Loading
Livro

Festival Activism

Projecto
Feedback pós-colonial: Músicas brasileiras em Portugal
Grupos de Investigação
Linha Temática
PPA

Andrew Snyder, investigador do INET-md, é co-editor, com David A. McDonald e Jeremy Reed, do livro Festival Activism, recentemente publicado pela Indiana University Press.

Os festivais têm sido eventos de investigação importantes para folcloristas e etnomusicólogos e como celebrações da cultura. O volume agora editado vai além das discussões tradicionais sobre cultura encenada e multiculturalismo, e explora como os festivais podem ser mobilizados como formas estratégicas de ação direta. Inclui capítulos de Filippo Bonini Baraldi e Andrew Snyder, membros do INET-md, e de Miguel Moniz, investigador do CRIA.

Festival Activism é uma coleção diversificada de estudos de caso de académicos, artistas e gestores artísticos, todos os quais defendem que os festivais fazem mais do que simplesmente celebrar a cultura; eles também moldam a cultura, criando novas formas de comunidade aspiracional com efeitos políticos diretos. Especificamente, este volume aborda as várias maneiras pelas quais os festivais fornecem recursos para imaginar e promulgar mudanças sociais, cidadania alternativa e transformação política de longo prazo, revelando como artistas, participantes e organizadores encontram e desafiam as inúmeras formas de violência que struturam o mundo.

Com ênfase em ativismo, ação direta e justiça social, Festival Activism aponta para um novo paradigma na pesquisa de festivais, que se concentra em métodos decoloniais e de justiça social para iluminar o potencial político latente dos festivais.