Loading
Categoria
Integrado/a Doutorado/a
Cargo
Coordenador do grupo de investigação Etnomusicologia e Estudos em Música Popular
Código Ciência ID
9615-36F2-EBF3
Dados

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa

Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal

Email: fbaraldi@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação

Filippo Bonini Baraldi

Filippo Bonini Baraldi é Investigador Principal no Instituto de Etnomusicologia da Universidade NOVA, Lisboa, no qual coordena o Grupo de Investigação “Etnomusicologia e Estudos de Música Popular” e é membro da Direção. É também membro associado do Centre de Recherche en Ethnomusicologie (Crem-LESC), da Université Paris Nanterre (França).


A sua carreira académica desenvolveu-se em várias áreas geográficas e científicas. Obteve um mestrado (Laurea Magistrale) em Engenharia Electrónica na Universidade de Pádua (Itália, 2001), concluiu um segundo mestrado (Diplôme d’Etudes Avancés, DEA) em Acústica e Informática Musical no IRCAM (Paris, França, 2003), e obteve um doutoramento em Etnomusicologia na Universidade de Paris Nanterre em 2010 com honras unânimes do júri. Obteve uma bolsa de doutoramento pelo Centro Nacional Francês de Investigação Científica (CNRS, 2003-06) e uma bolsa de pós-doutoramento pela Sociedade de Etnologia de Nanterre (E. Fleichman, 2011). A sua investigação de doutoramento foi galardoada com o prestigiado prémio internacional de tese de doutoramento do Museu do Quai Branly (Paris, 2011).

Filippo Bonini Baraldi ensinou etnomusicologia no Departamento de Música da Universidade Paris 8 St. Denis (2007-14), onde criou um curso sobre o tema da Música e Emoção. Foi professor convidado (2014-15) na Universidade Federal da Paraíba, Brasil, e na Universidade NOVA de Lisboa (2015-20). Deu conferências e cursos em várias universidades, incluindo o Univ. College (Londres), Univ. La Sapienza (Roma), Collège de France (Paris), Univ. Federal do Pernambuco (Brasil), Charles Univ. (Praga), Univers. Técnica do Médio Oriente (Ancara, Turquia), Univ. de Ghent (Bélgica), etc.

Participou na criação e coordenação científica da rede de investigação “Música, Cognição, Sociedades” (2005-10), financiada pelo Centro Nacional Francês de Investigação Científica (CNRS), foi investigador convidado no projecto Interpersonal Entrainment in Music Performance (AHRC, UK, 2016-18) e Investigador Principal do projecto HELP-MD: The Healing and Emotional Power of Music and Dance (FCT, PT, 2018-22).

As suas pesquisas sobre música, emoção e saúde, baseadas em trabalhos de campo a longo prazo na Roménia, Itália e Brasil, são fortemente interdisciplinares e combinam métodos de etnomusicologia, computação musical, e ciências cognitivas. No livro Tsiganes, musique et empathie (FMSH, 2013, prémio da Academie Charles Cros), avançou uma teoria antropológica do poder emocional da música, que destaca uma propensão humana para engajar-se em relações empáticas através e com os artefactos sonoros. Trata-se de uma contribuição importante as pesquisas atuais sobre a emoção musical, que se concentram quase unicamente na música clássica ocidental e numa concepção etnocêntrica do ser humano.

Traduções do livro Tsiganes, musique et empathie foram publicadas em romeno (2017, The Romanian Institute for Research on National Minorities), inglês (2021, Oxford UP; menção honrosa do ICTMD e prémio W.A. Douglas em Antropologia Europeanista da Society for the Anthropology of Europe) e italiano (no prelo, Ed. Museo Pasqualino). Outras publicações incluem capítulos de livros (Oxford UP, Indiana UP, Routledge, Springer, Kimé, Dunod, etc.) e revistas científicas de alto impacto (Music Perception, Journal of New Music Research, Music & Science, Ethnologie Française, Visual Anthropology Review, Cahiers d’Ethnomusicologie, etc.)


Filippo Bonini Baraldi é também violinista e cineasta de documentários musicais (Prémio da Sociedade Francesa de Etnomusicologia no XXIV Festival “Jean Rouch”, Paris, 2005, para o filme “Plan-séquence d’une mort criée”).