• Dança 5
Menu
SEMINÁRIO PERMANENTE EM ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS EM MÚSICA
 
O Seminário Permanente do grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-md pretende ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projectos e investigações em curso.
 
 
12-04-2024 | 16:30 | DeCA, Universidade de Aveiro | Sala 21.2.20
 
Acesso livre, presencial e online:
 
Sala Zoom
ID da reunião: 987 4173 0714
Senha: 112896
 
 
A musica poetica no âmbito do repertório polifónico português
 
 
Vasco Negreiros | INET-md
 

Se, de facto, nos séculos XVI e XVII, o estudo organizado e sistemático da Retórica Musical tomou lugar principalmente na Alemanha – no âmbito da Reforma e, principalmente, dos esforços de afirmação da Igreja Luterana –, não devemos desvalorizar a importância deste aspecto também em outras zonas geográficas e contextos culturais, visto o interesse nesta matéria ser bastante mais abrangente. A presente conferência aborda, através de contextualização e de exemplos, a forma como, em Portugal, encontramos manifestação desta valorização da Retórica no âmbito da polifonia sacra do século XVII. Acima de tudo, pretende-se assim sensibilizar os intérpretes e estudiosos para um olhar muito atento sobre esta matéria, como base para decisões interpretativas importantes no contexto deste repertório.

 

 
 
Vasco Negreiros | Divide a sua actividade entre a direcção, tanto de coro como de orquestra, a composição, a musicologia – principalmente como editor de Música Antiga – e o ensino. Completou o curso superior de Direcção em Karlsruhe (Alemanha) e a pós-Graduação (Kapellmeister Ausbildung), também em Direcção, na Escola Superior de Música de Mannheim e Heidelberg (Alemanha) e Doutoramento, sobre a música de Frei Manuel Cardoso, sob orientação de Owen Rees (UK), na Universidade de Aveiro, onde é docente de Direcção e de diversas outras disciplinas.