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Projeto

Sarabanda Atlântica

Referências
DGArtes 28623
Prazo de Execução
01 Out, 2025
31 Dez, 2026
Grupo de Investigação

Equipa

Helena Marinho (INET-md, coordenação artística)

António Carrilho (ESART / IPCB, coordenação artística)

Período de execução

10/2025 a 12/2026

Instituições envolvidas (em colaboração ou parceria)

Universidade de Aveiro

INET-md

ESART / IPCB

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Goiás

Universidade do Estado do Amazonas

Universidade Federal de Pernambuco

Financiamento

República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto; Direção-Geral das Artes DGArtes 28623

Resumo

O projeto “Sarabanda Atlântica” propõe uma itinerância do Borealis Ensemble ao Brasil com foco na exploração, através da música, de eixos que marcaram a história comum e, por extensão, a cultura partilhada de Portugal e do Brasil. Esta itinerância inclui a realização de 6 concertos (precedidos de palestras) e 3 workshops, em salas de concerto de instituições do ensino superior de música.

Os eixos referidos abordam: 1) a história cultural comum, com ênfase nas heranças e consequências do período colonial; 2) o impacto das migrações nos dois países, e 3) a criação e intercâmbios recentes na área da música. De forma a abordar estas 3 vertentes, o Borealis Ensemble, constituído por Helena Marinho e António Carrilho, identificou e selecionou para esta itinerância obras associadas a estes eixos, combinando criações de compositores e compositoras de Portugal e Brasil (ou aí residentes), e propondo assim uma visão caleidoscópica e histórica destas temáticas.

O Borealis Ensemble foi fundado pelo flautista António Carrilho e pela pianista Helena Marinho em 2015, e tem dedicado a sua atividade à divulgação de música para instrumentos musicais históricos e modernos, com enfoque particular na criação contemporânea e na encomenda de obras. O repertório que tem apresentado abrange diversas combinações instrumentais e inclui obras desde o período barroco até aos nossos dias. Para além de ter realizado apresentações em salas e festivais de renome, o Borealis Ensemble já gravou dois CDs. Vários dos seus projetos foram distinguidos em concursos da Direção-Geral das Artes e GEPAC. Tem promovido em particular a criação nacional, através de encomendas a compositores residentes em Portugal e de atividades de criação colaborativa.

Palavras-chave

Música; Portugal e Brasil; Migrações e música; Música de Câmara; Internacionalização.

Fotografia

Fernando Pandão