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Provas de Doutoramento

Provas de doutoramento: Guillermo de Llera Blanes

Data
25 Sep, 2025
10:00
Local
NOVA FCSH, Av. de Berna | Sala C113 | Edifício C, piso 1
Grupos de Investigação

A 25 de setembro, 2025, pelas 10h00, decorrem as provas de doutoramento em Ciências Musicais – Especialidade em Etnomusicologia do Mestre Guillermo de Llera Blanes, que defenderá a sua dissertação com o título On Playability Theory and Remixing: Exploring Controllerism through the creation of the MidiMbira in Mozambique, com orientação de João Soeiro de Carvalho.

Júri das provas de doutoramento:

  • Prof. Doutor Manuel Pedro Ferreira, Presidente do Júri (CESEM, NOVA FCSH)
  • Prof.ª Doutora Paula Gomes Ribeiro (CESEM, NOVA FCSH)
  • Prof.ª Doutora Paula Guerra (Faculdade de Letras da Universidade do Porto )
  • Prof. Doutor Eduardo Navas (Penn State)
  • Prof. Doutor Michael MacDonald (MacEwan University)
  • Prof. Doutor João Soeiro de Carvalho, Orientador (INET-md, NOVA FCSH)

On Playability Theory and Remixing: Exploring Controllerism through the creation of the MidiMbira in Mozambique

Esta dissertação explora a interseção entre práticas musicais tradicionais e digitais por meio do desenvolvimento e análise da midimbira, um instrumento musical híbrido que combina a herança cultural da mbira com avanços tecnológicos contemporâneos. Central à pesquisa está a questão de como a tecnologia digital pode servir como uma ponte para instrumentos tradicionais, permitindo-lhes encontrar relevância renovada e significados contextuais dentro do panorama musical global atual.

Empregando uma combinação de pesquisa-ação participativa (PAR) com artesãos moçambicanos, reflexões auto etnográficas e um exame da cultura do remix, este estudo destaca a natureza fluida e dinâmica da expressão cultural em um mundo cada vez mais interconectado.

Os resultados revelam as formas sutis pelas quais instrumentos tradicionais como a mbira podem ser adaptados por meio do remix e da amplificação digital, desafiando representações estáticas e promovendo uma visão da tradição como uma prática viva e em evolução. A midimbira funciona como um estudo de caso para examinar o potencial criativo de instrumentos híbridos, além de convidar a um debate sobre autenticidade cultural, estética e considerações éticas em práticas sonoras. De uma perspetiva etnomusicológica, a pesquisa avança na compreensão de como tecnologia e tradição podem coexistir de forma simbiótica, abrindo novos caminhos para a criação musical inovadora e culturalmente sensível.

Embora o estudo ofereça insights significativos, reconhece suas limitações, incluindo os vieses posicionais do pesquisador, os desafios de equilibrar abordagens artísticas e empíricas e as restrições impostas pelas tendências musicais globais em rápida evolução. Essas limitações destacam a importância da reflexividade e da adaptabilidade em pesquisas futuras. Potenciais caminhos para estudos adicionais incluem explorar a receção de instrumentos híbridos em contextos culturais diversos, adotar metodologias longitudinais e participativas e examinar o impacto de tecnologias emergentes e dinâmicas sociais na inovação musical.

Ao situar a mbira dentro de um marco que abraça tanto a herança quanto as influências contemporâneas, esta pesquisa contribui para os campos da etnomusicologia e dos estudos de remix, oferecendo ferramentas práticas e insights teóricos que inspiram novas explorações. O projeto midimbira exemplifica como a música tradicional pode ser reinventada de maneiras significativas, promovendo um diálogo que conecta histórias culturais e possibilidades futuras.

Palavras-chave: Mbira, Tradição, Tecnologia, Remix, Controllerism, Playability Theory, Musical Instruments Digital Interface (MIDI)