
O INET-md e o projeto EXIMUS, em parceria com a Associação Mémoire vive – Memória viva, propõem um evento sobre música e cinema, em complemento à exposição “Chansons de l’exil portugais à l’aube de la Révolution des œillets (1974)“, agora patente em Paris.
A música dos filmes sobre a imigração portuguesa em França nos anos 1960 e 1970
5 outubro 2025 | 15h30 | EDMP – 8 impasse Crozatier – 75012 Paris. Mº Ledru Rollin ou Reuilly Diderot
Como contribui a música, nestes filmes, não só para a construção de um olhar militante (sobre os bairros de lata, por exemplo), mas também para refletir debates internos aos exilados portugueses sobre o papel da música como arma de contestação?
Este encontro, aberto ao público, promove a projeção de uma série de excertos de filmes para debater o papel da música nos filmes produzidos em França sobre a imigração portuguesa dos anos 1960 e 1970, e para abordar a urgência do restauro de alguns filmes deste período.
Em destaque, estarão as composições de Luís Cília, nomeadamente através do filme Lorette et les autres, de Dominique Dante (1972, 42 minutos), que será integralmente projetado.
Com participação de:
Marie-Christine Volovitch-Tavares, historiadora, vice-presidente do CERMI (Centre d’études et de recherches sur les migrations ibériques);
Manuel Deniz Silva, presidente do INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança), coordenador do projeto EXIMUS e professor no Departamento de Ciências Musicais da NOVA FCSH.
Agnès Pellerin, investigadora integrada do INET-md/NOVA FCSH, pelo projeto EXIMUS.
Este encontro é organizado no âmbito do projeto EXIMUS : “‘É preciso avisar toda a gente’ : Música e exílio em França durante o regime do Estado Novo (1933-1974)” (Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2022.05129.PTDC) e Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (DOI: 10.54499/UIDB/00472/2020).