
SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS EM MÚSICA
O Seminário Permanente do grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-md pretende ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projectos e investigações em curso.
21-10-2025 | 16h00 | NOVA FCSH, Av. de Berna, Lisboa | Torre B – Sala B309 & Online
Acesso livre, presencial e online:
Revitalização de cancioneiros através de práticas musicais e humanidades digitais para além da Península Ibérica: Um estudo de caso sobre o Cancioneiro Villenense
Luis Gimenez Amoros | Universidade de Colónia
Durante a revitalização em curso do Cancionero Villenense em Villena — uma pequena cidade com aproximadamente 35.000 habitantes perto da costa leste do Mediterrâneo espanhol, na região conhecida como Levante Espanhol —, interagi com mais de 300 cidadãos locais, desde crianças de cinco escolas primárias até idosos da comunidade. Através deste intercâmbio intergeracional e da integração de práticas musicais que ligam o Cancionero a músicos de quatro continentes, o projeto revela geografias mais vastas de circulação musical — tanto históricas como contemporâneas — que se estendem para além da Península Ibérica. Abordando este cenário ambíguo tanto numa perspectiva musicológica como histórico-cultural, surge a seguinte questão: poderá a revitalização dos cancioneiros servir como meio de advogar a história da coexistência cultural no interior e no exterior das fronteiras estatais atuais? Esta questão é extremamente relevante para estudos interdisciplinares sobre revitalização musical e sobre as práticas musicais entre o Sul e o Norte globais, e é particularmente urgente para fomentar memórias coletivas de coexistência. O seminário decorrerá em inglês.
Luis Gimenez Amoros | Bolseiro de pós-doutoramento Humboldt no Centro de Estudos do Sul Global da Universidade de Colónia, é atualmente investigador visitante no INET-md/NOVA FCSH. Anteriormente, foi docente de Etnomusicologia na Universidade de Colónia (Alemanha), Universidade Federal da Bahia (Brasil), Universidade de Rhodes (África do Sul), Universidade Sultan Idris (Malásia) e bolseiro de pós-doutoramento Mellon no Centro de Investigação em Humanidades. A sua investigação académica (mais de 30 publicações) centra-se na música e nos refugiados no Deserto do Saara (tese de doutoramento), no repatriamento sonoro e na revitalização de gravações históricas de arquivos sonoros africanos e cancioneros do sudeste espanhol, e na circulação histórica da música ibérica no contexto afro-asiático e na América Latina. As suas publicações incluem a monografia Tracing the Mbira Sound Archive in Zimbabwe (Routledge, 2018), The blues of Western Sahara (Routledge, no prelo) e a premiada série de álbuns The Unknown Spanish Levant (gravada no Egipto, Brasil, México, Malásia, África do Sul, Alemanha, Turquia e Espanha).