
A 10 de outubro, 2025, pelas 10h00, decorrem as provas de doutoramento em Estudos Artísticos – Especialidade em Arte e Mediações do Mestre José Filipe da Silva Lopes Pereira, que defenderá a sua dissertação com o título The Performative Flow, and Ethnography of Performance of the Teyyams from North Malabar, com orientação de Paulo Filipe Monteiro.
Júri das provas de doutoramento:
- Prof.ª Doutora Margarida Brito Alves, Presidente do Júri (IHA, NOVA FCSH)
- Prof.ª Doutora Maria José Fazenda (CRIA e ESD-IPL)
- Prof. Doutor João de Pina Cabral (ICS, ULisboa)
- Prof. Doutor Fernando Matos Oliveira (CEIS20, U. Coimbra)
- Prof.ª Doutora Sílvia Pinto Coelho (IC.NOVA, NOVA FCSH)
- Prof. Doutor Paulo Filipe Monteiro, Orientador (IC.NOVA, NOVA FCSH)
The Performative Flow, and Ethnography of Performance of the Teyyams from North Malabar
A performance ritual tem sido descrita utilizando a noção de limiaridade (van Gennep 1909; Turner 1969). O fluxo, conceito proposto por Csikszentmihalyi (1975) e retomado por Turner (1979), pode descrever o mesmo estado, com a vantagem de se concentrar no processo. Observei que a obtenção do fluxo (ou limiaridade), embora desejável para algumas disciplinas artísticas, não é facilmente conseguida pelos intérpretes dos géneros estéticos contemporâneos.
O que causa a limiaridade e o fluxo no ritual? Existem procedimentos que possam induzir um estado de fluxo (ou uma condição limiar)? Se sim, estes elementos são eficazes para qualquer indivíduo? E podem ser aplicadas às artes performativas contemporâneas?
Nesta tese, procuro responder a estas questões, recorrendo ao estudo etnográfico de uma tradição ritual, os teyyams do norte do Malabar, sudoeste da Índia. Para isso, começo por fazer o enquadramento do estudo nos Estudos da Performance e por propor um conceito estrito de performance, através de uma análise hermenêutica e crítica. Articulando esta ideia de performance com a de fluxo, resulta a noção de fluxo performativo, que será operacionalizada no estudo etnográfico. É também esboçada uma estrutura metodológica para a etnografia da performance, com a qual se procederá ao estudo da tradição ritual. Para além de procurar responder às questões enumeradas, de carácter mais geral e abstracto, a tese também procura ser uma investigação exaustiva e inovadora do ritual dos teyyams, a partir da perspectiva dos Estudos da Performance.
Palavras-chave: Fluxo; Performance; Ritual; Teyyam.