O Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) assinala, em 2025, o seu 30.º aniversário. Pensado, na sua origem, como um centro de investigação centrado na etnomusicologia, o INET-md é hoje um cruzamento entre várias disciplinas, integrando as artes, as humanidades e as ciências no estudo da música e da dança.
O X Fórum INET-md, subordinado ao tema – “Comemorar Camilo e (re)pensar a pesquisa artística, as autorias e autoridade” – será constituído por conferências e mesas de debate.
A conferência “Camilo crítico musical” será proferida por Rui Vieira Nery (INET-md), enquanto Eduardo Simões (Fundação Gestão dos Direitos dos Artistas) debaterá as questões relacionadas com os direitos autorais.
Estas intervenções serão complementadas por duas mesas de debate e reflexão crítica. A primeira, centrar-se-á sobre a criação artística e a pesquisa científica e terá as intervenções de Cecília de Lima (Dança), Cláudia Marisa (Teatro), António Silva (Artes Plásticas) e Sara Carvalho (Música), sendo moderada por Filipe Lopes. A segunda mesa de debate, moderada por Daniel Tércio e Graça Mota (Comissão de Ética do INET-md), contará com as intervenções de representantes dos grupos de investigação do INET-md.
Comissão organizadora: Adelina Correia, Daniel Tércio, Filipe Lopes, Graça Mota, Graça Palheiros, Jorge Alexandre Costa e Rosa Barros.
Este evento é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID 00472 – INET-md – Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança.