Loading
Seminário

Para além dos Fados para piano: Reflexões sobre a influência de Alexandre Rey Colaço (1854-1928) no meio musical da Lisboa tardo-oitocentista

Data
12 Nov, 2025
4:00
12 Nov, 2025
6:00
Local
NOVA FCSH, Campus Av. de Berna | Sala B301 (Torre B)
Grupos de Investigação

SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS EM MÚSICA

O Seminário Permanente do grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-md pretende ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projectos e investigações em curso.

12-11-2025 | 16h00 | NOVA FCSH, Av. de Berna, Lisboa | Torre B – Sala B301 & Online

Acesso livre, presencial e online:

Sala Teams

ID da reunião: 345 391 470 765 8

Senha: dv2A3t5C

Para além dos Fados para piano: Reflexões sobre a influência de Alexandre Rey Colaço (1854-1928) no meio musical da Lisboa tardo-oitocentista

Alejandro Reyes Lucero | INET-md/NOVA FCSH

A dimensão e os efeitos da influência que o pianista luso-espanhol Alexandre Rey Colaço exerceu no meio musical lisboeta são ainda questões em aberto e que precisam de maiores esclarecimentos. Desde a sua primeira visita a Portugal no outono de 1881, passando pela sua fixação definitiva em Lisboa em 1888 e até ao seu falecimento em 1928, o pianista participou na vida musical da cidade como: 1) intérprete, sobretudo de música de câmara e de repertório de piano a solo; 2) professor, em contexto particular ou institucional, especialmente ligado à alta burguesia e à nobreza (foi professor do último rei de Portugal, D. Manuel II); 3) dinamizador musical, organizando concertos divulgativos de repertório desconhecido na época no seu salão particular, no Conservatório ou noutros espaços que o receberam em diferentes momentos; 4) compositor, publicando uma modesta mas significativa obra inspirada não apenas no fado, mas também em música popular e tradicional espanhola e portuguesa e até em motivos marroquinos. Neste seminário proponho abordar o percurso de vida artística e profissional de Alexandre Rey Colaço em Lisboa com o intuito de contribuir para a sua redescoberta enquanto figura central das sociabilidades musicais da cidade na viragem do século XIX para o século XX, refletindo sobre o seu papel enquanto intérprete, professor, dinamizador musical e compositor, questionando o porquê do relativo esquecimento ou desconhecimento da sua figura hoje em dia.

Alejandro Reyes-Lucero | Natural da Venezuela (n. 1995), começou os seus estudos musicológicos na Universidad Central de Venezuela (UCV). É licenciado em Ciências Musicais (2019) e mestre em Musicologia Histórica (2021) pela NOVA FCSH. Atualmente, é doutorando em Ciências Musicais – Musicologia Histórica na NOVA FCSH, beneficiando de uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolvendo o seu trabalho de pesquisa como membro do INET-md. A sua investigação debruça-se sobre a atividade musical privada e doméstica no contexto da cidade de Lisboa entre finais do século XIX e inícios do século XX, com particular incidência no caso do salão musical do pianista e professor Alexandre Rey Colaço (1854-1928). Entre 2021 e 2022, participou como bolseiro de investigação no projeto PROFMUS: ser músico em Portugal – a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985), sediado no INET-md e financiado pela FCT. Tem o oitavo grau de piano e realizou um diplomado de um ano em Direção Orquestral na UCV.