Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: dianavinagre@hotmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)
Diana Vinagre
Nota Biográfica
Diana terminou o seu Doutoramento em Musicologia Histórica em 2021 sob orientação dos Professores Rui Vieira Nery e Cristina Fernandes, com financiamento da FCT, estando desde então como Doutorada Integrada no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, Universidade Nova de Lisboa. No seguimento da sua tese sobre “O Violoncelo na Música Sacra em Portugal entre 1750 e 1834”, Diana tem vindo a recuperar repertório português do século XVIII e início do século XIX, tanto dum ponto de vista musicológico como performativo, através do agrupamento que fundou, o Ensemble Bonne Corde, enquanto directora artística e violoncelista.
Desenvolve uma actividade intensa enquanto instrumentista ligada à música antiga, tendo iniciado os seus estudos no Conservatório de Braga, a sua cidade natal, e mais tarde integrado a classe de Paulo Gaio Lima na Academia Nacional Superior de Orquestra em Lisboa. Após ter terminado a Licenciatura, a sua paixão pela interpretação historicamente informada leva Diana ao Conservatório Real de Haia, na Holanda. Na classe de Jaap ter Linden, Diana obtém ambos os graus de Bachelor e Master em Música Antiga com distinção, tendo recebido a bolsa de estudos Top Talent, atribuída pelos Conservatórios de Haia e Amsterdão. Foi membro da European Union Baroque Orchestra e integrou o Jerwood Project da Orchestra of the Age of the Enlightenment.
Diana colabora com os mais renomados grupos de música antiga, como a Orquestra Barroca de Amsterdão, Capela Mediterranea, L’Arpegiatta, Les Arts Florissants, Orquestra do século 18, Le Cercle de l’Harmonie, B’Rock, Ludovice Ensemble, Holland Baroque, Al Ayre Español, trabalhando sob a direção de músicos como René Jacobs, Bartold Kuijken, Leonardo Garcia Alarcon, Ton Koopman, Enrico Onofri, Laurence Cummings, Christina Pluhar, Frans Bruggen e Lars Ulrik Mortensen. Ela se apresenta regularmente nas salas de concerto mais importantes da Europa, tanto em orquestra e ambientes de câmara, incluindo o Concertgebow em Amsterdam, Opera Garnier e Opera Bastille em Paris, La Scala em Milão, Barbican Center, Palau de la Musica em Barcelona, Filarmônica de Paris e Barbican Center e Royal Albert Hall em Londres, bem como nos principais festivais de música antiga, como Utrecht, Aix-en-Provence, Ambronay e Bruges. Ao longo dos anos de atividade, Diana participou em diversas gravações para diferentes estações de rádio, como Antena 2, Klara, BBC e France Musique, e canais de televisão especializados, como Mezzo, Arte e Culturebox, bem como selos discográficos como Alpha, Ricercare, Sony e Winter & Winter.
Em 2021 fundou, juntamente com a contrabaixista Marta Vicente, a orquestra barroca Real Câmara, sediada em Lisboa, sob direcção do maestro e violinista italiano Enrico Onofri, que se dedica à recuperação do repertório orquestral português setecentista. Paralelamente à sua actividade como intérprete e investigadora, Diana é professora de violoncelo barroco na ESMAE-Porto.