INET-md em destaque no congresso internacional Mozart e o seu Tempo
De 22 a 24 de Janeiro realizou-se no Palácio Nacional da Ajuda, o Congresso Internacional Mozart e o seu Tempo, que assinalou o 270.º aniversário do célebre compositor austríaco. Organizado pelo Departamento de História, Artes e Humanidades da Universidade Autónoma de Lisboa, o evento contou com várias participações de membros do grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-md.
No primeiro dia do encontro, Rui Vieira Nery proferiu a conferência inaugural intitulada “Portuguese Music in the Context of the Late-Eighteenth Century Southern European Classicism” e João Alexandre Dias, investigador em doutoramento na NOVA FCSH, participou na sessão Educação de Mozart e Influências além Tempo com a comunicação “Partimenti e Solfeggi em Portugal nos séculos XVIII e XIX: mapeamento e cruzamento de fontes manuscritas destinadas ao ensino da música”.


No dia 24, foi a vez de Cristina Fernandes e Maria João Albuquerque apresentarem as suas investigações em torno dos manuscritos autógrafos de Mozart que se encontram à guarda do Palácio Nacional da Ajuda, com destaque para a “scena” e ária “Popoli di Tessaglia! Io non chiedo, eterni Dei” (K. 316/300b), composta em 1778-1779 para a soprano Aloysia Weber. A apresentação centrou-se no estudo desta fonte no âmbito da história material do espólio mozartiano (numa perspectiva arquivística e paleográfica) e como testemunho do processo criativo do compositor e na discussão da sua provável proveniência e das vias possíveis de entrada na colecção da família real portuguesa, da qual também faz parte o fragmento autógrafo de um Minueto e uma carta de Mozart à irmã, Nannerl.

O programa do congresso contou ainda com um concerto do Ludovice Ensemble, dirigido por Fernando Miguel Jalôto. Intitulado “A Europa descobre Mozart”, o programa musical evocou a primeira digressão do jovem Mozart e da sua irmã Nannerl através de obras compostas durante a viagem, em Paris, Londres e na Haia, e no seu regresso a Salzburgo, entre 1763 e 1771. Além e Miguel Jalôto (cravo e direcção artística), integraram o Ludovice Ensemble outros músicos, membros do GI EHCM do INET-md, nomeadamente Diana Vinagre (violoncelo) e César Nogueira (violino).

