Loading
Projeto

Resonating Mwenje: Documenting the timbila making process and the techniques of the masters from Zavala, Mozambique

Prazo de Execução
01 Mar, 2025
28 Fev, 2026
Grupo de Investigação

Equipa

Gianira Ferrara (Investigadora Principal, INET-md)

Sara Morais (Colaboradora)

Venâncio Mande Júnior (Colaborador)

Período de execução

1/03/2025 – 28/02/2027

Instituição de Acolhimento

Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, NOVA FCSH

Financiamento

Arcadia e British Museum, via EMKP – The Endangered Material Knowledge Programme

mbila (pl. timbila) é um xilofone feito pelas pessoas do grupo etnolinguístico Chope, inteiramente a partir de materiais naturais do ecossistema local. O nome timbila é também utilizado para referir a prática performativa (também designada por n’godo) que é tocada com um conjunto de xilofones, incluindo dança e canto. A produção de timbila requere competências precisas, e poucas são as pessoas que hoje estão na posse desse conhecimento. A complexidade das técnicas de produção foi pouco documentada e perdeu-se durante alguns anos. Mwenje, a árvore da qual é extraída a madeira para produzir as lâminas do xilofone, é uma espécie botânica em vias de extinção, pelo que se considera que a existência do próprio instrumento musical está em risco.

Este projeto tem como finalidade documentar em detalhe o processo de produção de timbila, assim como os sistemas de conhecimento material em torno do cultivo de mwenje e outras matérias-primas, que são de difícl obtenção mas que conferem ao instrumento o seu timbre característico. As timbila permitem, assim, observar a ligação dinâmica entre cultura, performance e ambiente. Embora o foco da equipa do projeto recaia sobre cultura material, também irá incluir o universo ritual e performativo (rituais fúnebres, aniversários, matrimónios, etc.) em que circulam timbileiros. Do trabalho a desenvolver resultará documentação audiovisual, fotográfica e textual sobre o conhecimento cuidadosamente mantido por quatro mestres de timbila e as performances dos seus respetivos grupos. Cópias do material produzido serão exibidas e arquivadas em diferentes lugares de referência para a comunidade local.

Mais informações: https://www.emkp.org/resonating-mwenje-documenting-the-timbila-making-process-and-the-techniques-of-the-masters-from-zavala-mozambique/

Fotografias: Gianira Ferrara