O artigo “‘Ai Quanto do Teu Sal…’: As Lágrimas Contracolonizadoras de Fado Bicha e Portugal“, de Caio Mourão, foi publicado em acesso aberto no volume 13 da revista Música e Cultura, editada pela Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET). Caio é doutorando do INET-md e bolseiro da FCT.

Resumo:
Este ensaio parte da análise da canção Povo Pequenino, de Fado Bicha (FB), que concorreu no Festival da Canção 2022 em Portugal, tendo como objetivos: 1 – Transmitir uma ideia de “folclore” e “nação” portuguesas; 2 – Relatar os dramas de subgrupos tradicionalmente discriminados pelo padrão eurocêntrico branco (pessoas pobres, pretas e/ou LGBTQIA+). Utilizei o conceito de “contracolonização” como ferramenta metodológica de análise, desconstrução, reconstrução e criação de conhecimentos, a partir das “escrevivências” das personagens e da dupla FB, contadas pelas músicas O namorico do André, Lila Fadista e Banzo + Mulher do fim do mundo.
Concluí que e grupe agiu de forma contracolonizadora em todas as músicas, porque, além de subverter a relação colonizador/
Palavras-chave: Estudos LGBTQIA+; Contracolonização; Sofrimento; Povo; Nação.