• Guitarra
Menu
3.05.2024 | 14h30 | Auditório do Departamento de Comunicação e Arte |  Universidade de Aveiro

 

 

Realizam-se no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, a 3 de maio de 2024, pelas 14h30, as provas do Programa Doutoral em Música, de Guerassim Voronkov, com o tema "Relendo a Sinfonia nº 15 de D. Shostakovich por meio de uma transcrição para conjunto de câmara".

 

 

Júri da tese de Doutoramento de Guerassim Voronkov

  • Prof. Doutor Evgueni Zoudilkine , Professor Auxiliar  da Universidade de Aveiro e investigador do INET-md (Orientador)
  • Prof. Doutor Victor Miguel Carneiro de Sousa Ferreira,  Professor Catedrático da Universidade de Aveiro
  • Prof. Doutor Moísés Bertran, Professor Titular da Universidad Nacional de Colombia
  • Prof. Doutor Dimitrios Andrikipoulos, Professor Coordenador da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
  • Prof. Doutor António José Vassalo Neves Lourenço, Professor Associado da Universidade de Aveiro e investigador do INET-md
  • Prof. Doutora Monika Duarte Sreitová, Professora Auxiliar da Universidade de Évora

 

 

Relendo a Sinfonia nº 15 de D. Shostakovich por meio de uma transcrição para conjunto de câmara

Dmitri Shostakovich foi uma das maiores figuras da música sinfónica soviética do século XX. Ao longo de sua carreira, ele compôs um total de quinze sinfonias. A partir do estudo de sua herança criativa neste género musical, a presente pesquisa formula a hipótese de que em sua última criação sinfónica, o compositor faz uma mudança no paradigma de seu modelo de sinfonia, combinando características formais e estruturais clássicas com os métodos de desenvolvimento e linguagens musicais do século XX para construir um discurso narrativo, filosófico e pessoal que caracteriza a música programática.
A partitura da sinfonia possui características muito particulares. Em primeiro lugar, o autor combina os princípios sinfónicos com os da música de câmara no tratamento dado ao material musical. Talvez seja a sinfonia mais característica  de todas las obras de Shostakovich. Vários autores têm chamado a obra de sinfonia de folhas em branco. Em segundo lugar, o compositor mistura em um único espaço métodos, ferramentas e conceitos de composição muito diversos, tanto tradicionais (formas clássicas, harmonia e melodia tradicionais) quanto modernos (formação de harmonia e melodia de tipo modal, tonalidades estendidas ou sistema serial, juntamente com a transformação textual e oposição de blocos como ferramenta de construção formal). Em terceiro lugar, as citações musicais, como as auto-citações, tornam-se uma ferramenta fundamental do discurso sonoro na sinfonia.
Finalmente, a obra tem uma carga emocional, filosófica e pessoal que a torna uma composição com características autobiográficas.Graças às peculiaridades desta obra, sua interpretação torna-se um verdadeiro desafio para um maestro. No presente trabalho, propõe-se um novo modelado para criar uma interpretação pessoal fundamentada numa transcrição da obra para um conjunto de câmara e sua subsequente interpretação desta versão, esta releitura da obra.

 

 

 

Orientação: Evgueni Zoudilkine