Projeto Estratégico
2025-2029
O Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) pretende consolidar nos próximos anos o trabalho que vem desenvolvendo ao longo de três décadas, apostando em linhas de investigação emergentes, para abordar novos desafios de pesquisa transdisciplinar, que além da comunidade científica envolvem instituições e comunidades nacionais e internacionais, artistas e responsáveis institucionais.
A riqueza dos objetivos do INET-md advém da particular integração das artes, das humanidades e da ciência nas agendas dos seus seis Grupos de Investigação e das quatro novas Linhas Temáticas, que formam o cerne do Plano de Atividades para 2025-2029.
Os grupos abarcam um conjunto variado de abordagens:
- Etnomusicologia e Estudos em Música Popular;
- Estudos Históricos e Culturais em Música;
- Estudos de Dança;
- Criação, Performance e Investigação Artística;
- Acústica Musical e Estudos de Sons;
- Educação, Música e Teatro na Comunidade.
O carácter interdisciplinar destes grupos será agora acentuado pelas Linhas Temáticas, recém instituídas para articular sinergias em áreas estratégicas, a saber:
- Patrimónios, Arquivos e Museus;
- Estudos de Mulheres, Género e Sexualidade;
- Poder, Política e Ativismo; e
- Performatividades Digitais e Tecnológicas.
O novo Plano de Atividades atesta ainda o compromisso do INET-md na estabilização da situação profissional da sua equipa de investigação, criando, ao mesmo tempo, oportunidades para investigadores/as em início de carreira e para estudantes de doutoramento. Assim, serão também criadas condições para o desenvolvimento de temas de investigações já em curso:
- Os estudos históricos sobre práticas e património em música e dança;
- O estudo destas como práticas sociais incorporadas;
- As perspetivas decoloniais sobre dança e música nas suas interconexões globais;
- As abordagens experimentais na investigação artística e nos estudos de sons; e
- O estudo de teorias e práticas formais e não-formais de ensino e aprendizagem.
O INET-md contribuirá, assim, para vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para os quatro indicadores temáticos da Agenda UNESCO. Continuará também a promover o acesso aberto e práticas de investigação colaborativas e transdisciplinares, reafirmando princípios de responsabilidade social em matéria de equidade e diversidade na produção de conhecimento em música e dança.
O INET-md apostará igualmente na expansão das suas redes internacionais, contribuindo para a disseminação de publicações e outros resultados da investigação. Esta disseminação será promovida através da organização de eventos artísticos e académicos, tanto à escala nacional como internacional; da utilização de recursos online e digitais de comunicação; de curadoria colaborativa; da edição de publicações regulares em acesso aberto; do acesso aberto a dados de investigação; e envolvendo na investigação a participação cidadã, artística e comunitária.