Objetivos
- Articular os domínios da Musicologia Histórica e dos Estudos Culturais com as Práticas Performativas através de uma metodologia interdisciplinar;
- Focar a atenção na dimensão sonora, tendo em conta que “pensar a música como ‘guião’ em vez de como ‘texto’ implica uma reorientação da relação entre a notação e performance” (Cook 2003), assim como uma reorientação da Musicologia como disciplina;
- Tirar partido da experiência de vários membros da equipa como músicos profissionais ligados ao movimento da “Interpretação Historicamente Informada”;
- Aplicar perspectivas etnomusicológicas às abordagens históricas da performance musical, principalmente no que diz respeito às tradições orais e ao cruzamento entre “música antiga” e “world music”;
- Desenvolver uma “musicologia aplicada” que possa servir de base a projectos artísticos e pedagógicos, tendo em conta a música portuguesa de diferentes períodos históricos, as suas práticas interpretativas e os seus contextos culturais e sociais.
Prioridades
- Estudar a história da interpretação musical e das práticas performativas;
- Repensar conceitos como texto, partitura, obra musical, compositor e intérprete no campo dos Estudos Históricos e Culturais à luz da ideia de “Música como Performance”;
- Explorar vários formatos de recuperação e de apresentação ao público atual dos repertórios do passado e dos seus contextos.