Loading
Seminário

Seminário Permanente GIED | Fórum Coletivo Internacional Nuvens Nômades - 2025

Data
01 Nov, 2025
1:00
01 Nov, 2025
3:30
Local
Sala 7E, Edifício Esteiros, Faculdade de Motricidade Humana
Grupos de Investigação

SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS EM DANÇA

Os Seminários Permanentes do Grupo de Investigação Estudos em Dança (GIED) do INET-md pretendem ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projetos e investigações em curso. Os enormes desafios que nos aguardam são como um elogio à insistência e persistência (alguns dirão de resiliência), que representa qualquer investigação científica, com maior evidência nas áreas artísticas, e uma das singelas, mas representativas razões dos Seminários Permanentes organizados pelo Grupo de Investigação de Estudos em Dança terem como opção cromática a cor de salmão, ilustram um contínuo contra a corrente, sempre avançando em resistente dinâmica de força e querer.

2025-11-01 | 13h00-15h30 | Edifício Esteiros, Faculdade de Motricidade Humana

Formato híbrido (presencial e online)
Participação gratuita, mediante inscrição. (Formulário de inscrição)

Fórum Coletivo Internacional Nuvens Nômades – 2025

“Gente é como nuvem, sempre se transforma”
(Angel Vianna)

O Coletivo irá neste encontro prestar uma homenagem a Mestra da dança Angel Vianna, nossa maior referência no estudo da dança. Este Coletivo internacional foi concebido como uma plataforma colaborativa e um espaço de experimentação institucional a fim de testar protocolos de relacionamento entre vários colaboradores para realizar iniciativas de formação e pesquisa que contribuam com novos conhecimentos e abordagens críticas para pensar os cruzamentos entre arte-vida e sociedade contemporânea.

Parte do legado e reverberações artístico-pedagógicas da Mestra da Dança Contemporânea brasileira Angel Vianna (1928-2025), tencionando expandir seu trabalho internacionalmente, como também os seus consequentes fluxos e derivas para além das fronteiras do seu país de origem e contornos territoriais entrópicos.

O nome dado ao coletivo é inspirado em sua frase icónica “gente é como nuvem, sempre se transforma” e busca recuperar a irreverência com o qual nos vemos bastante identificados a reunir artistas e pesquisadores de diversas origens e realidades criativas que partem das anárquicas e potencializadoras ações e de sua mentora.

Coordenado pela Profa. Dra. Ana Vitória Freire, o Coletivo reúne pesquisadores com vínculos artísticos-acadêmicos internacionais de longa duração, promovendo relevantes intercâmbios interculturais.

Em 2025 o evento será híbrido, presencial e on-line, em Lisboa e transmitido a diversos países. Este encontro contará com a participação de intelectuais, artistas e acadêmicos e se realizará dentro da programação dos Seminários Permanente do Grupo de Investigação Estudos em Dança do INET-md (Instituto de etnomusicologia – centro de estudos em música e dança) pólo FMH.


Ana Vitória | Pós Doutora em Artes da Performance (FMH-ULisboa, Portugal) e PhD. em Artes – Performances do Corpo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, Brasil). Coreógrafa, Bailarina e Diretora Artística premiada em inúmeros projetos como: espetáculos de dança contemporânea, performances artísticas, peças teatrais, instalações site-specifc, vídeo-arte e vídeo-dança com foco nas poéticas corporais, autoperformance e memórias autobiográficas.
Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Dança na Contemporaneidade da Faculdade Angel Vianna – FAV, Brasil. Investigadora Integrada do Grupo de Investigação Estudos em Dança do INET-md pólo FMH, Ulisboa, Portugal e do NEPAA (Núcleo de estudos da Performance Afroameríndia, Brasil). Publicou 3 livros sobre dança, sendo o último em 2022 intitulado Dança – Memória e criação autobiográfica.
Desde 2018 vive entre Brasil e Portugal onde desenvolve seu trabalho artístico-pedagógico sobre poéticas autoperformativas. www.anavitoria.com.br