resultado desta investigação é a criação de obras a partir de diversos exemplos enxadrísticos, nas quais os elementos estruturais da música foram derivados de diferentes formas. Cada obra constitui uma aproximação autónoma de adaptação ao campo sonoro do material matemático extraído, representando um caso particular dentro de um método geral de criação artística baseado no xadrez.

Palavras-chave