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Projeto

Caçadores de Sons: Para uma Pedagogia da Escuta e da Exploração Sonora na primeira infância (projeto piloto)

Prazo de Execução
01 Mar, 2022
31 Jul, 2023
Grupo de Investigação

Coordenação

Ana Luísa Veloso

Clarissa Foletto

Joana de Freitas-Luís

Instituições Participantes

Universidade de Aveiro (UA)

CIPEM/INET-md, Polo do Politécnico do Porto

Associação Vozes da Infância: Identidade, Saber, Compromisso/ Departamento de Comunicação, Educação e Psicologia, Instituto Politécnico de Leiria

Associação Sonoscopia

Prazo de execução

março 2022 – julho 2023

Equipa

Alfonso Benetti, Henrique Fernandes, Mariza Ponce de León, Xavier Marques

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Resumo

A música tem sido definida como um fenómeno humano universal (Blacking, 1973; Lubet, 2009; Ruddock, 2016; Wright, 2019), observável em crianças desde muito tenra idade, e utilizada como meio de comunicação e expressão de emoções, intenções e necessidades biológicas e sociais. Nos campos da Educação Musical e da Psicologia da Música, a música também tem sido descrita como uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento e transformação pessoal e social (Hallam, 2010, 2015; Hallam & MacDonald, 2013; O’Neill, 2015; Veloso, Ferreira & Bessa, 2019; Veloso & Mota, 2021) e sinalizada como uma prática humana à qual todas as crianças devem ter acesso e na qual todas as crianças devem ter oportunidade de participar.

No seguimento destas ideias, e na procura de uma Educação Musical mais inclusiva e democrática, diversos investigadores têm vindo a elaborar críticas às abordagens mais eurocêntricas ao ensino e aprendizagem da música, sugerindo, em vez disso, uma pedagogia que parta do som e dos fenómenos sonoros como categorias mais largas, que possam incorporar as trajetórias e experiências de vida de todas as crianças, convidando-as a participar em diferentes práticas musicais de formas verdadeiramente significativas (Recharte, 2019; Thumlert & Nolan, 2019; Thumlert, Harley & Nolan, 2020).

Com este projeto piloto pretendemos desenvolver e avaliar um conjunto de estratégias e ferramentas que possam favorecer a implementação de uma abordagem à Educação Musical construída a partir do som como matéria para o fazer artístico, e dar um contributo decisivo para a conceção e avaliação do Proposta Pedagógica que será desenvolvida no seguimento deste estudo piloto, no âmbito de um projeto de investigação mais alargado que se seguirá.O presente projeto piloto será implementado numa associação sem fins lucrativos, entre março de 2022 e julho de 2023, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 1 e os 5 anos, seus cuidadores e os educadores pertencentes à associação. O projeto será desenvolvido através de uma investigação ação dividida em quatro ciclos, sendo que cada ciclo será dedicado a aspetos que pretendemos explorar, nomeadamente: (i) paisagens sonoras; (ii) microscopia sonora; (iii) instrumentos musicais convencionais; (iv) novos instrumentos musicais. Globalmente, o projeto evoluirá a partir de uma colaboração constante entre investigadores, crianças, educadores, músicos, e outros profissionais que trabalham na área da Educação Musical em contextos nacionais e internacionais, de forma a encontrar os caminhos metodológicos e bases procedimentais do projeto de investigação que se seguirá.

Palavras-chave

Educação Musical; Primeira Infância; Exploração Sonora; Escuta Atenta; Inclusão; Democracia