SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS EM DANÇA
Os Seminários Permanentes do Grupo de Investigação Estudos em Dança (GIED) do INET-md pretendem ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projetos e investigações em curso. Os enormes desafios que nos aguardam são como um elogio à insistência e persistência (alguns dirão de resiliência), que representa qualquer investigação científica, com maior evidência nas áreas artísticas, e uma das singelas, mas representativas razões dos Seminários Permanentes organizados pelo Grupo de Investigação de Estudos em Dança terem como opção cromática a cor de salmão, ilustram um contínuo contra a corrente, sempre avançando em resistente dinâmica de força e querer.
2025-11-01 | 13h00-15h30 | Edifício Esteiros, Faculdade de Motricidade Humana
Formato híbrido (presencial e online)
Participação gratuita, mediante inscrição. (Formulário de inscrição)
Fórum Coletivo Internacional Nuvens Nômades – 2025
“Gente é como nuvem, sempre se transforma”
(Angel Vianna)
O Coletivo irá neste encontro prestar uma homenagem a Mestra da dança Angel Vianna, nossa maior referência no estudo da dança. Este Coletivo internacional foi concebido como uma plataforma colaborativa e um espaço de experimentação institucional a fim de testar protocolos de relacionamento entre vários colaboradores para realizar iniciativas de formação e pesquisa que contribuam com novos conhecimentos e abordagens críticas para pensar os cruzamentos entre arte-vida e sociedade contemporânea.
Parte do legado e reverberações artístico-pedagógicas da Mestra da Dança Contemporânea brasileira Angel Vianna (1928-2025), tencionando expandir seu trabalho internacionalmente, como também os seus consequentes fluxos e derivas para além das fronteiras do seu país de origem e contornos territoriais entrópicos.
O nome dado ao coletivo é inspirado em sua frase icónica “gente é como nuvem, sempre se transforma” e busca recuperar a irreverência com o qual nos vemos bastante identificados a reunir artistas e pesquisadores de diversas origens e realidades criativas que partem das anárquicas e potencializadoras ações e de sua mentora.
Coordenado pela Profa. Dra. Ana Vitória Freire, o Coletivo reúne pesquisadores com vínculos artísticos-acadêmicos internacionais de longa duração, promovendo relevantes intercâmbios interculturais.
Em 2025 o evento será híbrido, presencial e on-line, em Lisboa e transmitido a diversos países. Este encontro contará com a participação de intelectuais, artistas e acadêmicos e se realizará dentro da programação dos Seminários Permanente do Grupo de Investigação Estudos em Dança do INET-md (Instituto de etnomusicologia – centro de estudos em música e dança) pólo FMH.
Ana Vitória | Pós Doutora em Artes da Performance (FMH-ULisboa, Portugal) e PhD. em Artes – Performances do Corpo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, Brasil). Coreógrafa, Bailarina e Diretora Artística premiada em inúmeros projetos como: espetáculos de dança contemporânea, performances artísticas, peças teatrais, instalações site-specifc, vídeo-arte e vídeo-dança com foco nas poéticas corporais, autoperformance e memórias autobiográficas.
Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Dança na Contemporaneidade da Faculdade Angel Vianna – FAV, Brasil. Investigadora Integrada do Grupo de Investigação Estudos em Dança do INET-md pólo FMH, Ulisboa, Portugal e do NEPAA (Núcleo de estudos da Performance Afroameríndia, Brasil). Publicou 3 livros sobre dança, sendo o último em 2022 intitulado Dança – Memória e criação autobiográfica.
Desde 2018 vive entre Brasil e Portugal onde desenvolve seu trabalho artístico-pedagógico sobre poéticas autoperformativas. www.anavitoria.com.br